Bernini
Biografia de Bernini
Bernini (1598-1680) foi um escultor, arquiteto e pintor italiano, um dos pioneiros da arte barroca. Foi o maior escultor do século XVII, autor das grandes colunas da Praça de São Pedro, e do baldaquino, cúpula sustentada por colunas retorcidas que estão sobre o Altar Maior da Basílica de São Pedro no Vaticano.
Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles, Itália, no dia 7 de dezembro de 1598. Filho do escultor Pietro Bernini, aprendeu no atelier do pai a arte de esculpir.
Em 1606, mudou-se com a família para Roma, onde o pai iria realizar a decoração da Capela Paulina da Basílica de Santa Maria Maggiore.
Nos séculos XVI e XVII, Roma foi marcada pela construção de grandes obras em capelas, altares, monumentos funerais e por elementos decorativos que invadiram os edifícios religiosos, o que permitiu o artista mostrar seu talento de forma precoce.
Vida e obras de Bernini
As primeiras esculturas de Bernini já eram revolucionárias pelo movimento e pelas expressões dos rostos.
Bernini estudou as estátuas antigas e em 1616, Bernini já mostrava seu talento com a obra Enéias, Anquises e Ascânio fugindo de Tróia, ainda sob a influência de seu pai.
Por encomenda do Cardeal Scipione Borghese, sobrinho do Papa Paulo V, realizou várias obras em um estilo independente que representava uma reação contra os conceitos da estatuária renascentista então em voga.
Entre os grupos que criou para o cardeal destacam-se Davi Lançando a Pedra (1619), O Rapto de Prosérpina (1621) e Apolo e Dafne (1623), hoje na Galeria Borghese, em Roma.
Na próxima obra, O Rapto da Prosérpina Bernini consegue dar um efeito impressionante ao retratar as mãos de Plutão no corpo da mulher que ele tenta arrastar para o mundo inferior.
Na obra seguinte, Apolo e Dafne, uma escultura em tamanho natural, Bernini faz alusão à perseguição do deus grego do sol, Apolo, à ninfa Dafne. Nela, Dafane está se transformando em um nobre loureiro, com seus braços virando galhos, o cabelo, folhas, e seus pés, raízes. (A escultura retrata a história de amor, Metamorfose, escrita pelo poeta Ovídio, escrita no primeiro século da era cristã).
Em 1623, Matteo Barberini foi eleito papa, tomando o nome de Urbano VIII, tornou-se o maior patrono de Bernini. Durante seu pontificado, o artista criou o Baldaquino de São Pedro (1624) (cúpula sustentada por colunas), sobre o altar central.
Baldaquino de São Pedro
O Baldaquino foi construído em bronze escuro e dourado e sustentado por quatro colunas em espiral, apoiadas sobre uma base de mármore, debaixo da qual, segundo a tradição católica, encontra-se a sepultura de São Pedro, o primeiro dos apóstolos.
Para o papa, Bernini criou também as fachadas da Igreja de Santa Bibiana e do Palácio Propaganda Fide (1627), inúmeros túmulos e fontes, como a da Barcaccia (1629), na Piazza di Spagna, em Roma.
Barcaccia
Com a morte do papa Urbano VIIII, em 1644, e a eleição de Inocêncio X, Bernini perdeu seu lugar privilegiado no Vaticano para seu rival Borromini.
Em 1647 Bernini trabalhou na Capela Cornaro da Igreja de Santa Maria della Vittoria, em Roma, na obra Êxtase de Santa Tereza.
Êxtase de Santa Tereza
Na obra, o mármore parece inundado por uma luz celeste que transforma a figura de Teresa de Ávila, com seu coração a ponto de ser transpassado pela flecha do amor divino, numa visão milagrosa.
Depois da reconciliação com o papa Inocêncio, Bernini recebeu a encomenda da Fonte dos Quatro Rios (1648-1651) na praça central da Piazza Navona.
Fonte dos Quatro Rios
Segundo os estudiosos, esta é a obra que melhor revela o caráter cenográfico de Bernini, numa esplêndida fusão de cor, forma, luz e água.
Entre 1656, já no pontificado do papa Alexandre VII, Bernini iniciou sua maior obra, o projeto das "Colunas do Vaticano", que rodeiam a praça na entrada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Colunas do Vaticano
A obra de grandes dimensões possui monumentais estátuas de papas, santos e mártires católicos que adornam a parte superior de todo o conjunto. Desenhadas por Bernini, as 140 estátuas de três metros de altura, foram esculpidas por outros artistas e a obra só foi concluída em 1673.
Na basílica de São Pedro há outras obras de sua autoria, como a escada régia e o Túmulo de Urbano VIII (1628-1647).
Túmulo de Urbano VIII
A obra mostra o papa sentado, o braço alçado em gesto de comando. Abaixo, ladeando o sarcófago de bronze, encontram-se duas Virtudes em mármore branco, a Caridade e a Justiça. Por cima do sarcófago a figura da Morte parece escrever o nome de Urbano em uma folha.
Outra grande obra é o Túmulo de Alexandre VII (1671-1678), executado em grande parte pelos discípulos de Bernini.
Túmulo de Alexandre VII
Situado por cima de uma porta, que parece ser a entrada do túmulo, e no alto, está a figura do papa em oração, cercado pelas Virtudes. Saindo da porta, surge a figura da Morte com uma ampulheta na mão.
A fama de Bernini ultrapassou as fronteiras da Itália. Convidado por Luís XIV, o artista passou algum tempo em Paris, mas seus projetos para a fachada do Louvre não foram executados.
De sua estada na França, executou o busto de Luís XIV, vários desenhos e a estátua equestres do rei francês.
Últimos anos
Em seus últimos anos, Bernini restaurou a "Ponte do Castelo de SantAngelo" (1667-1669), quando criou uma série de anjos amargos e dolentes. A maior parte foi esculpida por seus assistentes.
Ponte do Castelo de SantAngelo
Bernini foi durante mais de dois séculos desprezado pelos acadêmicos e classicistas, sendo considerado o melhor exemplo de mau gosto e da monstruosidade artística. Só no século XX, com a reabilitação do Barroco, o artista voltou a ser reconhecido como um dos maiores escultores e arquitetos de todos os tempos.
Bernini faleceu em Roma, Itália, no dia 28 de novembro de 1680.
Obras de Bernini
- O Rapto de Prosérpina
- Apolo e Dafne
- Enéas, Anquise e Ascânio
- O Êxtase de Santa Tereza
- Santa Bibiana
- São Longuinho
- São Sebastião
- Busto de Santoni
- Busto do Papa Paulo V
- Busto do Papa Inocêncio X
- Busto de Alexandre VII
- Estátua Equestre de Constantino
- Busto de Francisco I
- Salvator Mundi
- Igreja de Santa Bibiana
- Baldaquino da Basílica de São Pedro no Vaticano
- Praça de São Pedro
- Escada Real
- Túmulo de Urbano VIII
- Túmulo de Alexandre VII
- Capela Chigi
- Fonte dos Quatro Rios - na Piazza Navona
- Fonte da Barcaccia - na Piazza de Spagna
- Fonte de Tristão na Piazza Barberini
- Castelo de Santo Ângelo
- Palácio Barberini
- Igreja de Sant Andrea al Quirinale
- Elefante do Obelisco na Piazza Minerva
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