A Era Dourada de Hollywood foi um período em que cinema americano produziu os seus maiores clássicos. Começou no final dos anos vinte, quando o cinema mudo estava saindo de moda, e foi até meados dos anos sessenta.

A cultura americana nunca mais foi a mesma. Foi um período repleto de glamour, beleza, romances, musicais espetaculares e, claro: astros! Selecionamos as 20 maiores atrizes que foram eternizadas pelos filmes da época de ouro de Hollywood.

Ingrid Bergman (1915-1982)

atrizes da era dourada de hollywood

Três óscares de melhor atriz tem essa atriz sueca que conquistou hollywood com seu talento, charme e beleza. Tinha apenas dezenove anos quando fez o seu primeiro filme de sucesso "Intermezzo, uma História de Amor" (1939). A atriz atuou em  quase cinquenta filmes e ganhou diversos prêmios internacionais.

Leia aqui a biografia completa de Ingrid Bergman.

Vivien Leigh (1913 - 1967)

atrizes da era dourada de hollywood

Classificada pelo Instituto Americano de Cinema como a 16ª maior estrela feminina do cinema clássico hollywoodiano, Vivian ficou famosa principalmente pelo seu papel como Scarlett O'Hara no filme "...E o Vento Levou"de 1939. A atriz ainda ganhou um segundo Oscar, doze anos mais tarde. Realizou quase 20 trabalhos no cinema e outras dezenas no teatro.

Audrey Hepburn (1929-1993)

atrizes da era dourada de hollywood

Seu rosto é conhecido pelo clássico Bonequinha de Luxo e já foi eleita a a atriz mais bonita da história de Hollywood. Audrey Hepburn foi eleita melhor atriz no Oscar de 1953 e além disso, também já venceu o Emmy, Grammy, Tony, Globo de Ouro, BAFTA, entre outros. São quase trinta atuações e em filmes e uma infinita lista de prestígio no cenário midiático internacional.

Leia aqui a biografia completa de Audrey Hepburn.

Sophia Loren (1934)

atrizes da era dourada de hollywood

O nome italiano mais forte entre as atrizes de Hollywood, não há quem não tenha sido impactado pelo menos uma vez pela beleza da atriz, que começou sua carreira aos catorze anos de idade. Dois óscares e outros prêmios americanos e internacionais estão no currículo de Loren, que já participou de quase cem produções!

Leia aqui a biografia completa de Sophia Loren.

Ann-Margret (1941)

atrizes da era dourada de hollywood

Atriz, dançarina e cantora, Ann ficou conhecida depois de do filme Viva Las Vegas, onde atuou ao lado de ao lado de Elvis Presley. Só no cinema, são cerca de quarenta filmes, e a atriz ainda participou em vários programas de Tv, além de lançar seus discos. Foi indicada ao Oscar e já ganhou dois Globos de Ouro de melhor atriz, pelo filme  "Ânsia de Amar" (1972) e "Tommy" (1975).

Leia aqui a biografia completa de Ann-Margret.

Marlene Dietrich (1901 - 1992)

atrizes da era dourada de hollywood

Uma das atrizes mais bem pagas da década de trinta, Marlene era, além de atriz, uma cantora excepcional e humanista. Foi indicada ao Oscar por "Marroco" em 1930, mas seu maior sucesso foi como a protagonista de "O Expresso de Xangai", em 1932. É considerada a 10° Lenda Feminina do cinema Americano.

Elizabeth Taylor (1932-2011)

atrizes da era dourada de hollywood

Britânica que já aos dez anos de idade atuava nos estúdios americanos, Liz Taylor como era conhecida venceu dois óscares e ficou famosa pelo clássico de 1963, "Cleópatra", em que a atriz protagonizou no papel da rainha egípcia. Casou oito vezes durante e vida e foi uma das atrizes mais queridas de Hollywood.

Leia aqui a biografia completa de Elizabeth Taylor.

Greta Garbo (1905 - 1990)

atrizes da era dourada de hollywood

Ela era misteriosa, tinha um sotaque sueco inconfundível e uma forma de atuar que marcou a história do cinema clássico americano. Foi indicada quatro vezes ao Oscar de Melhor Atriz , e tornou-se um ícone representado até os dias de hoje na cultura pop. Foram mais de quarenta filmes em sua carreira, entre sonoros e mudos.

Ava Gardner (1922-1990)

atrizes da era dourada de hollywood

Conhecida por um ser um dos rostos mais belos do cinema americano, fazendo sucesso como morena enquanto as loiras reinava nas telas, Ava Gardner participou em em mais de sessenta filmes e chegou a ser indicada ao Oscar em 1953. Depois que separou-se do astro Frank Sinatra, mudou-se para lnglaterra, onde havia nascido, falecendo longe do glamour hollywoodiano.

Leia aqui a biografia completa de Ava Gardner.

Grace Kelly (1929-1982)

atrizes da era dourada de hollywood

A princesa mais bonita da história, que teve mais de dez nomeações aos principais prêmios de cinema, ganhando o Globo de Ouro seis vezes e uma o Oscar. "Amar é Sofrer" (1954) foi o seu maior sucesso. Apesar de ter deixado o cinema para se tornar realeza aos vinte seis anos de idade, a atriz ainda é lembrada como um dos maiores ícones de Hollywood.

Leia aqui a biografia completa de Grace Kelly.

Bette Davis (1908 - 1989)

atrizes da era dourada de hollywood

Uma das mais célebres atrizes hollywoodianas até o final da década de quarenta, é a terceira atriz com mais nomeações ao Oscar de toda história. Ganhou dois, por "Perigosa" em 1936 e "Jezebel" em 1939. Sua filmografia inclui mais de cento e vinte filmes ao todo. Uma lenda!

Debbie Reynolds (1932-2016)

atrizes da era dourada de hollywood

Eternizada pelo seu papel ao lado de Gene Kelly em "Cantando na Chuva" (1952), Debbie trilhou uma brilhante carreira de atriz de cinema, TV, teatro, e também como cantora. Chegou a ser indicada ao Oscar, ao Tony, e ao Globo de Ouro. Faleceu apenas um dia após a morte de sua filha, Carrie Fisher, estrela de "Star Wars".

Leia aqui a biografia completa de Debbie Reynolds.

Shirley Temple (1928-2014)

atrizes da era dourada de hollywood

A criança mais fotografada do mundo, com mais de quarenta filmes na carreira, além dos papeis de televisão. Quando tinha seis anos, ganhou uma mini estatueta de Oscar. Seu trabalho fais famoso foi "A Kiss for Corliss" (1949). A atriz mirim fez muito sucesso na década de trinta, mas abandonou as telas quando tinha apenas vinte e dois anos de idade.

Leia aqui a biografia completa de Shirley Temple.

Hattie Mcdaniel (1895 - 1952)

atrizes da era dourada de hollywood

Famosa pelo seu talento para a comédia e por ter sido a primeira afro-americana a vencer um Oscar, pelo seu papel coadjuvante da empregada de Scarlett O'Hara em "...E O Vento Levou" (1939). Hattie também cantava muito bem e foi a primeira grande estrela afro-americana do rádio com sua série de comédia "Beulah".

Julie Andrews (1935)

atrizes da era dourada de hollywood

Uma das atrizes hollywoodianas mais premiadas e ainda em plena atividade, Julie Andrews ganhou um Oscar pelo clássico papel de protagonista no filme "Mary Poppins" de 1964. A atriz já conta com mais de cinquenta filmes em sua carreira e continua ativa na indústria hollywoodiana no auge dos seus oitenta e dois anos.

Leia aqui a biografia completa de Julie Andrews.

Rita Hayworth (1918-1987)

atrizes da era dourada de hollywood

Os anos quarenta foram especiais para esta atriz americana, que encheu as telas do cinema com sua voz, beleza impecável a talento para dança. Foi no clássico noir Gilda, em 1946, que depois de muitos papeis secundários, que a atriz viveu seu auge. Quase quarenta filmes estão na lista de trabalhos da atriz que foi nomeada pela American Film Institute, como uma das 50 maiores lendas do cinema.

Leia aqui a biografia completa de Rita Hayworth.

Marilyn Monroe (1926-1962)

atrizes da era dourada de hollywood

Praticamente dispensa apresentações, não é? O maior símbolo de beleza hollywoodiana, a mítica loira fatal, e um dos maiores ícones da cultura popular mesmo décadas após a sua morte. Foi consagrada melhor atriz em 1959 pelo musical Quanto Mais Quente Melhor e sua própria vida, cheia de polêmicas, acabou tornando-se um dos assuntos mais falados e vendáveis da mídia internacional.

Leia aqui a biografia completa de Marilyn Monroe.

Judy Garland (1922-1969)

atrizes da era dourada de hollywood

Quando tinha apenas dezoito anos, Judy recebeu o Oscar Juvenil pelo seu papel em "O Mágico de Oz" (1939), a atriz é considerada pelo American Film Institute como a oitava entre as maiores estrelas de todos os tempos. Além de atuar, Judy era uma excelente cantora, também tendo sido premiada com um Grammy. Sua biografia conturbada já foi tema de vários documentários, livros e minisséries de televisão.

Leia aqui a biografia completa de Judy Garland.

Katherine Hepburn (1907 - 2003)

atrizes da era dourada de hollywood

A atriz mais premiada da história do Oscar, com quatro estatuetas de melhor atuação. É a maior estrela feminina de todos os tempos, segundo o American Film Institute e mante-ve ativa até a década de noventa, quando já beirava os noventa anos de idade.

Você também pode gostar de ler: