Rainha Vitória

Rainha da Inglaterra

Biografia de Rainha Vitória

Rainha Vitória (1819-1901) foi rainha da Inglaterra e Irlanda. Foi Imperatriz da Índia. Coroada aos 18 anos de idade reinou durante 63 anos e sete meses de 1837 a 1901. Seu reinado ficou conhecido como "Era Vitoriana".

Infância e Família

Rainha Vitória I (Alexandrina Vitória Regina) nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 24 de maio de 1819. Filha de Eduardo Augusto, Duque de Kent e de Vitória de Saxe-Coburgo, princesa germânica. Educada de forma austera, passou a infância encerrada no Palácio de Kensington. Estudou geografia, história, inglês, francês, alemão e outros conhecimentos indispensáveis para quem herdaria a coroa.

Descendente da dinastia alemã dos Hannover, que teve início com Jorge I, que reinou de 1714 a 1727 e se seguiu com Jorge II de 1727 a 1760. Mal falavam o inglês e pouco se interessavam pelos problemas da Inglaterra, deixando o poder entregue aos ministros e ao Parlamento. Jorge III (1760 a 1820) dera sinal de debilidade mental. Jorge IV, que reinou de 1820 a 1830, preocupava-se mais com seus problemas conjugais do que com o reino. Sua mulher Carolina de Brunswich vivia viajando pela Europa. A Inglaterra era a primeira potência industrial da época, e ainda não se recuperara das guerras contra Napoleão.

Como Jorge IV não teve filhos, seu sucessor foi seu irmão Guilherme IV (1830 a 1837). Dos sete irmãos de Jorge IV nenhum tivera filhos legalmente reconhecidos. O único a casar foi Eduardo Augusto, o Duque de Kent. Sua esposa foi a princesa germânica Vitória de Saxe-Coburgo, Duquesa de Kent. Em 1819, nasceu Alexandrina Vitória Regina (futura rainha Vitória I). Oito meses depois, seu pai falece. Vitória ficou sob a tutela de seu tio Leopoldo da Bélgica, que exerceu grande influência sobre ela.

Coroação e Casamento

Em 1837, com a morte de seu tio, o rei Guilherme IV, sem deixar herdeiros legítimos, Vitória, com apenas dezoito anos, herda a Coroa Britânica, mas não a de Hannover, que se separou da britânica, pois excluía as mulheres da sucessão. A luxuosa cerimônia de coroação da Rainha Vitória foi realizada na Catedral de Westminster.

Em 1840, Vitória casa-se com seu primo Albert de Saxe-Coburgo, na Capela do Palácio de St. James, em Londres. O casal foi o primeiro membro da Família Real Britânica a morar no Palácio de Buckingham. A harmonia conjugal, seus hábitos simples e puritanos, tornou-se um modelo para a Inglaterra. Sem escândalos e com nove filhos, era uma transformação radical na imagem que se fazia da monarquia. Alberto exerceu grande influência no reinado de Vitória, e se converteu em Príncipe Consorte em 1857.

Reinado de Vitória I

Os primeiros anos do reinado da rainha Vitória estavam muito longe da sonhada prosperidade. As lutas contra o exército napoleônico e o bloqueio continental, impediram por longo tempo, a entrada dos produtos ingleses na Europa. A situação das classes desfavorecidas era das mais difíceis, na Inglaterra e na Irlanda. A fome tomava conta da população. Em 1844, uma praga atingiu as plantações de batata. Uma epidemia atacou o rebanho suíno. Mais de um milhão de camponeses abandonaram o campo, em busca de trabalho nas fábricas.

O grande número de operários trabalhava em condições miseráveis e enfrentava uma jornada de 15 a 16 horas, em ambientes insalubres, sem condições de higiene e ganhando baixíssimos salários. Em 1847, o movimento dos trabalhadores: o Cartismo (derivado da Carta do Povo) conquistou a redução da jornada de trabalho das mulheres e crianças para dez horas.

Seus primeiros-ministros, Disraeli e Gadstone, fizeram grande parte da política de seu governo. A participação da rainha na vida política era pequena. Limitava-se a presidir solenidades, como a sessão no Parlamento ou o tradicional discurso do trono, em que expressava a política do primeiro ministro. Vitória aparece como uma espécie de árbitro entre o governo e o povo. Na segunda metade do século XIX, a Grã-Bretanha já conhecia uma grande expansão econômica, assegurando o primeiro lugar entre as potências mundiais.

Em 1861 morre o Príncipe-Consorte, o que afetou profundamente a soberana que se afastou temporariamente dos assuntos do reino. Em 1876, recebe o título de Imperatriz da Índia, depois de longo período de lutas. Em 1884, o direito de voto foi estendido a boa parte da população urbana. Em 1887, a rainha comemora o Jubileu de Ouro, 50 anos de reinado. É o apogeu da rainha e de seu império, onde o lema é "Paz e Abundância". Em 1897 foi comemorado o Jubileu de diamante da Rainha, 60 anos de reinado. A rainha ficou no trono durante sessenta e três anos e sete meses, o maior reinado até então. Vitória deu seu nome a uma época. Seu reinado foi chamado de “Era Vitoriana”.

O Vasto Império da Rainha Vitória

Durante o reinado da Rainha Vitória, o Reino Unido se converteu na maior potência colonial do mundo, cujos domínios compreendiam a Índia, o Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Sudão, Quênia, Nigéria, Rodésia e várias ilhas estratégicas, como Malta. A Irlanda, que era reino unido à Inglaterra desde 1801, em seu reinado, atravessou várias tentativas de autonomia. Sua coroação como Imperatriz da Índia, em 1877, foi o posto culminante de seu longo reinado.

Rainha Vitória faleceu em East Cowes, Inglaterra, no dia 22 de janeiro de 1901.

Curiosidade:

A Rainha Vitória e o Príncipe Albert tiveram nove filhos. Seus filhos e filhas se casaram em várias outras monarquias europeias, dando à rainha 42 netos. Seus descendentes estão em famílias reais da Alemanha, Rússia, Romênia, Suécia, Noruega, Grécia e Espanha. Entre eles estão a rainha Elizabeth I e o príncipe Plilip. Os laços que Vitória formou com as famílias reais europeias lhe valeram o título de “a avó da Europa”.

Confira também alguns dos Reis e Rainhas mais famosos da história.

Veja também as biografias de:
  • Elizabeth II Rainha (1926) é a rainha da Inglaterra desde os 25 anos de idade...
  • Elizabeth I (1533-1603) foi rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 até 160...
  • Ana Bolena (1501-1533) foi a segunda esposa de Henrique VIII, rei da Inglater...
  • Henrique VIII (1491-1547) foi rei da Inglaterra, o segundo da dinastia Tudor...
  • Ricardo I (1157-1199), também conhecido como Ricardo Coração de Leão, por sua...
  • Henrique II da Inglaterra (1133-1189) foi rei da Inglaterra entre 1154 e 1189...
  • Mary Stuart (1542-1587) foi rainha da Escócia de 1542 a 1567, quando abdicou...
  • Catarina de Médici (1519-1589) foi uma rainha francesa, casada com o rei Henr...
  • Maria Antonieta (1755-1793) foi arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da...
  • Cleópatra (69 - 30 a. C.) foi rainha do Egito, a última soberana da dinastia...

Última atualização: 17/08/2018

Por Dilva Frazão
Possui bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.