Jaime I de Aragão

Rei de Aragão

Biografia de Jaime I de Aragão

Jaime I de Aragão, o conquistador (1208-1276) foi rei de Aragão, conde de Barcelona, senhor de Montpellier, rei de Maiorca e de Valência. Impulsionou a expansão catalã pelo Mediterrâneo.

Jaime I de Aragão nasceu em Montpellier, atual França, no dia 2 de fevereiro de 1208. Filho do rei Pedro II de Aragão e de Maria de Montpellier, se tornou soberano da Coroa de Aragão com apenas cinco anos, após a morte de seu pai na batalha de Muret, em 1213.

Depois de uma longa e turbulenta menor idade, durante a qual os regentes do jovem monarca, seus tios o conde Sancho I de Rosellon e o infante Fernando de Aragão, sucessivamente, tiveram que sufocar as contínuas rebeliões da nobreza aragonesa.

Reinado e conquistas

Jaime I assumiu a coroa de Aragão em 1225 e logo tentou, sem êxito, conquistar a província de Peníscola. Dois anos depois, assinou a paz de Alcalá conquistando em definitivo a monarquia sobre os nobres de Aragão o que lhe proporcionou a estabilidade necessária para as campanhas militares dirigidas contra os muçulmanos.

Diante dos ataques dos piratas de Maiorca e os prejuízos comerciais dos mercadores de Barcelona, Terragona e Tortosa, Jaime I empreendeu, em 1229, a conquista de Maiorca com a vitória na batalha de Portopi.

Depois de tomar a cidade de “Maiorca”, se apoderou em poucos meses de quase toda a ilha, só um pequeno núcleo de resistência muçulmana mantinha-se na serra de Tramontana e que foram expulsos três anos depois.

No entanto, Jaime I estabeleceu um protetorado sobre “Menorca”, através de um tratado pelo qual os sarracenos de Menorca aceitaram sua soberania em 1231. 

Por último, conquista “Ibiza”, centro da alta aristocracia catalã, em 1235. Depois de conquistar as ilhas Baleares, Jaime I assumiu em 1232, a conquista de Valência.

Tanto em Maiorca como em Valência, Jaime I decidiu criar reinos autônomos, porém integrados com a coroa de Aragão.

O reinado de Jaime I foi marcado pelo impulso do comércio catalão pelo Mediterrâneo, pela proteção aos judeus, pela organização o Conselho de Cent e o governo municipal de Barcelona, promoveu a redação do livro do “Conselho do Mar” (uma compilação do direito marítimo).

Casamento e filhos

Em 1221 Jaime I casou-se duas vezes, a primeira com D. Leonor de Castela, filha de Afonso VIII de Castela e Leonor da Inglaterra. Logo o rei se divorciou. Dessa união nasceu Afonso, que morreu antes do pai.

Em 1235 casou-se com Violante da Hungria, filha de André II da Hungria e de Violante de Courtenay, princesa de Constantinopla. Dessa união nasceram nove filhos.

Em 1248 começou a dividir seu domínio entre os filhos mais velhos, Pedro e Jaime, gerando disputas que persistiram após a segunda divisão feita em 1262.

Teve que fazer frente a uma rebelião de seu primogênito, o infante Pedro, pela divisão da herança que persistiu mesmo depois da segunda divisão.

Jaime I teve ainda várias amantes e vários filhos bastardos dessa relações.

Últimos anos

Os últimos anos da vida de Jaime I foram marcados pelo fracasso ao tentar, por duas vezes, realizar uma cruzada à Terra Santa (1269 e 1274).

Após a sua morte, seus reinos foram divididos entre Pedro II de Aragão e Sicília, seu sucessor ao trono, que recebeu Aragão, Catalunha e Valência, e Jaime II que herdou Maiorca, que compreendia as ilhas Baleares e os condados de Rosilhão e Montpellier.

Jaime I faleceu em Valência, Espanha, no dia 27 de julho de 1276.

Veja também as biografias de:
  • Dom João VI (1767-1826) foi rei de Portugal. Abriu os portos brasileiros ao c...
  • Henrique VIII (1491-1547) foi rei da Inglaterra, o segundo da dinastia Tudor...
  • Salomão foi rei de Israel entre os anos 970 e 930 a. C. A sua grande obra foi...
  • Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) foi rei da Macedônia, império que se esten...
  • Davi foi um guerreiro, profeta e rei do povo de Israel. Reinou durante quaren...
  • Fernando II de Aragão (1452-1516) foi rei da Espanha. (,...
  • Filipe II da Macedônia (382-336 a.C.) foi rei da Macedônia. Criou a falange m...
  • Ricardo I (1157-1199), também conhecido como Ricardo Coração de Leão, por sua...
  • Filipe IV, o Belo (1268-1314) foi rei da França de 1285 a 1299. Conseguiu ele...
  • Henrique II da Inglaterra (1133-1189) foi rei da Inglaterra entre 1154 e 1189...

Última atualização: 08/03/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.