Aleijadinho

Escultor brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Aleijadinho

Aleijadinho (1738-1814) foi um escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Suas obras estão espalhadas pelas cidades de Ouro Preto (antiga Vila Rica), Tiradentes, São João Del-Rei, Mariana, Sabará, Morro Grande e Congonhas do Campo.

Os Doze Profetas, entalhados em pedra-sabão para o terraço do "Santuário de Bom Jesus de Matozinhos", em Congonhas do Campo, os Sete Cristos, para as seis "Capelas dos Passos" e a Capela de São Francisco de Assis em Vila Rica, são testemunhos do desenvolvimento artístico de Minas Gerais, no século do ouro.

Infância

Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, Minas Gerais, no dia 29 de agosto de 1738, segundo a maioria dos biógrafos.

Era filho do português, Manuel Francisco Lisboa, que chegou a Minas Gerais em 1724, e logo encontrou trabalho de carpinteiro e escultor. Dois anos depois, se casou com Antônia, que lhe deu quatro filhos. Em 1738, nasceu Aleijadinho, filho de Francisco e de sua escrava Isabel.

Aleijadinho estudou as primeiras letras, latim e música com os padres de Vila Rica. Teve como mestre nas artes, os portugueses João Gomes Batista e Francisco Xavier de Brito.

Aprendeu a esculpir e entalhar ainda criança, observando o trabalho de seu pai, que esculpiu em madeira uma grande variedade de imagens religiosas, e de seu tio, Antônio Francisco Pombal, importante entalhador de Vila Rica.

Contexto Histórico

Em Minas Gerais, na primeira metade do século XVIII, as construções religiosas eram, sobretudo, de igrejas paroquiais e, para evitar o contrabando de ouro, o governo impôs que só permanecessem na capitania os padres que realmente prestavam assistência aos paroquianos.

Muitos padres que não justificaram sua permanência na região da mineração se juntaram e criaram as confrarias e irmandades, contribuindo para o grande número de construções religiosas.

À medida que a situação econômica melhorava, graças ao ouro, na segunda metade do século XVIII, surgiram as ricas construções em pedra e alvenaria.

Obras de Aleijadinho

Foi na época do ouro, em Minas Gerais, que Aleijadinho desenvolveu suas atividades de escultor, entalhador e projetista. Suas talhas, estátuas e seus projetos, em estilo Barroco e Rococó, estão presentes em construções religiosas de várias cidades mineiras:

Entre suas inúmeras obras, destaca-se o Retábulo-Mor da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Piedade, em Nova Lima, MG, ricamente entalhado em Jacarandá.

Aleijadinho

Uma das obras mais famosas de Aleijadinho é o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo, iniciada em 1758. A planta imita o Santuário de Bom Jesus de Braga, em Portugal. A escadaria está ornada por doze estátuas de profetas (1800-1805).

Aleijadinho

A rampa que conduz ao Santuário de Bom Jesus está ladeada por seis capelas, as "Capelas dos Passos", que abrigam 66 imagens em cedro em tamanho natural, representando as cenas da Paixão de Cristo. As obras são consideradas o principal conjunto de imagens do Barroco brasileiro.

Aleijadinho

Entre as obras das seis capelas destacam-se o Cristo Carregando a Cruz e a Santa Ceia

Aleijadinho

Aleijadinho

O artista projetou a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (1766), elaborou o frontispício, a pia batismal, as imagens das três pessoas da Santíssima Trindade e dos anjos que adornam o altar principal.

Aleijadinho

Aleijadinho

Doença e morte

Em 1777, no auge de sua fama, surgiram os primeiros sinais da lepra ou da sífilis, não se sabe ao certo a doença que o debilitou, mas Aleijadinho não interrompeu suas atividades. Um ajudante o levava para toda parte e atava-lhe às mãos o cinzel, o martelo e a régua.

Mesmo sofrendo com sua doença e com vários preconceitos pela sua condição de mestiço, sua genialidade acabou por consagrá-lo como escultor e projetista admirável. O maior gênio na arte colonial no Brasil.

Aleijadinho faleceu em Ouro Preto, Minas Gerais, no dia 18 de novembro de 1814. Seu corpo foi sepultado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição do bairro de Antônio Dias, junto ao altar da Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte.

Outras obras de Aleijadinho

Em Ouro Preto:

  • Igreja de São Francisco de Assis (desenho geral, esculturas da portada, tribuna do altar-mor e dos altares laterais, esculturas dos púlpitos, do retábulo e da capela mor).
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo (modificação do frontispício, esculturas da sobre porta e do lavatório da sacristia, e os altares laterais de São João Batista e de Nossa Senhora de Piedade).
  • Igreja de São Francisco de Paula (imagem do padroeiro)
  • Igreja de São Miguel das Almas (imagem de São Miguel e o pórtico da Igreja).
  • Imagens de São Jorge, de Nossa Senhora, de Cristo e quatro figuras de presépio, hoje no Museu da Inconfidência.
  • Projeto o retábulo da capela-mor para a Capela da Confraria dos Negros de São José.
  • Capela-mor da Igreja de Nossa Senhora das Mercês
  • Fonte do Padre Faria do Alto da Cruz.

Em Congonhas:

  • Igreja Matriz (desenho e escultura do pórtico, projeto do couro e imagem de São Joaquim).

Em Mariana:

  • Balcão da Igreja da Assunção de Nossa Senhora.
  • Chafariz da Samaritana.

Em Sabará:

  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo (escultura em pedra-sabão do frontispício, os ornatos da porta, dois púlpitos e a imagem de São Simão e de São João da Cruz).

Em Caeté:

  • Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso (altares laterais de São Francisco de Paula e de Santo Antônio, e a imagem de Nossa Senhora do Carmo com o Menino Jesus).

Em Catas Altas:

  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição (imagem de Cristo crucificado).

Em Santa Rita Durão:

  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário (altar lateral de Santa Ifigênia).

Em São João del-Rei:

  • Igreja de São Francisco de Assis (desenho geral, esculturas da porta, desenho do retábulo da capela-mor, altares laterais e imagem de São João Evangelista).
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo (desenho do frontispício e esculturas do pórtico).
  • Igreja de Santo Antônio (projeto das torres e dos pórticos)

Em Tiradentes:

  • Matriz de Santo Antônio (desenho do frontispício)

Em Nova Lima:

  • Matriz da igreja de Nossa Senhora do Pilar (altar mor, dois altares laterais, púlpitos e altar da sacristia).

Em Morro Grande:

  • Projeto da Igreja de São João Batista.
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
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