Jules Henri Fayol

Engenheiro e gestor francês

Biografia de Jules Henri Fayol

Jules Henri Fayol (1841-1925) foi um engenheiro, grande gestor e pesquisador francês, criador da Teoria Clássica da Administração.

Jules Henri Fayol (1841-1925) nasceu em Istambul, Turquia, no dia 29 de julho de 1841. Filho de franceses voltou para a França em 1847, onde Estudou engenharia de Minas na École Nationale Supérieure des Mines, em Saint-Étienne, concluindo o curso em 1860.

Com 19 anos começou a trabalhar na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville, em Commentry, uma mineradora de carvão que se encontrava à beira da falência. Seu trabalho como gestor levou a empresa a um novo patamar de resultados. Em 1888 foi promovido a diretor onde permaneceu até 1918.

Em 1916, Henri Fayol publicou “Administration Industrielle et Générale” um dos marcos da história do pensamento administrativo. Na obra, o autor diz que a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos e que, para o gestor atingir seus objetivos deve seguir cinco funções: previsão, organização, comando, coordenação e controle.

Jules Henri Fayol foi um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma de suas contribuições diz respeito à gestão administrativa – ou processo administrativo, onde pela primeira vez se falou em administração como disciplina e profissão, que podia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.

Em seus últimos anos de vida dedicou-se a divulgar os Princípios de Administração, que reuniu suas pesquisas e experiências na gestão de empresa. Fayol definiu 14 princípios gerais que devem ser aplicados à gestão de qualquer tipo de empresa, seja comercial, industrial, religiosa ou governamental, são eles: Unidade de Direção, Unidade de Comando, Disciplina, Autoridade e Responsabilidade, Divisão de Trabalho, Subordinação dos Interesses Individuais aos da organização, Remuneração do Pessoa (justa e garantida), Centralização (da autoridade no nível superior), Ordem, Cadeia, Equidade, Estabilidade do Pessoal, Iniciativa e Espírito de Equipe.

Jules Henri Fayol fundou o Centro de Estudos Administrativos, onde reunia pessoas interessadas em administração, com o propósito de deixar sua contribuição para a criação e divulgação das teorias administrativas. Escreveu "Taches Actuelles et Futures des Dirigents".

Jules Henri Fayol faleceu em Paris, França, no dia 19 de novembro de 1925.

Veja também as biografias de:
  • Frederick Taylor (1856-1915) foi um engenheiro mecânico norte-americano, cons...
  • André Rebouças (1838-1898) foi um engenheiro, professor, abolicionista e mona...
  • James Watt (1736-1819) foi um engenheiro mecânico e matemático escocês. Aperf...
  • Joaquim Cardoso (1897-1978) foi engenheiro e poeta brasileiro. Trabalhou com...
  • Santiago Calatrava (1951) é um arquiteto e engenheiro espanhol, um expoente d...
  • Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da S...
  • Auguste Comte (1798-1857) foi filósofo francês. Considerado o fundador do pos...
  • Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi imperador francês. Conquistou uma grande e...
  • Michel Foucault (1926-1984) foi um filósofo que exerceu grande influência sob...
  • Voltaire (1694-1778) foi um filósofo e escritor francês, um dos grandes repre...

Última atualização: 15/10/2015

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.