Santiago Calatrava
Biografia de Santiago Calatrava
Santiago Calatrava (1951) é um arquiteto e engenheiro espanhol, um expoente da chamada arquitetura espetáculo, com suas obras de vidro e aço que lembram verdadeiras esculturas gigantes.
Com obras de grandes dimensões e algumas com estruturas em constante movimento, seus desenhos são inspirados em formas da natureza como pássaros e plantas.
Santiago Calatrava nasceu em Valência, na Espanha, no dia 28 de julho de 1951. Licenciou-se em Arquitetura na Universidade de Valência, em 1974. Cursou Urbanismo e Belas Artes. Licenciou-se também em Engenharia Civil, pela Universidade de Zurique, na Suíça, em 1979, e doutorou-se em 1981.
Em 1981, logo depois de formado, ele instalou seu primeiro escritório em Zurique, Suíça, assumindo pequenas encomendas de engenharia. Em 1983 venceu o concurso para o projeto e construção da Estação Ferroviária Stadelhofen em Zurique.
Em 1984, Calatrava projetou a Ponte Bac de Roda em Barcelona. Este foi o primeiro projeto de ponte que deu início a sua reputação internacional:
Entre outras pontes notáveis que Calatrava construiu destaca-se a Ponte Alamillo (1992) encomendada pra a Expo Mundial em Sevilha, Espanha:
Em 1994, Calatrava inaugurou a expansão do Museu de Arte de Milwaukee, nos Estados Unidos, que chama a atenção pelos tubos de aço formando a silhueta de um pássaro cujas asas atingem 66 metros de comprimento. Em um discreto movimento, elas se posicionam ora para cima ora para baixo:
Em 1998, Calatrava inaugurou a monumental Estação do Oriente, a principal estação ferroviária de Lisboa, Portugal, cuja cobertura está equilibrada sobre colunas que se assemelham a palmeiras:
Em 2001, teve início a construção da Puente de la Mujer, debruçada sobre o Rio da Prata, em Buenos Aires, onde a estrutura foi projetada para girar em torno de um único eixo fincado sob as águas, de maneira a abrir passagem para navios de grande porte:
Na cidade sueca de Malmö, Calatrava construiu o Turning Torso Tower (2005), um espigão residencial de 54 andares que imita um tronco retorcido até 90 graus.
Em Valência, sua cidade natal, Calatrava ergueu a Cidade das Artes e das Ciências (2006), um impressionante complexo arquitetônico formado por oito gigantescas construções, entre elas: o planetário em formato de olho humano adornado com gigantescas pálpebras de aço em constante abre e fecha, um oceanário, uma casa de ópera que lembra a cabeça de uma serpente, duas pontes e jardins, Museu das Ciências Príncipe Felipe e o Palácio das Artes Reina Sofia:
Santiago Calatrava tornou-se um dos mais importantes arquitetos da atualidade e é dono de um processo criativo singular. Seu ponto de partida não se limita apenas a desenhos, mas também aquarelas, que ele produz às centenas como verdadeira arte, até chegar à forma final. A cada projeto Calatrava chega a publicar um novo livro com seus esboços.
Outra de suas particularidades é o apreço por maquetes tanto que mantém uma fábrica na Suíça, onde um grupo de engenheiros especializados desenvolve modelos de até 2 metros de altura que simulam todas as engrenagens concebidas para os edifícios. Os traços inspirados na natureza e a estrutura em movimento são resultado de cálculos milimétricos conduzidos pelo próprio Calatrava.
As obras de Santiago Calatrava estão espalhadas pela Europa, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Brasil. A arquitetura espetáculo é amparada por programas de computador e técnicas de construção que permitem edificar obras que parecem desafiar a lei da física. Muitas delas têm se prestado à função de lançar luz sobre as áreas decadentes e abandonadas de grandes cidades.
Em 2010, na revitalização da região portuária do Rio de Janeiro, Calatrava projetou o edifício do Museu do Amanhã (2015), dedicado à ciência e à tecnologia, um ambicioso projeto de forma longilínea que lembra um caule estilizado recoberto por painéis de vidro e aço debruçado sobre a Baía de Guanabara:
Em Nova Iorque a o World Trade Center Transportation Hub (2016) foi construído na região onde ficava o World Trade Center, que inclui um teto que dá a impressão de imitar, por meio de enormes estruturas de aço, as mãos de uma criança segurando uma pomba.
Vida pessoal
Santiago Calatrava é casado com a advogada sueca Tina Marangoni e juntos têm quatro filhos. Gabriel e Sofia, também engenheiros, trabalham com o pai, que tem escritórios em Valência, Zurique e Nova Iorque.
Entre outras obras notáveis de Calatrava destacam-se:
- Estação de Trens do Aeroporto Saint-Exupéry, Lyon, França (1989-1994)
- Ponte da Alameda e Estação do Metrô, Valencia, Espanha (1991-1995)
- Aeroporto de Sondica, Bilbao, Espanha (2000)
- James Joyce Bridge, Dublin, Irlanda, EUA (2003)
- Passarela Campo Volantin, Bilbao, Espanha (1990-1997)
- Sundial Bridge em Redding, Califórnia, EUA (1999-2004)
- Complexo Desportivo Olímpico de Atenas, Grécia (2004)
- Ponte das Cordas - Ponte LRT, Jerusalém (2008)
- Ponte da Constituição, Veneza, Itália (2008)
- Estação Ferroviária Liège-Guillemins, Bélgica (2009)
- Ponte Samuel Beckett, Dublin, Irlanda (2009)
- Palácio de Congressos, Oviedo, Espanha (2011)
- Ponte da Paz de Calgary, Canadá (2012)
- Ponte Margaret Hunt Hill, Dallas, Texas (2012)
- Margaret McDermott Bridge, Dallas, Texas (2012)
- Stazione Mediopadana, Reggio Emilia, Itália (2013)
- London Peninsula Place, Reino Unido (2017)
- Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos, Dubai (2020)
- Dubai Creek Tower, Dubai (2022)
- André Rebouças (1838-1898) foi um engenheiro, professor, abolicionista e mona...
- Jules Henri Fayol (1841-1925) foi um engenheiro, grande gestor e pesquisador...
- Frederick Taylor (1856-1915) foi um engenheiro mecânico norte-americano, cons...
- James Watt (1736-1819) foi um engenheiro mecânico e matemático escocês. Aperf...
- Joaquim Cardoso (1897-1978) foi um engenheiro, poeta, contista e professor br...
- Antoni Gaudí (1852-1926) foi um arquiteto catalão um dos grandes inovadores d...
- Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um arquiteto brasileiro, responsável pelo plan...
- Filippo Brunelleschi (1377-1446) foi um arquiteto, escultor e ourives italian...
- Frank Gehry (1929) é um arquiteto canadense naturalizado norte-americano, aut...
- Paulo Mendes da Rocha (1928 - 2021) foi um arquiteto brasileiro, premiado com...