São Tiago
Biografia de São Tiago
São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento entre os três mais próximos apóstolos de Jesus, junto com os irmãos Pedro e André e o mais novo João.
São Tiago é também conhecido como "São Tiago Maior" para diferenciá-lo de Tiago Menor, filho de Alfeu, primo de Jesus, que era de Nazaré e também apóstolo.
Segundo o Novo Testamento, Tiago nasceu em Betsaida, na Galileia, por volta do ano 5 a.C. Filho de Zebedeu e de Salomé fazia parte de um grupo de pescadores, formado por seu pai, seu irmão João e também Pedro.
Discípulo de Jesus Cristo
Tiago foi um dos discípulos escolhidos pessoalmente por Jesus Cristo, quando este andava à beira do mar da Galiléia: Indo mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago e João, filhos do Zebedeu. Estavam na barca com seu pai, concertando as redes. E Jesus os chamou. Eles deixaram imediatamente a barca e o pai, e seguiram a Jesus. (Mt 4,21-22) (Mc 1,16-20)
Tiago, São João Evangelista e São Pedro, passaram a fazer parte dos discípulos privilegiados dentro da comunidade dos apóstolos. Tiago acompanhou o Mestre em suas pregações, em momentos gloriosos e também em momentos dolorosos.
Depois que saíram da sinagoga de Cafarnaum, foram para a casa de Simão Pedro, quando Tiago presenciou um milagre: Saíram da sinagoga e foram logo para a casa de Simão e André, junto com Tiago e João. A sogra de Simão estava na cama, com febre. Jesus foi aonde ela estava, segurou sua mão e ajudou-a a se levantar. Então a febre deixou a mulher, e ela começou a servi-los. (Mc 1,29-31)
Nessa época, Jesus formou o grupo de discípulos: Então Jesus constituiu o grupo dos Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios. (Mc 3,14-15)
Constituiu assim os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu. (Mc 3,16-19)
Tiago estava presente quando um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, chamou Jesus para salvar sua filha: Sua filha morreu. Por que você ainda incomoda o Mestre Jesus ouviu a notícia e disse: Não tenha medo, apenas tenha fé. E jesus não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. (Mc 5,35-37)
Tiago contemplou a Transfiguração de Cristo: Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisso lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus. (Mt. 17,1-3)
Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra, e da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, que muito me agrada. Escutem o que ele diz. Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados. (Mt 17,5-6)
Tiago estava presente durante a última ceia, quando Jesus fez uma revelação: Ao cair da tarde, Jesus chegou com os Doze. Enquanto estavam à mesa comendo, Jesus disse: Eu garanto a vocês: um de vocês vai me trair. É alguém que come comigo. O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura. (Mc 14,17-21)
Thiago também presenciou a agonia de Jesus no horto de Getsêmani: Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar com medo e angústia. Logo mais, enquanto Jesus ainda falava, chegou Judas, um dos Doze, com uma multidão armada de espadas e paus. Judas beijou Jesus e os soldados o prenderam. (Mc 14,33;43-46)
O Evangelho de Mateus relata que após ressuscitar, Jesus foi ao encontro dos seus discípulos: Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus tinha indicado. Quando viram Jesus, ajoelharam-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. (Mt 28,16-17)
Então Jesus se aproximou, e falou: Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. (Mt 28,18-19)
Após a ascensão de Jesus, os discípulos iniciaram um trabalho de evangelização. Segundo a tradição, Tiago seria o primeiro a evangelizar a Espanha, tornando-se depois seu patrono. Esteve em Compostela, na Galizia, e em Saragoça.
A Visão de Maria
Enquanto descansava às margens do rio Ebro, em Saragoça, na Espanha, São Tiago teve uma visão de Maria (mãe de Jesus), que lhe apareceu sobre uma coluna de luz rodeada de anjos, lhe entregou uma coluna de jaspe, e lhe pediu que erguesse uma Igreja exatamente no local onde estava.
Ela pediu ainda, que Tiago e seus seguidores voltassem para Jerusalém, depois de materializar seu pedido. Após edificar a igreja, que se transformaria mais tarde, na "Basílica de Nossa Senhora do Pilar", Tiago voltou para Jerusalém, a pedido da Virgem. A coluna de jaspe hoje sustenta a sua imagem.
Morte
A última citação de Tiago no texto bíblico é a de sua morte ocorrida por volta do ano 44: Nesse tempo, o rei Herodes Agripa começou a perseguir alguns membros da Igreja, e mandou matar com uma espada, Tiago, irmão de João". Tiago é o único apóstolo que tem sua morte citada na Bíblia. Foi o primeiro discípulo mártir.
Catedral de Santiago de Compostela
De acordo com a tradição católica, o corpo de Tiago foi sepultado em Jerusalém e depois transferido por seus discípulos para a Galícia. Seus restos mortais são venerados na Catedral de Santiago de Compostela, que se tornou uma importante rota de peregrinação.
Logo depois, o corpo de Tiago foi levado para a Espanha e colocado em um túmulo de mármore. Assim neste local, foi venerado até o século III. Posteriormente, com as invasões dos bárbaros no século IV, seguidas pelas dos árabes no século VIII, os habitantes do lugar acabaram perdendo a noção de onde se encontrava o túmulo do Apóstolo.
Segundo a tradição, por volta de 820, uma estrela apareceu acima de um campo por várias noites consecutivas. No local, (o Campo da Estrela) foi encontrado o túmulo de mármore de São Tiago. Sobre o local, o rei das Astúrias, Afonso II o Casto, mandou edificar uma igreja. A partir de então, a devoção ao santo e o culto às suas relíquias se propagaram pelo país.
A Catedral de Santiago passou a atrair um grande número de peregrinos. No dia 25 de julho se comemora a festa de São Tiago. O "Caminho de Santiago de Compostela" se firmou como uma das mais famosas rotas de peregrinação e turismo religioso.
- Jesus Cristo foi um profeta, pregador e líder religioso. Para os cristãos, é...
- Judas Iscariotes foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Segundo o Evangelho, canô...
- Santo André foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro a recru...
- São Bartolomeu , também chamado de Natanael, foi um dos doze primeiros apóstol...
- São Filipe foi um dos 12 apóstolos de Cristo. Seu nome aparece sempre entre o...
- São João Evangelista (6-103) foi um dos doze apóstolos de Cristo. Escreveu o...
- São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Cristo. Era primo irmão de Jesus...
- São Mateus foi um dos doze apóstolo de Cristo. É o autor do primeiro dos três...
- São Matias foi um dos apóstolo de Cristo. Foi o escolhido entre os demais dis...
- São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagad...
- São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulo...
- São Simão , Apóstolo foi um dos Doze primeiros apóstolos de Jesus Cristo. Entr...
- São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ausente o momento em que...