Santiago Calatrava

Arquiteto e engenheiro espanhol

Biografia de Santiago Calatrava

Santiago Calatrava (1951) é um arquiteto e engenheiro espanhol, um expoente da chamada “arquitetura espetáculo”, com suas obras de vidro e aço que lembram verdadeiras esculturas gigantes.

Santiago Calatrava (1951) nasceu em Valência, na Espanha, no dia 28 de julho de 1951. Licenciou-se em Arquitetura na Universidade de Valência, em 1974. Cursou Urbanismo e Belas Artes. Licenciou-se também em Engenharia Civil, pela Universidade de Zurique, na Suíça, em 1979 e doutorou-se em 1981.

Santiago Calatrava tornou-se um dos mais importantes arquitetos da atualidade e é dono de um processo criativo singular. Seu ponto de partida não são apenas desenhos, mas também aquarelas, que ele produz às centenas como verdadeira arte, até chegar à forma final. A cada projeto Calatrava chega a publicar um novo livro com seus esboços.

Outra de suas particularidades é o apreço por maquetes – tanto que mantém uma fábrica na Suíça, onde um grupo de engenheiros especializados desenvolve modelos de até 2 metros de altura que simulam todas as engrenagens concebidas para os edifícios. Os traços inspirados na natureza e a estrutura em movimento são resultado de cálculos milimétricos conduzidos pelo próprio Calatrava.

As obras de Santiago Calatrava estão espalhadas pela Europa, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Brasil. A “arquitetura espetáculo” é amparada por programas de computador e técnicas de construção que permitem edificar obras que parecem desafiar a lei da física. Muitas delas têm se prestado à função de lançar luz sobre as áreas decadentes e abandonadas de grandes cidades.

Em Valência ele ergueu a “Cidade das Artes e das Ciências” um impressionante complexo arquitetônico formado por oito gigantescas construções, entre elas: o planetário em formato de olho humano adornado com gigantescas pálpebras de aço, um oceanário e o Palácio das Artes Reina Sofia. Em 1998, Calatrava deixou como legado a monumental “Estação do Oriente”, em Lisboa, Portugal, cuja cobertura está equilibrada sobre colunas que se assemelham a palmeiras. Entre seus mais ousados trabalhos, figura o Museu de Arte de Milwaukee, nos Estados Unidos, que atrai atenção pelos tubos de aço formando a silhueta de um pássaro cujas asas atingem 66 metros de comprimento.

Na cidade sueca de Malmö, Calatrava construiu o “Turning Torso”, um espigão residencial de 54 andares que imita um tronco retorcido até 90 graus. Em Nova Iorque a “Estação PATH”, foi construída na região onde ficava o World Trade Center, que inclui um teto que da a impressão de imitar, por meio de enormes estruturas de aço, as mãos de uma criança segurando uma pomba.

Santiago Calatrava construiu mais de quarenta pontes, entre elas, a “Ponte del Alamillo”, em Sevilha, na Espanha, a “Ponte da Paz”, em Alberta, no Canadá e a “Puente de la Mujer”, debruçada sobre o Rio da Prata, em Buenos Aires, onde a estrutura foi projetada para girar em torno de um único eixo fincado sob as águas, de maneira a abrir passagem para navios de grande porte. Na revitalização da região portuária do Rio de Janeiro, o edifício do “Museu do Amanhã”, dedicado à ciência e à tecnologia, um ambicioso projeto de Calatrava, de forma longilínea, lembra um caule estilizado recoberto por painéis de vidro e aço debruçado sobre a Baía de Guanabara, numa área que era um símbolo de decadência.

Veja também as biografias de:
  • Frederick Taylor (1856-1915) foi um engenheiro mecânico norte-americano, cons...
  • Jules Henri Fayol (1841-1925) foi um engenheiro, grande gestor e pesquisador...
  • André Rebouças (1838-1898) foi um engenheiro, professor, abolicionista e mona...
  • James Watt (1736-1819) foi um engenheiro mecânico e matemático escocês. Aperf...
  • Joaquim Cardoso (1897-1978) foi engenheiro e poeta brasileiro. Trabalhou com...
  • Oscar Niemeyer (1907-2012) foi arquiteto brasileiro. Responsável pelo planeja...
  • Filippo Brunelleschi (1377-1446) foi um arquiteto, escultor e ourives italian...
  • Paulo Mendes da Rocha (1928) é um arquiteto brasileiro. Premiado com o Leão d...
  • Frank Gehry (1929) é um arquiteto canadense naturalizado norte-americano, aut...
  • Antoni Gaudí (1852-1926) foi um arquiteto catalão um dos grandes inovadores d...

Última atualização: 21/12/2018

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.