Jair Bolsonaro

Ex-presidente do Brasil
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro (1955) é capitão da reserva do Exército e ex-presidente do Brasil. Filiado ao Partido Social Liberal (PSL), foi eleito o 38º presidente do Brasil, para o mandato de 2019 a 2022, com 55,13% dos votos.

Concorreu à reeleição para o cargo de presidente em 2022, mas foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), obtendo 49,1% dos votos contra 50,9% para Lula.

Jair Messias Bolsonaro nasceu em Campinas, São Paulo, no dia 21 de março de 1955. Filho de Perci Geraldo Bolsonaro e de Olinda Bonturi, ambos descendentes de famílias italianas.

Foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, de Campinas. Em 1977, formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro.

Cursou a Brigada de Paraquedismo do Rio de Janeiro. Em 1983, formou-se no curso de Educação Física do Exército. Chegou à patente de Capitão.

Carreira Política de Bolsonaro

Em novembro de 1988, Jair Bolsonaro foi eleito para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão (PDC).

Em outubro de 1990, foi eleito deputado federal pelo PDC. Renunciou o mandato de vereador e tomou posse na Câmara dos Deputados em 1991.

Em 1993, participou da fundação do Partido Progressista Reformador (PPR), nascido da fusão do PDC e do Partido Democrático Social (PDS).

Em 1994, Jair foi reeleito e na sua candidatura, a sua plataforma de campanha incluía a luta pela melhoria salarial para os militares, o fim da estabilidade dos servidores, a defesa do controle da natalidade e a revisão da área dos índios ianomâmis. 

Foi mais uma vez indicado para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara. Em 1995, filia-se ao Partido Progressista Brasileiro (PPB), resultado da fusão do PPR com o PP.

Em 1998, exercendo seu terceiro mandato de deputado, se candidatou ao cargo para presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Em 2002, foi eleito pela quarta vez ao cargo de deputado federal pelo PPB, mas nesse mesmo ano, filia-se ao PTB. No início de 2005 deixa o PTB e filia-se ao PFL. Em abril, deixa o PFL e filia-se ao Partido Progressista (PP).

Em 2006, é eleito para seu quinto mandato. Assume a titularidade das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Em 2014, Jair Bolsonaro foi reeleito para o seu 7º mandato. Em março de 2016, filiou-se ao PSC e, em 2017, esteve em negociações com o Patriotas (PEN).

Em 2018, Bolsonaro filiou-se ao Partido Social Liberal (PSL) e lançou-se candidato à Presidência da República. Fazendo sua campanha por meio das redes sociais, apostou em um discurso conservador dos costumes, de recuperação da economia e de combate à corrução. 

No primeiro turno das eleições, realizado em 7 de outubro, Bolsonaro ficou em primeiro lugar passando para o segundo turno quando derrotou o petista Fernando Haddad no dia 28 de outubro, com 55,13% dos votos. Para vice-presidente foi escolhido o general Hamilton Mourão.

Família

Jair Bolsonaro foi casado com a vereadora Rogéria Nantes Nunes, entre 1993 a 2001. Juntos, eles tiveram três filhos: Carlos Bolsonaro (vereador do Rio de Janeiro), Flávio Bolsonaro (deputado estadual do Rio de Janeiro) e Eduardo Bolsonaro (deputado federal por São Paulo).

Foi também casado com Ana Cristina Vale, com quem teve um filho. Em 2013, casou-se com Michelle, e com ela tem uma filha.

Atentado a Bolsonaro

No dia 6 de setembro de 2018, Jair Bolsonaro foi esfaqueado no abdômen no momento em que estava em meio a uma multidão fazendo campanha eleitoral na cidade mineira de Juiz de Fora.

Bolsonaro foi levado para a Casa de Misericórdia, onde se submeteu a uma cirurgia. A facada atingiu o intestino delgado e o intestino grosso.

Depois da cirurgia, Bolsonaro foi transferido para o Hospital Albert Einstein em São Paulo. No dia 13, depois de diagnosticado com aderência no intestino, foi submetido a uma cirurgia de emergência que foi bem sucedida.

A partir de então, por segurança, evitou sair de casa. O agressor foi preso e levado para a Polícia Federal para prestar esclarecimentos, mas até hoje o caso não foi desvendado.

A presidência de Jair Bolsonaro 

No dia 1 de janeiro de 2019, em cerimônia no Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro tomou posse como o 38.º Presidente do Brasil para o mandato dos próximos quatro anos e recebeu a faixa presidencial das mãos do ex-presidente Michel Temer.

Desde o começo do mandato, e ainda durante a campanha presidencial, Bolsonaro chamou a atenção por suas ideias extremistas e seu discurso agressivo. Em sua administração envolveu-se em uma série de polêmicas com ministros e com as Forças Armadas.

Durante a pandemia de COVID-19, Bolsonaro fez várias declarações controversas sobre a vacinação, o uso de máscaras, o tratamento sem eficiência comprovada e o fechamento do comércio. A atuação e a gestão da pandemia em seu governo foram questionadas e investigadas na CPI da Covid, instaurada em 2021, porém Bolsonaro foi absolvido de qualquer culpa.

Apesar da pandemia de COVID, da guerra na Ucrânia e da perseguição e pressão de grupos de esquerda, Bolsonaro encerrou seu governo com a economia equilibrada sob a administração do Ministro Paulo Guedes. Segundo dados do IBGE, a economia do Brasil cresceu 1,2% no segundo trimestre de 2022, enquanto vários países entraram em crise.

Candidato à reeleição

No dia 24 de julho de 2022, Bolsonaro oficializou sua candidatura para presidente, pelo Partido Liberal (PL), para os próximos quatro anos (2023 a 2026), tendo como vice o general Braga Neto. 

Contrariando as pesquisas, no dia 2 de outubro, Bolsonaro foi eleito para o segundo turno. Entretanto, foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno, obtendo 49,1% dos votos contra 50,9% de votos para Lula.

No dia 30 de dezembro, Bolsonaro embarcou para Miame, assim não compareceu à posse e entrega da faixa do novo presidente.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de: