Os presidentes do Brasil desde a redemocratização têm uma história. A maioria é formada em direito, alguns vêm de família de imigrantes, outros foram presos em sua juventude. 

Usualmente a Nova República é contada a partir de 1985, quando houve fim o regime militar e, três anos depois, instituiu-se no Brasil um Estado Democrático de Direito e uma república presidencialista.

Vamos à biografia das pessoas que já estiveram no mais alto cargo executivo do país desde então?

José Ribamar Ferreira de Araújo Costa (1930) 

José Sarney

Período na Presidência: 1985 - 1990

José Sarney nasceu em Pinheiro, Maranhão. Sua família é tradicional e muito conhecida no estado nordestino, tendo mantido o poder político por décadas em várias cidades. 

Aos 23 anos de idade Sarney formou-se em direito pela Universidade Federal do Maranhão e aos 26 anos já assumia o seu primeiro cargo público, como deputado federal. Desde então nunca mais deixou a vida pública, tendo ocupado cadeira no Senado por quase quarenta anos. 

Foi o primeiro presidente de sucesso na transição da ditadura para a democracia, assumindo o lugar de Tancredo Neves, que havia sido eleito, mas faleceu antes de tomar posse. 

Responsável pela implementação do Plano Cruzado, que teve sucesso por um tempo, mas seu governo por fim foi mal avaliado pelo desastre econômico e descontrole da inflação. 

Desde 2013 Sarney deixou a carreira política para dedicar-se à vida literária. Tendo publicado poesias, romances e crônicas, o maranhense é ainda ocupante da Cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras. 

Saiba mais aqui sobre José Sarney

Fernando Collor de Mello (1949)

Collor

Período na Presidência: 1990 - 1992

Nascido no Rio de Janeiro em uma família de grande tradição política, Collor morou em vários estados por conta da carreira política do pai. Formou-se em Ciências Econômicas aos 23 anos de idade, pela na Universidade Federal de Alagoas. 

Trabalhou como estagiário em um jornal e como corretor de valores, antes de assumir, também aos 23, a direção do Gazeta de Alagoas, jornal pertencente à sua família. 

Sua carreira política começou aos 30 anos de idade, quando foi declarado prefeito de Maceió. Depois, foi deputado federal, governador de Alagoas e senador pelo mesmo estado. 

Sua atuação no governo do Brasil foi polêmica, tendo sido o primeiro presidente a sofrer impeachment por corrupção. O que marcou o seu governo foi o Plano Collor, que entre outras medidas congelou as poupanças bancárias de milhares de brasileiros repentinamente, impedindo-os de usufruir de seu dinheiro.   

Um ano após assumir a Presidência da República o governo Collor já adentrava um colapso, e no ano seguinte Fernando foi condenado por corrupção, sendo substituído pelo então vice-presidente Itamar Franco. 

O presidente passou algum tempo morando no exterior (EUA), antes de voltar ao Brasil em 2002 e reiniciar a sua carreira política pelo estado de Alagoas. 

Atualmente Fernando Collor é senador pelo estado de Alagoas e possui mais de trinta livros publicados, entre ensaios políticos e versões de seus discursos.

Conheça a biografia completa de Collor.

Itamar Augusto Cautieiro Franco (1930-2011)

Itamar Franco

Período na Presidência: 1992 - 1994

Nascido a bordo de um navio que fazia rota Rio de Janeiro - Salvador, Itamar foi registrado ao pousar na capital da Bahia. 

Sua família não era de políticos, e o presidente que sucedeu Collor era formado em Engenharia Civil e Eletrotécnica pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde foi criado. Também foi oficial da reserva do Exército Brasileiro.

Ingressou na política aos 25 anos de idade, quando filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Seu primeiro cargo público, no entanto, veio aos 37 anos de idade, quando elegeu-se prefeito de Juiz de Fora. 

Após, foi senador pelo Estado de Minas Gerais, até que teve que assumir a Presidência em ocasião do impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Governou por apenas dois anos e então passou a faixa para Fernando Henrique Cardoso, então o seu Ministro da Fazenda. 

Após a Presidência, Itamar foi ainda Governador e Senador pelo estado de Minas Gerais. 

Leia aqui a história de Itamar Franco. 

Fernando Henrique Cardoso (1931)

FHC

Período na Presidência: 1994 - 2002

FHC, como é conhecido, nasceu em São Paulo, em um tradicional família de militares e políticos e com boas condições econômicas. 

Estudou em colégios particulares no Rio de Janeiro e em São Paulo, até que ingressou no curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 21 anos de idade. Logo depois deu início à sua carreira como professor na Universidade, lecionando economia e sociologia. Aos 30 anos, obteve o seu título de Doutor em Ciências Sociais, também pela USP, e continuou na carreira acadêmica especializando-se em países europeus. 

Durante a ditadura militar, exilou-se para lecionar na Europa, EUA e Inglaterra. 

Começou o seu envolvimento político oficialmente quando já tinha mais de 40 anos de idade, ajudando na organização da plataforma eleitoral do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Seu primeiro cargo público foi como senador pelo Estado de São Paulo em 1983. Foi um dos grandes apoiadores do movimento Diretas-Já, fundou o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) em 1988 e, no mesmo ano, foi membro da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição Brasileira de 1988.

Depois de ocupar cargos como ministro durante o governo de Itamar Franco, elegeu-se Presidente da República por duas vezes consecutivas, em 1994 e 1998, sendo o seu maior feito positivo a implantação do Plano Real e estabilização da inflação. 

Depois que deixou a Presidência do país, FHC continuou escrevendo ensaios, colunas e livros sobre política e economia, além de palestrar pelo mundo todo acerca de sua experiência. Além de sociólogo e político, também é escritor, ocupando atualmente a cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras. 

Quer saber mais? Está tudo na biografia completa de FHC. 

Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) (1945) 

Lula

Período na Presidência: 2003 - 2016

Nascido no sertão pernambucano em uma família com mais dez irmãos, Lula é filho de um casal de lavradores. 

Lula e a família migraram para São Paulo quando ainda estava no ensino fundamental para tentar melhorias de vida. Enquanto ainda fazia o Ensino Fundamental, vivia em situação financeira difícil o que o fez optar por largar os estudos para trabalhar como metalúrgico. Foi em um acidente de trabalho que perdeu o seu dedo mínimo. 

Com vinte e dois anos, por influência do irmão, ingressou no Sindicato de Metalúrgicos e passou a liderar greves gerais no país no final da década de 1970. Foi assim ingressou na política, através da atuação em sindicatos. Tentou a eleição ao governo de São Paulo em 1982, perdendo. Foi eleito pela primeira vez em um cargo público em 1986, como deputado federal constituinte. 

Depois disso, tentou a Presidência da República, sem sucesso, em 1989, 1994 e 1998, tendo conseguido eleger-se em 2002, permanecendo no cargo por oito anos. As grandes marcas positivas dos seus mandatos foram a criação de programas sociais como o Fome Zero e o Bolsa Família.

Depois de passar o cargo executivo para Dilma Rousseff, Lula passou a atuar como palestrante e também colunista do jornal norte-americano The New York Times

Desde 2016 o ex-presidente vem sendo alvo de polêmicas, com acusações de crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e ocultação de patrimônio. Em 2018 foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, preso e, isso posto, impedido de continuar a sua candidatura à Presidência do país. 

Conheça aqui a trajetória completa de Lula. 

Dilma Vana Rousseff (1947)

Dilma

Período na Presidência: 2011 - 2016 

A mineira Dilma Rousseff foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Brasil. Filha de pai imigrante búlgaro e mãe professora, que tiveram mais dois filhos.

Estudou o ensino fundamental em um colégio privado em Belo Horizonte, Minas Gerais, e o ensino médio no Colégio Estadual Central, da mesma cidade. Na época, tinha 17 anos e presenciava o golpe militar no Brasil (1964), o que fez nascer a sua consciência política. 

Participou de movimentos revolucionários durante a ditadura, chegando a ser membro do grupo armado do COLINA-Comando de Libertação Nacional, de ideologia socialista. 

Ingressou na faculdade de Economia, mas interrompeu os estudos para dar seguimento à sua luta política, sendo presa por quase três anos pela ditadura.

Depois de ganhar a liberdade em 1972, deu seguimento aos seus estudos de Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vindo a se formar apenas em 1977, aos 30 anos, em decorrência de uma interrupção na graduação por conta gravidez de sua única filha, Paula Rousseff Araújo. 

Voltou à vida política oficialmente em 1985, quando da eleição de Alceu Collares à prefeitura de Porto Alegre, que a nomeou Secretária Municipal da Fazenda, seu primeiro cargo executivo. Até então havia participado de tentativas de criação de partidos democratas no período final da ditadura. 

Foi também Ministra das Minas e Energia e Ministra-chefe da Casa Civil antes de assumir a Presidência da República, passada pelo seu companheiro de partido, Lula. 

Depois de ser reeleita para o segundo mandato em 2016, Dilma sofreu impeachment em 2016, acusada de  crime de responsabilidade. Após, atuou como palestrante e tentou em 2018 candidatura ao Senado pelo estado de Minas Gerais, sem sucesso. 

Saiba mais sobre Dilma lendo a sua biografia completa

Michel Miguel Elias Temer Lulia (1940)

Temer

Período na Presidência: 2016 - 2018 

Nascido no interior de São Paulo e filho de imigrantes libaneses, Michel ingressou na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) aos 19 anos de idade, onde atuou ativamente na política estudantil.

Depois de formado, trabalhou em escritórios de advocacia e aos 34 anos obteve o seu título de Doutor em Direito Público pela PUC-SP. Também lecionou direito em algumas universidades. 

Ingressou na carreira pública aos 30 anos idade, como procurador do Estado de São Paulo. Com 38 anos tornou-se procurador-chefe da Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo. A partir de então filiou-se ao PMDB e em 1983 assumiu a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, e logo depois a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Foi ainda deputado federal por vários mandatos seguidos e em 2001 chegou à presidência nacional de seu partido.

A coligação PMDB e PT elegeu Temer vice-presidente do Brasil em 2010, quando Dilma foi eleita para o primeiro mandato, e o advogado assumiu efetivamente a liderança do país com o final do processo de impeachment da ex-presidente em agosto de 2016. 

Conheça mais sobre a trajetória de Temer.

Jair Messias Bolsonaro (1955) 

Bolsonaro

Período na Presidência: 2018 - 

Nascido no interior de São Paulo, Bolsonaro cresceu em uma família com mais cinco irmãos. Sua mãe era dona de casa e o pai dentista prático, exercendo a profissão na cidade de Eldorado, em São Paulo, até que foi impedido pela justiça de atuar por não ter diploma. 

Aos vinte e oito anos formou-se em educação física pela Escola de Educação Física do Exército, e na época já servia como militar. Seu primeiro cargo público foi aos trinta e três anos de idade, em 1988, quando elegeu-se vereador do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão. Após, já em 1990, foi eleito deputado federal pelo mesmo estado, cargo que exerce até hoje. 

Nas eleições em outubro de 2018, foi eleito Presidente do Brasil e deve assumir o posto em janeiro de 2019. 

Saiba mais aqui sobre a biografia de Bolsonaro.

Achamos que você também pode se interessar por: