Salomão

Rei de Israel
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Salomão

Salomão foi rei de Israel entre os anos 970 e 930 a.C. A sua grande obra foi a edificação do primeiro Templo de Jerusalém.

Salomão, cujo nome vem do hebraico “Chalom” (paz), era filho de Batsabéia e do rei Davi, e reinou durante quarenta anos as doze tribos que formavam o povo hebreu, que se reuniram na região da Palestina.

Os fatos da vida de Salomão estão narrados em livros 1 Reis e 2 Crônicas, do Novo Testamento.

Salomão - Rei de Israel

Salomão venceu a conspiração de seu irmão Adonias, filho de Hagit, que se proclamou rei em um acordo com o general Joab e o sacerdote Abiatar. Porém, antes de morrer, o rei Davi ordenou ao sacerdote Sadoc e ao profeta Natã que ungissem Salomão, o rei de Israel.

Assim que Salomão assumiu o poder, mandou executar todos os seus oponentes. “Salomão tinha o poder sobre todos os reinos, desde o rio Eufrates até a região filisteia e a fronteira do Egito. Enquanto viveu, todos lhe pagaram tributos e obedeceram”. (1Rs 5,1)

Preocupado com a consolidação do poder, aproveitou a estratégica situação do reino no tráfego marítimo e terrestre, construiu uma cadeia de postos militares para assegurar as rotas comerciais. Estabeleceu também alianças com os países vizinhos.

Salomão criou uma administração unitária. Na desértica região do Neguev, organizou a exploração de uma mina de cobre (suas ruínas foram encontradas por arqueólogos).

Na margem do Mar Morto, explorava a existência de sal. Promoveu o comércio de cavalos entre Cilícia e o Egito, introduziu no exército os carros puxados a cavalos e estabeleceu uma rede de transportes.

Salomão organizou um comércio de luxo: “O rei Salomão construiu uma frota em Asiongaber, perto de Elat, às margens do mar Vermelho, no país de Edom. Chegaram a Ofir e daí trouxeram catorze mil quilos de ouro, que entregaram ao rei Salomão”. (1Rs 9,26;28)

Os arqueólogos encontraram ruínas do porto de Salomão na costa do golfo de Akaba, que dá a Israel de hoje o acesso marítimo à África e à Ásia. Segundo alguns historiadores, o nome bíblico Ofir, se refere à Índia.

Pouco a pouco a riqueza de Salomão aumentava. Salomão mandou construir um Templo para o nome de Javé e um palácio real para si. “Salomão levou treze anos para construir seu palácio e deixá-lo completamente pronto”. (1Rs 7,1-2)

Em seu palácio, Salomão fez: “Um salão do trono ou da audiência, onde administrava a justiça; era revestido de cedro desde o piso até o teto. Sua residência pessoal, em outro pátio atrás do pórtico, era do mesmo estilo. Salomão fez também outro palácio para a filha do faraó, com quem se havia casado”. (1Rs 7,7-8)

Salomão recebia grande quantidade de ouro, tanto dos tributos, como dos mercadores e de todos os reis da Arábia e todos os governadores. O rei fez também um grande trono de marfim e o recobriu de ouro puro. Todas as taças que o rei Salomão usava para beber eram de ouro”. (2Cr 13;17;20)

O Templo de Salomão

Em mensagem enviada a Hiram, rei de Tiro, Salomão disse: “Você sabe que meu pai Davi não pôde construir um Templo para o Nome de Javé seu Deus, por causa das guerras em que se envolveu. Agora, porém, Javé, meu Deus, me concedeu a paz em todo o território. Por isso, resolvi construir um Templo para o Nome de Javé”. (1Rs 5,17-19)

“O rei Salomão recrutou, em todo o Israel, mão de obra para o trabalho forçado; conseguiu reunir trinta mil operários. O rei mandou extrair grandes blocos de pedra escolhida, a fim de construir os alicerces do templo”. (1Rs 5,27;31)

“Salomão começou a construir o Templo de Javé em Jerusalém, no Monte Moriá. Aí seu pai tivera uma visão, no lugar que havia preparado na eira de Ornã, o jebuse”. (2Cr 3,1)

Salomão levou sete anos para construir o Templo. “Salomão construiu o Santíssimo no fundo do Templo, para aí colocar a Arca da Aliança de Javé. O Santíssimo tinha dez metros de comprimento, dez metros de largura e dez de altura; e ele o revestiu de ouro puríssimo”. (1Rs 6,19-20)

Para o suntuoso templo, Salomão “Mandou revestir a nave maior com madeira de carvalho, que recobriu de ouro puro. Fez decorar o Templo com pedras preciosas de grande beleza. O ouro utilizado era de Parvim. Com esse ouro, recobriu a nave, os travamentos, os portais, as paredes e as portas". (2Cr 3,5-7)

Salomão
Templo de Salomão (reconstituição de acordo com a Bíblia)

Depois de terminar o Templo de Javé, “Salomão reuniu em Jerusalém todos os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e os chefes das famílias israelitas, para transportar, da cidade de Davi, que é Sião, a Arca da Aliança de Javé. Os sacerdotes introduziram a Arca da Aliança de Javé no Santíssimo”. (2Cr 5,1;7)

O Templo de Jerusalém, depois chamado de Templo de Salomão, orgulho do povo judeu, foi durante muito tempo o símbolo de sua unidade.

O Templo de Salomão foi destruído cinco séculos mais tarde pelos invasores babilônicos. Reconstruído, foi arrasado novamente, no ano 70 da era cristã, pelas legiões romanas. Dele sobrou, até nossos dias, apenas uma muralha, que os judeus veneram e chamam de “Muro das Lamentações”.

Salomão e sua sabedoria

Apesar de jovem, Salomão era um sábio conhecido e respeitado por toda a região.

Salomão
Salomão (mosaico da Basílica de São Marcos, Veneza)

“Deus concedeu a Salomão sabedoria e inteligência extraordinárias. Sua fama se espalhou por todas as nações vizinhas. Ele compôs três mil provérbios, e mil e cinco cânticos. De todas as nações vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão. Vinham também os reis dos países onde se havia espalhado a fama de sua sabedoria". (1Rs 5,9;11;14)

Entre as visitas famosas, conta-se a da Rainha de Sabá. “A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão e foi submeter o rei à prova por meio de enigmas. Salomão soube responder a todas as suas perguntas. A rainha ficou assombrada ao ver a sabedoria de Salomão”. (1Rs 10,1-9)

 Supõem os historiadores que ela reinava uma região africana nas margens do mar Vermelho. Os etíopes acreditam que seus imperadores nasceram dos descendentes de Salomão e da Rainha de Sabá.

São estimados em 1 005 os cânticos escritos pelo rei Salomão. Acredita-se que é de sua autoria os livros bíblicos: Provérbios, Eclesiastes e Cântico, além do Salmo 127.

Mas só existe certeza quanto aos “provérbios”, que foram recolhidos pela tradição judaica em um livro e depois canonizado como parte do Antigo Testamento.

Foram reunidos em 31 capítulos que contêm 850 versículos, todos louvando o entendimento entre os homens, a justiça, a piedade, a sabedoria e o amor. Entre eles:

  • “Com sabedoria se edifica um lar, com a inteligência ele se firma”.
  • "Não te alegres quando o teu inimigo cair, nem te regozijes quando tropeçar”.
  • “Quando os justos se elevam, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo suspira”.
  • "Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a própria ignorância".

Esposas de Salomão

De acordo com os costumes da época, mas também por conveniência política, Salomão fez aliança com o Egito: “Salomão se tornou genro do Faraó, rei do Egito; casou-se com a filha do Faraó, e a levou para a cidade de Davi, até que acabasse de construir o seu próprio palácio, o Templo de Javé e a muralha ao redor de Jerusalém”. (1Rs 3,1)

“Além da filha do Faraó, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: maobitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias. Essas mulheres pertenciam àquelas nações, das quais Javé tinha dito aos israelitas: Vocês não entrarão em contato com elas, nem elas entrarão em contato com vocês. Do contrário elas acabarão desviando o coração de vocês para os deuses delas”. (1Rs 11,1-2)

“Salomão, porém, se enamorou perdidamente por elas: teve setecentas esposas e trezentas concubinas. Quando ficou velho, as mulheres desviaram o coração dele para os deuses estrangeiros. E o coração de Salomão já não pertencia inteiramente a Javé seu Deus como o coração de seu pai Davi”. (1Rs 11,2-4)

Salomão seguiu e construiu santuários para outros deuses. “Salomão fez o mesmo para suas mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos deuses delas”. (1Rs 11,8)

Morte de Salomão

Uma grande revolta se formou depois que Salomão passou a seguir outros deuses. “Então Javé disse a Salomão: “Você está se comportando assim e não observa minha aliança e as ordens que lhe dei. Pois bem! Vou tirar-lhe o reino e entregá-lo a um de seus servos”. (1Rs 11,11)

Jeroboão, capataz dos trabalhos forçados da casa de Javé foi o escolhido. A briga entre Jeroboão e Robão, filho de Salomão, dividiu o reino. As dez tribos do Norte separaram-se e proclamaram Jeroboão como o rei de Israel, e Roboão como rei de Judá.

“Salomão tentou matar Jeroboão. Mas Jeroboão fugiu para o Egito, onde reinava Sesac, rei do Egito. E ficou no Egito até a morte de Salomão”. (1Rs 11, 40)

“Salomão reinou em Jerusalém sobre todo o Israel, durante quarenta anos. Depois que Salomão morreu, foi enterrado na cidade de Davi, seu pai. E seu filho Roboão lhe sucedeu no trono”. (2Cr 9,30-31)

Salomão faleceu em Jerusalém, provavelmente em 930 a.C. Após sua morte, a Palestina se dividiu em dois reinos.  Dessa cisão, veio o enfraquecimento do povo hebreu, a perda do seu território e a dispersão do seu povo.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Davi foi o segundo rei de Israel. Foi um guerreiro e profeta. Reinou durante...
  • Rei Saul foi o primeiro rei de Israel, conforme a tradição judaica cristã. Fo...
  • Henrique VIII (1491-1547) foi rei da Inglaterra, o segundo da dinastia Tudor...
  • Dom João VI (1767-1826) foi rei de Portugal entre 1816 e 1826. Foi o sétimo...
  • Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) foi rei da Macedônia, império que se esten...
  • Nabucodonosor II (630-561 a. C.) foi rei da Babilônia entre 605 e 561 a. C. L...
  • Ricardo I (1157-1199), também conhecido como Ricardo Coração de Leão, por sua...
  • D. Manuel I, o Venturoso (1469-1521) foi rei de Portugal e dos Algarves entre...
  • Filipe IV, o Belo (1268-1314) foi rei da França de 1285 a 1299. Conseguiu ele...
  • Dom Dinis I Dom Dins I (1261-1325) foi o sexto rei de Portugal. Reinou 46 anos - entre 12...