Reunimos os escultores mais famosos do mundo para você que tem interesse por esta arte clássica tão especial.

Nomes de escultores brasileiros, italianos e de outros lugares do mundo foram listados abaixo, junto com algumas das obras mais incríveis já produzidas por mãos humanas. Veja só!

Escultores famosos brasileiros

Começando nas esculturas de cunho religioso (santos, igrejas, etc.), passando pela arte modernistas, até esculturas com materiais de lixo, o Brasil possui excelentes escultores. Vamos aos nomes mais conhecidos da arte em relevo brasileira.

1. Abelardo da Hora (1924-2014)

Considerado um dos maiores nomes da escultura no Brasil, Abelardo esculpia temas regionais e da cultura popular. Estudou arte desde jovem e ajudou a fundar a Sociedade de Arte Moderna do Recife, sendo seu diretor por quase dez anos.

Uma de suas temáticas mais conhecidas é o corpo feminino desnudo, com um toque expressionista. Veja que interessante a obra Mulher Deitada exposta no Shopping Center Recife.

escultores famosos e suas obras

Saiba mais sobre Abelardo e sua obra em sua biografia completa.

2. Aleijadinho (1738-1814)

Filho de um imigrante português com uma escrava, Antônio Francisco Lisboa sofria preconceito por ser mestiço, mas acabou por tornar-se o maior artista colonial do Brasil. Quando tinha por volta de quarenta anos e estava no auge da sua fama, uma doença o fez perder os dedos dos pés, a visão de um olho e quase todos os dedos das mãos.

Com a ajuda de um criado, Maurício, continuou a trabalhar. Sua obra mais conhecida é de impressionar qualquer um: mais de sessenta imagens esculpidas em madeira e doze profetas feitos em pedra-sabão constituem o conjunto arquitetônico do santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG).

escultores famosos e suas obras

Saiba aqui mais sobre a vida e obra de Aleijadinho.

3. Ernesto Neto (1964)

Representante da arte contemporânea nacional, é com lycra, o algodão e a poliamida preenchidos com bolinhas e outros materiais que Ernesto faz a sua mágica. Suas esculturas parecem organismos vivos, geralmente envolvendo o espectador na sua atividade. O escultor participa de diversos festivais internacionais de arte e apresenta trabalhos em galerias e museus de todo o mundo, como, por exemplo, a Bienal de Veneza.

Uma de suas instalações mais conhecidas, "Léviathan Thot", foi exposta pela primeira vez em Paris e é inspirada em Léviathan, o monstro marinho da profecia bíblica.

escultores famosos e suas obras

Confira a biografia completa de Ernesto Neto.

4. Vik Muniz (1961)

Pernambucano radicado nos Estados Unidos, Vik Muniz é um dos nomes mais conhecidos das artes plásticas nacionais. O documentário sobre sua obra, "Lixo Extraordinário" (2010), foi premiado no Festival de Sundance e chegou a ser indicado ao Oscar. Partindo sempre de materiais inusitados, especialmente lixo, o artista cria obras impressionantes e magníficas.

A série Sugar Children (Crianças de Açúcar), de 1996, reúne retratos de filhos de trabalhadores de plantações de cana no Caribe, mostrando a contradição da doçura do açúcar com a dificuldade de suas vidas. Mal dá para acreditar que todas as imagens são feitas de açúcar!

escultores famosos e suas obras

Conheça a biografia completa de Vik Muniz.

5. Juarez Machado (1941)

Nascido em uma família de artistas, ainda adolescente Juarez já trabalhava fazendo trabalhos gráficos e publicitários. Premiado no Brasil e no exterior, suas obras são bem humoradas, divertidas e geralmente exploram algum tema social.

O arte do escultor serviu de inspiração para as cores do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain". Possui uma ligação especial com bicicletas, sempre presente em suas obras, e uma de suas esculturas mais bacanas é "A Bicicleta de Rodas Quadradas".

escultores famosos e suas obras

Vale conhecer mais sobre a arte de Machado através da biografia completa do escultor.

6. Francisco Brennand (1927)

Um dos escultores mais famosos e aclamados do país, com obras espalhadas no mundo inteiro. Herdeiro de uma família de ceramistas, várias de suas artes têm esse material como obra prima. É também um homem polêmico por imprimir em várias de suas obras um estilo fálico.

Difícil eleger apenas uma escultura do artista, pois somente no Parque das Esculturas Francisco Brennand, em Recife, estão mais de noventa obras de sua autoria. Outras duas mil estão no Oficina Cerâmica Francisco Brennand, também em Recife.

Deixamos então uma foto da Torre de Cristal, localizada no marco zero da cidade de Recife.

escultores famosos e suas obras

Quer saber mais sobre este polêmico artista plástico? Está tudo lá em sua biografia completa.

Escultores famosos antigos (do renascimento e etc) 

Quando se fala em escultores antigos logo lembramos dos renascentistas e suas obras que homenageavam a antiguidade clássica e a mitologia. Abaixo selecionamos nomes que optaram por uma representação escultural naturalista, do corpo humano nu de traços que era considerados perfeitos. 

7. Michelangelo (1475-1564)

Além de pintor, Michelangelo também foi um exímio arquiteto e escultor. Gostava das artes desde criança e tinha um interesse especial pelo corpo humano, estudando muita anatomia, principalmente através da dissecação de cadáveres. A obra Davi (1503) é um exemplo do perfeccionismo de Michelangelo.

Mas outra obra sua que é muito famosa e também expressa o talento do artista é Pietá (1499), exposta na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O artista ficou tão orgulhoso da obra surgida de uma pedra bruta de mármore que assinou seu nome na fita que atravessa o peito da Virgem, bem destacado.

escultores famosos e suas obras

Quer saber mais sobre esse mestre renascentista? Leia a sua biografia completa.

8. Donatello (1386-1466)

Nascido em uma família humilde, também desde pequeno Donatello tinha gosto pelas artes, treinando a arte de esculpir desde adolescente. Esculpia principalmente figuras religiosas.

Os estudos e a dedicação de Donatello a respeito da anatomia e da glorificação do nu vieram a ser muito importantes para futuros escultores renascentistas, como o próprio Michelangelo. É o precursor da escultura renascentista na Itália, sendo sua estátua de Davi (1430), a primeira da categoria. Feita em bronze, a obra possui 158 cm e está hoje no Museu Nacional do Bargello, em Florença, na Itália.

escultores famosos e suas obras

Leia aqui a biografia completa de Donatello.

9. Lorenzo Ghiberti (1378-1455)

Conhecido por esculpir em bronze, Lorenzo é um dos italianos mais importantes do movimento renascentista. Sua obra mais conhecida são as incríveis portas do Batistério de São João, em Florença.

Medindo 5,20 metros de altura por 3,10 de largura e 11 centímetros de espessura, as "Portas do Paraíso", como apelidou Michelangelo, possuem dez quadros no interior dos quais estão representadas várias cenas do Antigo Testamento, com uma técnica que dá a impressão de profundidade. O artista demorou mais de vinte anos para completá-las e, com razão, tornou-se a sua obra-prima.

escultores famosos e suas obras

10. Auguste Rodin (1840-1917)

Rodin não faz parte da lista dos italianos renascentistas, mas é um dos escultores antigos mais famosos do mundo. Era admirador de Michelangelo e aprendeu a desenhar e modelar ainda adolescente, mas só no final da vida é que obteve reconhecimento mundial.

Entre as suas obras mais famosas estão A Porta do Inferno (1880-1917), que retrata 180 figuras de vários tamanhos, esculpidas em bronze e gesso. O Beijo (1888 - 1889) feita em mármore e, por último, O Pensador (1904), que originalmente fazia parte da Porta do Inferno, mas depois foi replicada em mais de dez versões que estão espalhadas pelo mundo. 

escultores famosos e suas obras

Saiba mais sobre a trajetória do mais famoso escultor francês através da sua biografia completa.

Escultores famosos contemporâneos do mundo

Damos um salto no tempo para os escultores mais celebrados da nossa época. São diferentes estilos, materiais e origens e uma excelente similaridade: a capacidade de construir obras fantásticas!

11. Tomie Ohtake (1913-2015)  

Nascida no Japão, a pintora, gravadora e artista plástica veio ainda adolescente para o Brasil, onde se naturalizou. Sua carreira começou quando já tinha quarenta anos de idade, incentivada por uma amiga. Considerada a dama brasileira das artes plásticas, Tomie costuma imprimir o abstracionismo em suas pinturas, esculturas e gravuras.

Formas abstratas, curvilíneas e cores marcantes, como o vermelho, imprimem na carreira de Tomie Ohtake um registro. Uma de suas esculturas mais conhecidas foi feita em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil e está localizada no Parque do Emissário Submarino, cidade de Santos, no litoral paulista.

escultores famosos e suas obras

Quer saber mais da artista? Leia a biografia completa de Tomie Ohtake.

12. James Rizzi (1950-2011)

Nascido no Brooklin em Nova York, James estudou Belas Artes na Universidade da Flórida e ficou muito conhecido pelo seu estilo colorido de interferir em paisagens urbanas, esculturas 3D e uma mistura infinita de materiais para criação de suas obras.

Ligado ao movimento da Art Pop, uma de suas criações mais lúdicas e divertidas é a "Happy Rizzi House", localizada na cidade de Braunschweig, Alemanha. Não há quem não se impressione com o contraste da casa ilustrada pelo artista e a arquitetura clássica local.

escultores famosos e suas obras

Leia aqui a biografia completa de James Rizzi.

13. Fernando Botero (1932)

Um dos artistas latino-americanos mais famosos da atualidade, criador do que a comunidade artística chama de Boterismo, por seu estilo característico de pintar e esculpir corpos volumosos e rechonchudos.

A maioria das esculturas do artista colombiano são réplicas tridimensionais dos quadros que ele produz. Uma de suas obras mais conhecidas é Maternidade (1989), exposta no Jardim Amália Rodrigues, em Lisboa, Portugal.  

escultores famosos e suas obras

Saiba mais sobre a vida e obra de Fernando Botero.

14. Henry Moore (1898 - 1986)

Artista britânico que ajudou a difundir uma nova forma de modernismo no Reino Unido. Suas obras estão espalhadas pelo mundo inteiro, em importantes galerias e acervos.

As esculturas que criou retratam, em sua maioria, figuras humanas. Uma curiosidade é que, por ter sido atingido por gás tóxico durante a Primeira Guerra e ter ficado com sequelas em seu pulmão, é comum em suas obras representações de buracos e cavidades. Por exemplo, as suas figuras reclinadas, formas que simulam um corpo feminino, apoiadas horizontalmente, com buracos que se espalham pelo corpo.

escultores famosos e suas obras

15. Adam Beane (1974)

Faz menos de vinte anos que o norte-americano Adam Beane trabalha com esculturas e já é um dos nomes mais conhecidos do mundo nessa arte, principalmente dentro da cultura pop. Autodidata, ele desenvolveu suas próprias técnicas para criar figuras realistas, incluindo um material chamado CX5: maleável como argila quando morno, mas duro como plástico quando esfria.

Pessoas reais representadas em escala reduzidas são a especialidade do escultor, que cria cenas, personagens e bonecos para grandes empresas da indústria cultural, por exemplo a empresa de bonecos McFarlane Toys.   

escultores famosos e suas obras

16. Mark Newman (1962)

Um nome de peso quando falamos em esculturas figurativas com um nível de detalhe impressionante. Criando especialmente para empresas do mundo geek, o artista é mestre em idealizar cenas, retratos de seres reais e fantásticos. Além de resina, ele usa outros materiais em suas obras, como o bronze.

Criando peças para estúdios de entretenimento, como jogos, cinemas e televisão, o artista é um nome renomado em Hollywood e trabalha desde o realismo até a caricatura. É daquelas artes que a gente tem dificuldade de acreditar que foram feitas à mão.

escultores famosos e suas obras

17. Ron Mueck (1958)

Ao nos depararmos com as esculturas hiperrealistas do australiano Ronaldo Mueck a sensação é de queixo caído com um pouco de medo. Atualmente trabalhando na Grã-Bretanha, o artista também tem a sua própria empresa no Brasil, onde faz artigos para publicidade.

É reconhecido pelo seu trabalho tão realista que pode ser confundido com pessoas de carne e osso, se não fosse pela escala, muitas vezes gigantesca. Resina, fibra de vidro e argila estão entre os materiais moldados pelo artista para criar figuras assustadoramente incríveis.

escultores famosos e suas obras

18. Jordu Schell (1967)

O norte-americano Jordu Schell começou sua carreira criando máscaras para o Halloween. Duas décadas depois e é um dos nomes mais respeitados da indústria do cinema e televisão.

Seu forte é a criação de seres estranhos e fantásticos, como monstros, alienígenas e outros do tipo. Quando se trata de efeitos especiais ligados ao horror, magia e fantasia, ele é a pessoa certa. Seu senso criativo e capacidade de esculpir figuras realistas é de deixar qualquer um de boca aberta.  

escultores famosos e suas obras

Se você gosta de arte, então também vai gostar de ler: