Bernini
Biografia de Bernini
Bernini (1598-1680) foi um escultor, arquiteto e pintor italiano, um dos pioneiros da arte barroca. Foi o maior escultor do século XVII, autor das grandes colunas da Praça de São Pedro, e do baldaquino, cúpula sustentada por colunas retorcidas que estão sobre o Altar Maior da Basílica de São Pedro no Vaticano.
Gian Lorenzo Bernini nasceu em Nápoles, Itália, no dia 7 de dezembro de 1598. Filho do escultor Pietro Bernini aprendeu no atelier do pai a arte de esculpir.
Ainda criança, mudou-se com a família para Roma, onde o pai iria realizar a decoração da Capela Paulina da Basílica de Santa Maria Maggiore.
Nos séculos XVI e XVII, Roma foi marcada por grandes obras, em capelas, altares, monumentos funerais e por elementos decorativos que invadiram os edifícios religiosos, o que permitiu o artista mostrar seu talento de forma precoce.
Primeiras obras de Bernini
Em 1616, Bernini já mostrava seu talento com a obra Enéas, Anquises e Ascânio fugindo de Tróia, ainda sob a influência de seu pai.
Por encomenda do Cardeal Scipione Borghese, sobrinho do Papa Paulo V, realizou várias obras. Entre elas destacam-se Davi Lançando a Pedra (1619), O Rapto de Prosérpina (1621) e Apolo e Dafne (1623), hoje na Galeria Borghese, em Roma.
Na obra O Rapto da Prosérpina Bernini consegue dar um efeito impressionante ao retratar as mãos de Plutão no corpo da mulher que ele tenta arrastar para o mundo inferior.
Em Apolo e Dafne, uma escultura em tamanho natural, Bernini faz alusão à perseguição do deus grego Apolo à ninfa Dafne.
O papa Urbano VIII, eleito em 1623, foi o maior patrono do artista. Durante seu pontificado, Bernini criou o Baldaquino de São Pedro (1624) (cúpula sustentada por colunas), sobre o altar central.
Construído em bronze escuro e dourado e sustentado por quatro colunas em espiral, apoiadas sobre uma base de mármore, debaixo da qual, segundo a tradição católica, encontra-se a sepultura de São Pedro, o primeiro dos apóstolos.
Bernini criou também as fachadas da Igreja de Santa Bibiana e do Palácio Propaganda Fide (1627), e o projeto dos Campanários da Basílica de São Pedro.
Ainda nessa época, criou inúmeros túmulos e fontes, como a da Barcaccia, na Piazza di Spagna, em Roma.
Com a morte do papa Urbano VIIII, em 1644, e a eleição de Inocêncio X, Bernini perdeu seu lugar privilegiado no Vaticano para seu rival Borromini.
Em 1647 Bernini trabalhou na Capela Cornaro da Igreja de Santa Maria dela Vittoria, em Roma, na obra Êxtase de Santa Tereza.
Depois da reconciliação com o papa Inocêncio, recebeu a encomenda da Fonte dos Quatro Rios (1648-1651) na peça central da Piazza Navona.
Entre 1656, já no pontificado do papa Alexandre VII, Bernini inicia sua maior obra, o projeto das "Colunas do Vaticano", que rodeiam a praça na entrada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
A obra de grandes dimensões possui monumentais estátuas de papas, santos e mártires católicos que adornam a parte superior de todo o conjunto. Desenhadas por Bernini, as 140 estátuas de três metros de altura, foram esculpidas por outros artistas e a obra só foi concluída em 1673.
Na basílica de São Pedro há outras obras de sua de sua autoria, como a escada régia e o Túmulo de Urbano VIII (1628-1647).
A obra mostra o papa sentado, o braço alçado em gesto de comando. Abaixo, ladeando o sarcófago de bronze, encontram-se duas Virtudes em mármore branco, a Caridade e a Justiça
Por cima do sarcófago a figura da Morte parece escrever o nome de Urbano em uma folha.
Outra grande obra é o Túmulo de Alexandre VII (1671-1678), executado em grande parte pelos discípulos de Bernini.
Situado por cima de uma porta, que parece ser a entrada do túmulo, e no alto a figura do papa em oração, cercado pelas Virtudes. Saindo da porta, surge a figura da Morte com uma ampulheta na mão.
A fama de Bernini ultrapassou as fronteiras da Itália. Convidado por Luís XIV, o artista passou algum tempo em Paris. Seus projetos para a fachada do Louvre não foram executados.
Executou o busto de Luís XIV e desenhou várias estátuas equestres do rei francês.
Em seus últimos anos, Bernini restaurou a "Ponte do Castelo se SantAngelo" (1667-1669), quando criou uma série de anjos amargos e dolentes.
Bernini faleceu em Roma, Itália, no dia 28 de novembro de 1680.
Obras de Bernini
- O Rapto de Prosérpina
- Apolo e Dafne
- Enéas, Anquise e Ascânio
- O Êxtase de Santa Tereza
- Santa Bibiana
- São Longuinho
- São Sebastião
- Busto de Santoni
- Busto do Papa Paulo V
- Busto do Papa Inocêncio X
- Busto de Alexandre VII
- Estátua Equestre de Constantino
- Busto de Francisco I
- Salvator Mundi
- Igreja de Santa Bibiana
- Baldaquino da Basílica de São Pedro no Vaticano
- Praça de São Pedro
- Escada Real
- Túmulo de Urbano VIII
- Túmulo de Alexandre VII
- Capela Chigi
- Fonte dos Quatro Rios - na Piazza Navona
- Fonte da Barcaccia - na Piazza de Spagna
- Fonte de Tristão na Piazza Barberini
- Castelo de Santo Ângelo
- Palácio Barberini
- Igreja de Sant Andrea al Quirinale
- Elefante do Obelisco na Piazza Minerva
- Donatello (1386-1466) foi um escultor italiano, um dos grandes artistas da ar...
- Filippo Brunelleschi (1377-1446) foi um arquiteto, escultor e ourives italian...
- Michelangelo (1475-1564)foi um pintor, escultor e arquiteto italiano. É consi...
- Giotto (1266-1337) foi um pintor e arquiteto italiano, autor do desenho do "C...
- Cellini (1500-1571) foi um ourives e escultor italiano. Entrou para a históri...
- Antoni Gaudí (1852-1926) foi um arquiteto catalão um dos grandes inovadores d...
- Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um arquiteto brasileiro, responsável pelo plan...
- Aleijadinho (1738-1814) foi um escultor, entalhador e arquiteto do Brasil col...
- Auguste Rodin (1840-1917) foi um escultor francês. O Pensador, O Beijo, A Po...
- Frans Krajcberg (1921-2017) foi um escultor, pintor, gravador e fotógrafo pol...