Ricardo I

Rei da Inglaterra

Biografia de Ricardo I

Ricardo I (1157-1199) foi rei da Inglaterra entre os anos de 1189 e 1199. Ficou conhecido como Ricardo Coração de Leão, graças à sua bravura nas lutas durante a Terceira Cruzada.

Ricardo I nasceu em Oxford, Inglaterra, no dia 8 de setembro de 1157. Filho de Henrique II e Eleonor de Aquitânia. Aos 15 anos recebeu de sua mãe o condado de Aquitânia, correspondente à atual região sul-ocidental da França, ao redor da cidade de Bordeaux. Em 1183, quando morreu seu irmão mais velho Henrique, Ricardo tornou-se o herdeiro na sucessão do trono Inglês e da Normandia, na atual França, que até então pertencia aos soberanos ingleses.

Em 1188, Henrique II, obrigou Ricardo a renunciar à Aquitânia em favor de seu irmão mais novo, João. A recusa de Ricardo em entregar Aquitânia e as desavenças com o pai deu início a um período de lutas nas quais conseguiu vencê-lo com a ajuda do rei Filipe II Augusto da França.

Em 1189, com a morte do rei Henrique II, perto de Tours, na França, Ricardo I, o mais velho dos filhos sobreviventes do monarca, subiu ao trono Inglês e torna-se herdeiro do ducado da Normandia e do condado de Anjou.

A Conquista da Terra Santa

Em busca de interesses comuns de libertar Jerusalém – ponto crucial das rotas comerciais para a Ásia e o símbolo da fé cristã - que estava em mãos de Saladino, o sultão do Egito e da Síria, Ricardo I e Filipe II concordam em participar juntos da Terceira Cruzada.

Antes de partir para a guerra, Ricardo I confiou o governo ao Bispo de Ely, William Longchamp e do Bispo de Durhan, Hugh de Puiset, sob a supervisão de sua mãe. Após atravessar a França, Ricardo e Filipe permanecem da Sicília até 1191. Depois conquistam o Chipre, antes dominado pelos bizantinos.

Em junho de 1191 os exércitos de Ricardo I e de Filipe II chegam à Acra, a cidade fortificada na costa da Palestina, que é dominada em cinco semanas. Porém, as rivalidades de Ricardo I com Filipe II e Leopoldo V, duque da Áustria se tornam tão graves que Filipe II retorna para a França e se alia ao príncipe João, irmão de Ricardo, para ambos partilharem o reino de Ricardo.

Depois de novas batalhas o rei Ricardo I chega até os muros de Jerusalém. Ao saber das notícias sobre os acordos entre Filipe e João, decide voltar à Europa, mas antes, recebe do sultão Saladino o reconhecimento da posse das cidades costeiras da Palestina e a garantia do livre acesso dos cristãos ao Santo Sepulcro.

Na viagem de volta à Inglaterra, em 1192, Ricardo I é preso por ordem de Leopoldo da Áustria e confinado no Castelo de Dürenstein às margens do Danúbio. Em 1193 Ricardo I é libertado em troca de valioso resgate pelo Sacro Império Romano-Germânico. Em 16 de março de 1194 Ricardo I entra em Londres, sob a aclamação popular.

Ricardo I e Seu Irmão João

Com a volta de Ricardo I à Inglaterra, sei irmão o príncipe João, que planejou assumir o trono, se refugia em território francês. Em seguida, Ricardo I parte para a França. Os combates se desenrolam na própria França, contra seu irmão e contra Filipe II.

As lutas e as tréguas se sucedem. Ricardo I inicia a construção de sua fortaleza – o Castelo Gaillard – que dominaria o vale do Sena.

Ricardo Coração de Leão

Durante cinco anos Ricardo I permaneceu na França e nunca mais retornaria para a Inglaterra. Durante uma luta na Normandia, uma flecha atingiu-lhe o ombro e pôs fim a sua vida. Em dez anos de reinado, não permaneceu em sua pátria mais de alguns meses. Por seu destemor e proezas durante as lutas na Terceira Cruzada, Ricardo I entrou para a história como um verdadeiro cavaleiro medieval e foi cognominado “Ricardo I Coração de Leão”.

Ricardo I faleceu na Normandia, França, no dia 6 de abril de 1199. Suas façanhas foram imortalizadas por Sir Walter Scott no romance Ivanhoé, em 1819.

Veja também as biografias de:
  • Henrique VIII (1491-1547) foi rei da Inglaterra, o segundo da dinastia Tudor...
  • Henrique II da Inglaterra (1133-1189) foi rei da Inglaterra entre 1154 e 1189...
  • Elizabeth II Rainha (1926) é a rainha da Inglaterra desde os 25 anos de idade...
  • Rainha Vitória (1819-1901) foi rainha da Inglaterra e Irlanda. Foi Imperatriz...
  • Elizabeth I (1533-1603) foi rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 até 160...
  • Ana Bolena (1501-1533) foi a segunda esposa de Henrique VIII, rei da Inglater...
  • Dom João VI (1767-1826) foi rei de Portugal. Abriu os portos brasileiros ao c...
  • Salomão foi rei de Israel entre os anos 970 e 930 a. C. A sua grande obra foi...
  • Alexandre, o Grande (356-323 a.C.) foi rei da Macedônia, império que se esten...
  • Fernando II de Aragão (1452-1516) foi rei da Espanha. (,...

Última atualização: 15/10/2018

Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.