Freddie Mercury

Músico vocalista da banda britânica Queen
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Freddie Mercury

Freddie Mercury (1946-1991) foi músico, compositor, cantor e vocalista da banda britânica Queen. Conhecido como um dos maiores cantores de rock de todos os tempos, Freddie Mercury foi o nome artístico escolhido por Farrokh Bulsara.

Nascido em Zanzibar, na Tanzânia, filho de Bomi e Jer Bulsara, o rapaz começou a estudar piano em Mumbai (na Índia) quando tinha apenas sete anos.

Em 1964 a família de Freddie Mercury migrou para Middlesex (Londres). Foi na Ealing Technical College and School of Art que o jovem começou a cursar a graduação em Design Gráfico. A formatura aconteceu em 1969. 

Apesar de ter se formado em Design, Freddie dedicou toda a sua carreira à música.

Carreira

Apaixonado por música, Freddie demonstrou interesse pelo piano ainda na infância. Para além do talento musical, o cantor e compositor tinha algumas particularidades que o ajudavam na parte vocal. Mercury tinha quatro dentes a mais (os incisivos), reza a lenda que a largura da boca ajudava a potencializar a voz do cantor.

Durante o período da graduação o rapaz começou a cantar em uma banda chamada Wreckage. Roger Taylor (1949) e Brain May (1947), por sua vez, tinham uma banda chamada Smile.

Quando o vocalista dos Smile saiu, Freddie Mercury o substituiu e os rapazes decidiram alterar o nome do conjunto para Queen. O último membro a ingressar no grupo foi John Deacon (1951), que entrou para o grupo em março de 1971.

Queen
A banda de rock britânica Queen com os seus quatro integrantes

A banda lançou o seu primeiro álbum, chamado Queen, em 1973. No ano a seguir gravaram Queen II.

O disco que entretanto projetou o conjunto internacionalmente foi Sheer Heart Attack (1974). O sucesso se multiplicou com o lançamento, em 1975, de A Night at the Opera.

Em meados dos anos 1980, Freddie Mercury decidiu investir na carreira solo. Seu primeiro álbum, lançado em abril de 1985, foi Mr.Bad Guy.

Um dos momentos mais emblemáticos para a banda liderada por Freddie foi a aparição no concerto beneficente Live Aid, em 1985. A partir de então o conjunto voltou a se reunir, lançando o disco A Kind Of Magic.

Músicas mais famosas

  • We Are the Champions
  • We Will Rock You
  • Crazy Little Thing Called Love
  • Another One Bites the Dust
  • Bohemian Rhapsody
  • Don't Stop Me Now
  • Love of My Life
  • I Want to Break Free
  • Under Pressure

Relacionamentos amorosos

Uma das pessoas mais marcantes da vida do cantor foi Mary Austin, com quem teve um relacionamento amoroso que se transformou numa enorme amizade. Os dois se conheceram quando ela trabalhava em uma loja de roupas, ela tinha 19 anos e ele 24.

Alguns meses depois de se conhecerem os dois foram viver juntos em Kesington e, em 1973, Freddie pediu Mary em casamento. O casamento jamais aconteceu porque, em determinado momento da relação, o cantor assumiu a sua bissexualidade.

O relacionamento amoroso acabou, mas a amizade seguiu em frente.

Freddie Mercury e a sua grande amiga Mary Austin.
Mary Austin, a grande amiga de Freddie Mercury

Para se ter uma ideia da sua importância, Mary, que conheceu Freddie antes da fama, foi a primeira pessoa para quem o cantor contou que tinha AIDS. Ela foi eleita também herdeira de boa parte do seu patrimônio e é a única pessoa que sabe onde as cinzas do ícone do rock então depositadas. 

A última relação amorosa de Freddie Mercury foi com Jim Hutton, que ficou ao seu lado até o seu último dia de vida.

Doença e Morte

Freddie Mercury foi diagnosticado com AIDS em 1987. Extremamente discreto em relação à sua vida pessoal, no dia 23 de novembro de 1991 o cantor divulgou o seguinte comunicado: 

"Desejo confirmar que fui testado como soropositivo e tenho AIDS. Achei correto manter essa informação em sigilo para proteger a privacidade das pessoas ao meu redor. No entanto, chegou a hora dos meus amigos e fãs ao redor do mundo saberem a verdade e espero que todos se unam aos meus médicos e a todos os que estão no mundo na luta contra essa terrível doença."

No dia a seguir a publicação do comunicado, Freddie morreu de pneumonia na sua mansão situada em Kensington (Londres).

A morte prematura, aos 45 anos de idade, foi consequência de complicações provocadas pelo HIV.

Filme Bohemian Rhapsody

Lançado em 2018 o filme Bohemian Rhapsody traz o ator Rami Malek como o protagonista Freddie Mercury.

O longa metragem recebeu em 2019 quatro prêmios Óscar: melhor ator, melhor mixagem de som, melhor montagem e melhor edição de som. 

Confira abaixo o trailer do filme:

Veja também as biografias de:
  • Gene Simmons (1949) é o vocalista, baixista e fundador do grupo norte-america...
  • The Beatles foi uma banda britânica, de rock, formada em Liverpool, cidade do...
  • Led Zeppelin foi uma banda inglesa que revolucionou o rock pesado dos anos 70...
  • J. K. Rowling (1965) é uma escritora britânica, autora da série Harry Potter,...
  • Margaret Thatcher (1925-2013) foi uma política britânica, a primeira mulher a...
  • Harriet Martineau (1802-1876) foi uma jornalista, novelista, ensaísta e econo...
  • Luiz Gonzaga (1912-1989) foi um músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compo...
  • Caetano Veloso (1942) é um músico brasileiro, um dos criadores do movimento t...
  • Renato Russo (1960-1996) foi um músico brasileiro, cantor e compositor da ban...
  • Raul Seixas (1045-1989) foi um músico, compositor e cantor brasileiro, consid...

Última atualização: 14/10/2019

Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).