Harriet Martineau

Jornalista britânica
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Harriet Martineau

Harriet Martineau (1802-1876) foi uma jornalista, novelista, ensaísta e economista política britânica. Foi importante ativista da emancipação da mulher.

Harriet Martineau (1802-1876) nasceu em Norwich, Inglaterra, no dia 12 de junho de 1802. Filha de descendentes de huguenotes franceses, que migraram para a Inglaterra, recebeu uma formação diferenciada das mulheres de seu tempo. Defensora da emancipação feminina, não aceitou um casamento arranjado por seu pai.

Seu primeiro artigo “On Female Education”, escrito em 1823, afirmava que o progresso da sociedade era baseado no progresso individual, dizia: “A Progressão ou emancipação de uma classe, usualmente, senão sempre, acontece por meio dos esforços individuais dessa classe”.

Após a morte do pai, em 1925, foi obrigada a trabalhar e passou a escrever para alguns periódicos. A leitura de diversas obras da escritora e economista política, Jane Marcet, despertou seu interesse sobre Economia Política, que passou a ser o principal tema de suas obras. Inspirou-se também nas obras do economista e político britânico David Ricardo. Tornou-se uma das mais populares jornalistas de economia política.

Seu primeiro sucesso literário veio com a obra “Illustrations of Political Economy”, formada por 24 novelas educativas, escritas entre 1832 e 1834. As histórias, escritas a pedido de um grupo de reformistas radicais, dava apoio ao movimento abolicionista, os sindicatos, as greves, as reformas liberais e o mercado livre, postura pouco habitual entre os economistas políticos de seu tempo.

Em 1837, dois anos após uma viagem através dos Estados Unidos, Martineau escreveu “Society in America”, que se tornou sua obra mais famosa, onde oferece uma das mais bem fundamentadas críticas ao sistema político americano. Para ela, a democracia não praticava os próprios ideais, especialmente porque convivia com a existência da escravidão.

Entre outras obras destacam-se: “Poor Laws and Paupers” (1833), “Illustrations of Taxation” (1834), “Retrospect os Westem” (1838), “Deerbrook” (1839), “The Hour and the Man” (1841) e “The Philosophy of Comte, Freely Traslated and Condensed” (1853).

Harriet Martineau faleceu em Ambleside, Inglaterra, no dia 27 de junho de 1876.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • J. K. Rowling (1965) é uma escritora britânica, autora da série Harry Potter,...
  • The Beatles foi uma banda britânica, de rock, formada em Liverpool, cidade do...
  • Margaret Thatcher (1925-2013) foi uma política britânica, a primeira mulher a...
  • Amy Winehouse (1983-2011) foi uma cantora e compositora expoente da música br...
  • Freddie Mercury (1946-1991) foi músico, compositor, cantor e vocalista da ban...
  • Mary Wollstonecraft (1759-1797) foi uma importante escritora e ativista dos d...
  • Olivia Newton-John  foi uma atriz e cantora britânica que se destacou nos anos...
  • Rosalind Franklin (1920-1958) foi uma cientista britânica responsável pela cé...
  • Lima Barreto (1881-1922) foi um escritor brasileiro, o romancista da primeira...
  • Natuza Nery (1977-) é uma jornalista que atua como comentarista de política e...