Quem descobriu o Brasil?

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação

A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.

Segundo documentos, o fato ocorreu no dia 22 de abril de 1500, 44 dias depois da saída das embarcações de Lisboa, em Portugal.

Pedro Álvares Cabral era o comandante dessa grande empreitada que começou com a missão de se chegar às Índias, mas que acabou por aportar em terras até então desconhecidas. 

O primeiro lugar avistado foi um morro, batizado de Monte Pascoal. No dia seguinte, 23 de abril, os europeus pisam em terra firme e fazem os primeiros contatos com os indígenas.

O desembarque ocorreu em uma praia de areia branca, que corresponde hoje a Porto Seguro, no sul da Bahia

Na época, o lugar onde aportaram e mais um pedaço da costa do nordeste brasileiro foi chamado de Ilha de Vera Cruz.

Quem foi Pedro Álvares Cabral?

Cabral nasceu em 1467, na cidade portuguesa de Belmonte. Veio de uma família nobre, sendo que seus antepassados foram vitoriosos em lutas importantes, e assim receberam o reconhecimento da corte portuguesa.

Retrato de Pedro Álvares Cabral
Retrato de Pedro Álvares Cabral

Aos 11 anos inicia os estudos em história e cosmografia (astronomia descritiva), além de aprender a usar armas.

Cinco anos depois, aprofunda-se no estudo astronômico e militar. Assim, ganha a confiança total do rei D. Manuel, que governava na época, e recebe o título de Fidalgo do Conselho do Rei e Cavaleiro da Ordem de Cristo.

Então, é em 1499 que Cabral recebe a importante missão de comandar a viagem rumo às Índias, que teria como consequência a descoberta do litoral brasileiro.

Pedro Álvares Cabral passou dez dias no território e partiu em seguida para as Índias, onde, depois de 3 meses, desembarca e é recebido com hostilidade em Calicute. Após isso, vai para outro território indiano, onde faz negócios e se abastece se muitas especiarias.

Seu retorno a Portugal acontece em 21 de julho de 1501. Das 13 embarcações que saíram, apenas 6 voltaram. Ao chegar é bem recebido.

Dois anos depois, se casa com D. Isabel de Castro e constrói família.

Sua relação com o rei é abalada e apesar de ter sido nomeado como chefe de uma nova expedição, é substituído por Vasco da Gama.

Pedro Álvares Cabral morreu em 1520 na cidade de Santarém, em Portugal.

Outras versões sobre o descobrimento do Brasil

Apesar de não existirem registros históricos que afirmem oficialmente que outras expedições tenham vindo ao Brasil antes da frota de Cabral, há documentos que sugerem que, talvez, o Brasil tenha sido descoberto antes de 22 de abril de 1500.

Por exemplo, o manuscrito Esmeraldo de Situ Orbis, do navegante português Duarte Pacheco Pereira (1460-1533), que menciona uma viagem em 1498 em que cita terras que podem fazer parte da costa litorânea da região do Amazonas e Maranhão.

Há ainda outras pesquisas que apontam os espanhóis Vicente Yáñez Pinzón (1462-1514) e Diego de Lepe (1440-1515) como os primeiros europeus a desembarcarem no solo nacional. O fato teria ocorrido em janeiro de 1500 onde hoje é Pernambuco, três meses antes de Cabral e seus marujos chegarem.

Que qualquer forma, sendo os portugueses ou espanhóis, é importante destacar que esse conceito de descobrimento de territórios é bastante eurocêntrico, ou seja, interpreta os acontecimentos históricos somente do ponto de vista dos europeus.

No caso do Brasil, por exemplo, já havia uma enorme população composta de diversas tribos indígenas vivendo aqui. Essas populações, chamadas originárias, já tinham suas culturas e modo de viver e trabalhar a terra, de modo que com a chegada dos exploradores todo esse sistema foi alterado.

Referência bibliográfica: 5ª série. Brasil colônia. São Paulo: FTD,. 1992. SANTOS, Joel Rufino dos. História

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Formada em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.