Filippo Brunelleschi

Arquiteto italiano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Filippo Brunelleschi

Filippo Brunelleschi (1377-1446) foi um arquiteto, escultor e ourives italiano, autor do projeto da cúpula da Igreja de Santa Maria del Fiori – a Catedral de Florença.

Filippo Brunelleschi (1377-1446) nasceu em Florença, Itália, no ano de 1377. Filho do notário Brunellesco di Lippo e de Giovana degli Spini recebeu boa educação. Foi aluno do matemático Paolo dal Pozzo Toscanelli, que lhe ensinou geometria linear. Interessado em arte e arquitetura, começou como ourives e trabalhou nas estátuas de Santo Agostinho e do Evangelista São João e nos bustos dos profetas Jeremias e Isaias, no altar de San Jacopo, na catedral de Pistoia.

Brunelleschi passou quinze anos em Roma estudando construções da Antiguidade ao lado do amigo célebre, o escultor Donatello. Impressionado com edifícios como o Panteão romano, retornou a Florença disposto a resgatar a glória arquitetônica do período clássico. Em 1418, entrou na disputa pelo projeto da cúpula (Domo) da Catedral de Santa Maria del Fiori, em Florença.

O projetista original da Catedral foi Arnolfo di Cambio, que iniciou a construção em 1926. Mas coube ao pintor Giotto a continuação do trabalho e do campanário, erguido à direita do templo. Em 1355, Francisco Talenti deu continuidade ao trabalho que havia sido interrompido, modificando sua estrutura e ampliando o projeto. Finalmente, em 1418, coube a Brunelleschi projetar a cúpula que foi concluída em 1438.

Filippo Brunelleschi foi tachado de doido ao propor uma solução para a cúpula que adicionava mais complexidade à tarefa: a construção não apenas de uma, mas de duas abóbadas superpostas. No espaço entre elas, uma escadaria permitiria subir até o topo, com 463 degraus. Com 45,5 metros de altura por 52 de diâmetro, a obra conserva até hoje o título de maior abóbada do mundo feita em argamassa e tijolos.

Ele inventou um guindaste capaz de içar as 37 mil toneladas de material do chão ao cume da abóbada, só com a tração de alguns animais. Na base da obra, o arquiteto embutiu ao alongo dos oito lados da cúpula, nove anéis circulares horizontais – referência aos círculos que compõem o Paraíso na Divina Comédia de Dante Alighieri. A façanha fez de Brunelleschi a primeira celebridade da arquitetura.

Brunelleschi também projetou outras obras em Florença, como a “Basílica de São Lourenço”, que apresenta uma planta em cruz e possui uma imponente cúpula, a “Capela Pazzi”, uma obra-prima da arquitetura do Renascimento italiano que está localizada no claustro da Basílica da Santa Cruz, a “Basílica do Espírito Santo” que só foi concluída depois de sua morte, o “Palácio Pitti” com estilo renascentista inspirado na arquitetura romana que só foi iniciada em 1446 e o “Hospital dos Inocentes”, um notável exemplo da arquitetura do Renascimento italiano, onde hoje funciona um museu de arte renascentista.  

Filippo Brunelleschi faleceu em Florença, Itália, no dia 15 de abril de 1446.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Giotto (1266-1337) foi um pintor e arquiteto italiano, autor do desenho do "C...
  • Bernini (1598-1680) foi um escultor, arquiteto e pintor italiano, um dos pion...
  • Antoni Gaudí (1852-1926) foi um arquiteto catalão um dos grandes inovadores d...
  • Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um arquiteto brasileiro, responsável pelo plan...
  • Frank Gehry (1929) é um arquiteto canadense naturalizado norte-americano, aut...
  • Paulo Mendes da Rocha (1928 - 2021) foi um arquiteto brasileiro, premiado com...
  • Lúcio Costa (1902-1998) foi Arquiteto e Urbanista brasileiro. Autor do projet...
  • Frank Lloyd Wright (1867-1959) foi um arquiteto norte-americano, autor de fam...
  • Le Corbusier (1887-1965) foi um arquiteto, urbanista e pintor franco-suíço. F...
  • Santiago Calatrava (1951) é um arquiteto e engenheiro espanhol, um expoente d...