São Judas Tadeu

Apóstolo de Cristo
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de São Judas Tadeu

São Judas Tadeu foi um apóstolo de Cristo. Era primo de Jesus. Sua mãe Maria era prima de Maria (mãe de Jesus) e seu pai Alfeu era irmão de São José. A pregação e o testemunho de Judas Tadeu impressionavam os pagãos que logo se convertiam. Não deve ser confundido com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus.

São Judas Tadeu nasceu em Caná de Galileia, na Palestina, no ano 1 da Era Cristã. Era filho de Alfeu e Maria Cleofas. Era irmão de Tiago, de José, de Simão e de Maria Salomé. Tiago foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e se tornou o primeiro bispo de Jerusalém.

Na Bíblia, Judas Tadeu é citado sempre junto com os Doze apóstolos. No Evangelho de São João, Seu nome vem seguido da expressão “não o Iscariotes”, para diferenciá-lo do Judas que traiu Jesus. Judas é também citado como: “Tadeu”, “Judas, irmão de Tiago” e “Judas, filho de Tiago”.

Judas Tadeu Segundo o Evangelho de São João

Segundo São João, durante a Última Ceia, quando Jesus confortava seus discípulos com palavras de despedida e de esperança da volta, Judas indaga Jesus:

“Judas, não o Iscariotes, perguntou: Senhor, por que vais manifestar-te a nós e não ao mundo? Jesus respondeu: Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu pai viremos e faremos nele a nossa morada. Quem me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês ouvem não é minha, mas é a palavra do Pai que me enviou”. (João 14,22-24).

Judas Tadeu Segundo o Evangelho de São Marcos

Segundo São Marcos, Jesus formou o novo povo de Deus, o grupo dos Doze:

“Jesus subiu ao monte e chamou os que desejava escolher. E foram até ele. Então Jesus constituiu o grupo dos Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios”.

“Constituiu assim os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu aos quais deu o nome de Boaneges, que quer dizer filho do trovão; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu. (Marcos 3,13-19).

Durante as pregações, Jesus é questionado por sua sabedoria, e seus discípulos são citados:

“Jesus foi para Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficaram admirados e diziam: De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele”. (Marcos 6,1-2)

“Esse homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco? E ficaram escandalizados por causa de Jesus”. (Marcos 6,3).

Marcos também relata a peregrinação de Jesus e a missão dos discípulos:

“Jesus começou a percorrer as redondezas, ensinando nos povoados. Chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes poder sobre os espíritos maus. Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. (Marcos 6,7-9;12).

Início das pregações

Depois que Jesus ressuscitou ele apareceu primeiro a Maria Madalena, em seguida, os Apóstolos receberam o Espírito Santo, e foram orientados a iniciarem as pregações:

“Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo. Jesus os repreendeu por causa da falta de fé e pela dureza do coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. Então Jesus disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte”. (Marcos 16,14-15;20)

Judas Tadeu tomou parte no primeiro “Concílio de Jerusalém”, e em seguida, passou evangelizando pela Mesopotâmia, atual Pérsia, Edessa, Arábia e Síria. Destacou-se principalmente na Armênia, Síria e Norte da Pérsia, sendo o primeiro a manifestar apoio ao rei estrangeiro, Algar de Edessa.

Morte

Na Mesopotâmia, Judas Tadeu ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão, o Zelote. Segundo relata São Jerônimo, ambos foram martirizados cruelmente quando estavam na Pérsia, mortos a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, no dia 28 de outubro do ano 70, por se recusarem a prestar culto à deusa Diana.

Assim, na igreja ocidental, os dois santos são celebrados juntos em 28 de outubro. A Igreja Ortodoxa Grega, contudo, distingue Judas de Tadeu, celebrando Judas, "irmão" de Jesus, em 19 de junho, e o apóstolo Tadeu em 21 de agosto.

São Judas Tadeu é invocado como advogado das causas desesperadas e dos supremos momentos de angústia. Essa devoção surgiu na França e na Alemanha no fim do século XVIII.

No Brasil, a devoção a São Judas Tadeu é muito popular e surgiu no início do século XX. Devido à forma como foi martirizado, sempre é representado em suas imagens segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio.

Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro.

Oração de São Judas Tadeu

São Judas Tadeu alcançai-me a graça que vos peço. Eu prometo, ó bendito São Judas, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de vos louvar e honrar como meu especial e poderoso patrono e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para espalhar a Vossa devoção por toda a parte.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Jesus Cristo foi um profeta, pregador e líder religioso. Para os cristãos, é...
  • Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Segundo o Evangelho, canô...
  • Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recru...
  • São Bartolomeu , também chamado de Natanael, foi um dos doze primeiros apóstol...
  • São Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre o...
  • São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. Escreveu o...
  • São Mateus foi um dos doze apóstolo de Cristo. É o autor do primeiro dos três...
  • São Matias foi um dos apóstolo de Cristo. Foi o escolhido entre os demais dis...
  • São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagad...
  • São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulo...
  • São Simão , Apóstolo foi um dos Doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Entr...
  • São Tiago foi um dos apóstolo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento en...
  • São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ausente o momento em que...