Fernando Collor

Político brasileiro

Biografia de Fernando Collor

Fernando Collor (1949) é um político brasileiro e primeiro presidente eleito depois da ditadura militar. Foi o primeiro a sofrer um processo de impeachment. Também ficou conhecido pelo Plano Collor que continha, entre outros, privatização da economia, contenção de gastos do governo e congelamento da poupança.

Fernando Collor De Mello (1949) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de agosto de 1949. Filho de uma família de grande tradição política. Fez seus estudos secundários em Brasília e cursou economia na Universidade de Brasília.

Em Maceió, dirigiu o jornal Gazeta de Alagoas. Começou sua carreira na política em 1979, quando foi nomeado Prefeito de Maceió. Três anos depois, elegeu-se deputado federal pelo PDS. Elegeu-se pelo PMDB a governador de Alagoas.

Em 1989, foi eleito pelo voto direto para presidente da república, sendo o primeiro depois da ditadura militar que durou 20 anos. Elegeu-se pelo PRN, um partido desconhecido, vencendo o candidato Luís Inácio Lula da Silva, do PT.

A gestão, enquanto presidente, foi marcada por polêmicas. Uma delas foi o congelamento da poupança, iniciativa planejada pela então ministra da fazenda Zélia Cardoso de Melo e que tinha a intenção de combater a alta inflação. Porém, algumas atitudes que o presidente desempenhou como um pacote rígido de corte de gastos do aparelho estatal, privatizações, abertura de mercado do país ao capital estrangeiro e a promoção de maior concorrência de produtos nacionais junto aos estrangeiros foram responsáveis pela modernização econômica brasileira.

Em 1992, enfrentou denúncias que partiram de seu irmão Pedro Collor, de corrupção passiva e tráfico de influência. O irmão do presidente revelou que PC Farias, além de ser o tesoureiro da campanha de Fernando Collor, receberia benesses do governo. A CPI do congresso investigou as denúncias que acabou por culminar no impeachment. Collor renunciou e foi proibido de exercer funções políticas por 8 anos. Mudou-se para Miami, onde viveu por muito tempo. O STF considerou Collor inocente em 1995, absorvendo-o das acusações.

Em 2007, Fernando Collor foi eleito Senador pelo estado de Alagoas em mandato de 8 anos. Foi reeleito para o mandato de 2015 a 2023.

Veja também as biografias de:
  • Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileir...
  • Tancredo Neves (1910-1985) foi político brasileiro. Eleito presidente do Bras...
  • Rui Barbosa (1849-1923) foi um político, diplomata, advogado e jurista brasil...
  • Eduardo Campos (1965-2014) foi um político brasileiro. Governador do Estado d...
  • João Pessoa (1878-1930) foi um político e advogado brasileiro, cuja morte por...
  • Jânio Quadros (1917-1992) foi um político brasileiro. Foi presidente do Brasi...
  • Aécio Neves (1960) é político e economista brasileiro. Foi deputado federal,...
  • Joaquim Nabuco (1849-1910) foi um político, diplomata, advogado e historiador...
  • José Sarney (1930) é um político brasileiro. Foi presidente da república de 1...
  • Barbosa Lima Sobrinho (1897-2000) foi político brasileiro. Foi Deputado Feder...

Última atualização: 29/07/2016