São Tomé

Apóstolo de Cristo

Biografia de São Tomé

São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Seu nome está ligado à expressão “ver para crer”, pois ele estava ausente e duvidou da ressurreição de Jesus.

São Tomé era judeu da Galileia e como outros discípulos era um pescador. O primeiro encontro de Tomé com Jesus se deu nas margens do mar de Tiberíades, conforme relata o Evangelho de São João: “Estavam juntos Simão Pedro, Tomé chamado Gêmeo, e outros discípulos de Jesus”. Simão Pedro disse: “Eu vou pecar”. Eles disseram: “Nós também vamos.” Saíram e entraram na barca. Mas naquela noite não pescaram nada. Quando amanheceu, Jesus estava na margem, mas os discípulos não sabia que era Jesus. Então Jesus disse: “Rapazes, vocês têm alguma coisa para comer?” Eles responderam: “Não.” Então Jesus falou: “Joguem a rede do lado direito da barca e vocês acharão peixe.” (João 21, 2-3-4-5-6)

Ainda no Evangelho de São João, quando Jesus ouviu falar que Lázaro, irmão de Maria estava doente, disse aos discípulos: “Vamos outra vez à Judeia!” Os discípulos contestaram: “Mestre, agora há pouco os judeus queriam te apedrejar, e vais de novo para lá?” Jesus disse: “O nosso amigo Lázaro adoeceu. Eu vou acordá-lo.” Os discípulos disseram: “Senhor, se ele está dormindo vai se salvar”. Então Jesus falou claramente para eles: “Lázaro está morto. Agora vamos para a casa dele.” Então Tomé, chamado Gêmeo, disse aos companheiros: “Vamos nós também para morrermos com ele”. (João 11, 7-8-11-12-14-16).

Em outro momento do Evangelho de São João, durante a ceia, após Jesus saber que foi traído por Judas e se retirar do meio dos apóstolos, Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu; “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.” (João 14, 5-6).

A dúvida de São Tomé

São Tomé não estava com os outros discípulos quando Jesus veio à terra em sua primeira aparição. Os outros discípulos disseram para ele: “Nós vimos o Senhor”. Tomé disse: “Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei”.

Uma semana depois, os discípulos estavam reunidos de novo. Desta vez, Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: “A Paz esteja com vocês.” Depois disse a Tomé: “Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé”. Tomé respondeu a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus disse: “Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditam sem ter visto.” (João 20, 25-26-27-28-29). Esse ato, deu lugar à expressão segundo São Tomé: "ver para crer."

Missionário e mártir na Índia

Depois da morte de Jesus, São Tomé estendeu seu apostolado até a Índia, onde foi perseguido por líderes religiosos. Conquistou muitos seguidores e em Malabar surgiu uma fervorosa comunidade cristã. Fundou a Igreja de São Tomé. Consta que foi martirizado e morto pelo rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, onde fica o monte São Tomé e a Catedral de mesmo nome, supostamente o local de seu sepultamento. Historiadores acreditam que o apóstolo foi morto à flechadas, por hindus, enquanto orava.

Suas relíquias foram veneradas na Síria e depois levadas para o Ocidente e preservadas em Ortona, na Itália. O dia de São Tomé é festejado pelos católicos em 3 de julho.

Veja também as biografias de:
  • Jesus Cristo foi o grande profeta. A figura central do Cristianismo...
  • Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Segundo o Evangelho, canô...
  • Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recru...
  • São Bartolomeu , também chamado de Natanael, foi um dos doze primeiros apóstol...
  • São Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre o...
  • São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. Escreveu o...
  • São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo. Era primo irmão de Jesus...
  • São Mateus foi um dos doze apóstolo de Cristo. É o autor do primeiro dos três...
  • São Matias foi um dos apóstolo de Cristo. Foi escolhido para ocupar a vaga de...
  • São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagad...
  • São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulo...
  • São Simão , Apóstolo foi um dos Doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Entr...
  • São Tiago foi um dos apóstolo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento en...

Última atualização: 10/07/2017

Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.