Led Zeppelin

Banda inglesa de rock

Biografia de Led Zeppelin

Led Zeppelin foi uma banda inglesa que revolucionou o rock pesado dos anos 70.

Led Zeppelin foi criada em 1968, em Londres, pelo guitarrista Jimmy Page, na época um requisitado músico de estúdio (sua lista de colaborações ia do easy listening de Bart Bacharach ao rock de The Kinks e The Who), pelo vocalista Robert Plant, pelo baterista John Bonham e pelo baixista e tecladista John Paul Jones.

Criada inicialmente com o nome de New Yardbirds, logo mudou para Led Zeppelin e no mesmo ano assinou um contrato com a Atlantic Records. O grupo lançou “Led Zeppelin” (1969), “Led Zeppelin II” (1969), “Led Zeppelin III” (1970), “Led Zeppelin IV” (1971), “Houses of the Holy” (1973) e “Physical Graffiti” (1975), o trabalho que melhor cristalizou as qualidades que fizeram o Zeppelin a maior banda da história do rock pesado.

O grupo inglês consolidou o hard rock, mais tarde transmutado em heavy metal e criou uma ponte definitiva entre o blues e o rock (e Page lapidou, com arrogância escravocrata, fraseados e refrões de blues ancestrais). O blues em sua versão pesada já era executada por grupos como The Jimi Hendrix Experience e o Cream do guitarrista Eric Clapton. Mas o Led Zeppelin limpou o gênero daqueles solos excêntricos e abriu outros diálogos sonoros, que mais tarde ganharia o rótulo de world music. Abraçou também o funk e o reggae.

O Led Zeppelin criou também o manual do “mau comportamento” para roqueiros com excursões e festas com farto consumo de drogas, bebidas e mulheres. Quando o álbum duplo “Physical Graffiti” chegou às lojas em 24 de fevereiro de 1975, o Led Zeppelin já passava por turbulências que prenunciavam a dissolução da banda. O guitarrista Jimmy Page, além de cultivar um interesse cada vez mais esquisito pelo ocultismo, trocara o uso pesado de cocaína pela ainda mais pesada heroína. Os excessos etílicos de Bonham causaram uma inflamação na bexiga.

A banda terminou em dezembro de 1980, três meses depois da morte de Bonham e desde então recusou ofertas para voltar aos palcos. A única exceção ocorreu em dezembro de 2007 quando o trio remanescente se uniu ao baterista Jason, filho de John Bonham, para um show em homenagem ao executivo da indústria fonográfica Ahmet Ertegun. Foi uma noite especial em que tocaram “Stairway to Heaven”, “Black Dog” e “Since I’ve Been Loving You”, entre outras. A apresentação virou um CD duplo, um DVD e um Blu-ray, lançados mundialmente.

Veja também as biografias de:
  • The Beatles foi uma banda britânica, de rock, formada em Liverpool, cidade do...
  • Gene Simmons (1949) é o vocalista, baixista e fundador do grupo norte-america...
  • Princesa Diana (1961-1997) foi Princesa de Gales. Casada com o príncipe Charl...
  • Adele (1988) é uma cantora e compositora inglesa. Seu estilo é a soul-music,...
  • Florence Nightingale (1820-1910) foi uma destacada enfermeira inglesa. Criou...
  • Kate Middleton (1982) princesa inglesa, esposa do príncipe William da Inglate...
  • Agatha Christie (1890-1976) foi uma escritora inglesa. Hercule Poirot é um de...
  • Mary Shelley (1797-1851) foi uma escritora inglesa, autora do romance Franken...
  • Jane Austen (1775-1817) foi uma escritora inglesa, considerada uma das maiore...
  • Julie Andrews (1935-) é uma atriz inglesa. Brilhou no cinema no filme A Noviç...

Última atualização: 24/10/2016