Margaret Thatcher

Política britânica
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Margaret Thatcher

Margaret Thatcher (1925-2013) foi uma política britânica, a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha. Ficou no cargo por três mandatos consecutivos.

Margaret Hilda Roberts (1925-2013) nasceu em Grantham, no condado de Lincolnshire, Inglaterra, no dia 13 de outubro de 1925. Filha dos comerciantes e metodistas Alfred Roberts e Beatrice Ethel, seu pai foi membro do conselho da cidade por 16 anos. Foi vereador em 1943 e prefeito de Grantham entre 1945 e 1946.

Margaret estudou na Huntingtower Road até ganhar uma bolsa de estudos para o colégio Kesteven and Granthan Girls. Em 1943 ingressou na Universidade de Oxford, onde estudou Química. Em 1946 tornou-se presidente da Oxford Union. Depois de formada trabalhou na área de pesquisa em Química, mas já demostrava seu interesse pela política.

Em 1950 ingressou no curso de Direito, especializando-se em Direito Tributário. Em 1951 casou-se com o comerciante Denis Thatcher, de quem adotou o nome e teve um casal de gêmeos.

Em 1959 foi eleita parlamentar no círculo eleitoral conservador da região de Finchley. Em 1961 foi nomeada subsecretária parlamentar no Ministério da Previdência e Seguro Nacional. Em 1970, no governo de Edward Heath, foi nomeada secretária do Departamento de Educação e Ciências.

Em 1959, foi eleita para a Câmara dos Comuns. Em 1975, tornou-se líder do partido conservador. Em 1979, na campanha para as eleições, o Partido Conservador sagrou-se vitorioso e Margareth Thatcher tornou-se Primeira-Ministra, a primeira mulher na história da Inglaterra a ocupar esse posto, onde permaneceu por três mandatos, entre 1979 e 1990.

O governo de Thatcher teve um começo difícil. Para combater a alta dos preços, ela elevou os juros e reduziu os gastos governamentais. Como resultado, a atividade econômica esfriou e o desemprego triplicou. Como consequência sua popularidade caiu. Em 1982, com a vitória na guerra das Malvinas Thatcher recuperou sua popularidade.

Em 1983 venceu as eleições para seu segundo mandato. Enfrentou o poder dos sindicatos e as greves cada vez mais crescentes. Privatizou as empresas estatais. Thatcher ainda veria o desemprego em alta durante toda a década de 80, porém a Inglaterra cresceu economicamente e atraiu investidores estrangeiros.

Em 1987 foi novamente reeleita. Nesse período, transformou a política na Inglaterra, criou uma doutrina de política econômica, o thatcherismo, que, em diferentes graduações, dominou o período áureo da globalização na década de 90, dando racionalidade aos políticos e tirando milhões de pessoas da miséria. Foi chamada pela primeira vez de “Dama de Ferro” por um jornal soviético, que julgou estar ofendendo-a.

Em 1990, com medidas impopulares perdeu o apoio de seu próprio partido, renunciando em favor de John Major. Manteve-se no Parlamento até 1992 quando foi nomeada para a Câmara dos Lordes com o título de “Baronesa Thatcher de Kesteven”.

Margareth Thatcher faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 8 de abril de 2013.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • J. K. Rowling (1965) é uma escritora britânica, autora da série Harry Potter,...
  • The Beatles foi uma banda britânica, de rock, formada em Liverpool, cidade do...
  • Harriet Martineau (1802-1876) foi uma jornalista, novelista, ensaísta e econo...
  • Amy Winehouse (1983-2011) foi uma cantora e compositora expoente da música br...
  • Freddie Mercury (1946-1991) foi músico, compositor, cantor e vocalista da ban...
  • Simone Tebet (1970) é uma política, professora de direito e advogada brasilei...
  • Raquel Lyra (1978) é uma advogada e política brasileira. Foi Deputada Estadua...
  • Benedita da Silva (1942) foi fundadora do PT e exerceu uma série de cargos po...
  • Marília Arraes (1984) é uma política brasileira. Neta do ex-governador Miguel...
  • Dilma Rousseff (1947) é uma política e economista brasileira. Ex-presidente d...