Sarah Menezes

Judoca brasileira
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Sarah Menezes

Sarah Menezes (1990) é uma judoca brasileira. Entrou para a história dos esportes como a primeira mulher a receber uma medalha de ouro no judô brasileiro, durante a competição dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Sarah Gabrielle Cabral de Menezes (1990) nasceu em Teresina, no Piauí, no dia 26 de março de 1990. Teve uma trajetória vitoriosa no judô.

Carreira no Judô

Com apenas 18 anos, participou das olimpíadas de Pequim, em 2008, mas foi derrotada logo na primeira luta. Em 2009, já tinha conquistado o bicampeonato mundial de judô.

Em 2010, ganhou a medalha de bronze no Grand Slam - evento do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô, em Tóquio.

Em 2011, ganhou a medalha de prata no Grand Slam em Paris. No mesmo ano, conquistou a medalha de bronze nos jogos Pan-americanos de Guadalajara.

A conquista mais importante de Sarah Menezes foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres em 2012. Com esse feito, foi a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro na história do judô brasileiro.

Desde de 1992, o judô Brasileiro não tinha uma medalha de ouro. A última tinha sido conquistada pelo judoca Rogério Sampaio nas olimpíadas de Barcelona.

Na final, Sarah derrotou Alina Dumitru, atleta da Romênia, campeã olímpica em Pequim em 2008.

Nesse mesmo ano, Sarah passou a integrar o Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas Brasileiras, e conquistou a patente de terceiro sargento na Marinha do Brasil.

Em 2013, Sarah conquistou medalha de bronze no Campeonato Mundial disputado no Rio de Janeiro.

Em 2015, a atleta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares, realizados em Mungyeong, na Coreia do Sul, na categoria -51 kg. Na mesma competição, conquistou medalha de bronze em sua categoria habitual de peso ligeiro -48 kg.

Em janeiro de 2016, Sarah conquistou a medalha de ouro no Grand Prix de Havana. No mês seguinte, conquistou a medalha de bronze no Grand Slan de Judô de Paris, quando derrotou a japonesa Haruna Asami, bicampeã mundial, que havia derrotado Sarah em seis lutas anteriores.

Ainda em 2016, Sarah foi medalha de prata no World Masters, em Guadalajara, no México. Esta foi a última etapa de preparação para a olimpíada Rio 2016. Na olimpíada, Sarah sofreu uma luxação no cotovelo e não conquistou nenhuma medalha.

Em 2018, a atleta passou a integrar a equipe do Clube Regatas do Flamengo. Em 2020, Sarah se aposentou da carreira de atleta para se dedicar ao desejo de ser mãe.

Carreira de técnica

Em dezembro de 2021, Sarah Menezes foi convidada para ser a técnica da seleção brasileira de judô para a olimpíada de Paris 2024.

A estreia de Sarah como técnica foi em janeiro de 2022, no Grand Prix de Almada, em Portugal, quando Rafaela Silva ganhou a medalha de ouro (sua primeira competição após o dopping).

No primeiro ano como técnica, Sarah concorreu ao título de melhor técnica do mundo pela Federação Internacional de Judô.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Luiza Trajano é uma empreendedora e empresária brasileira responsável por lid...
  • Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi um a escritora brasileira, considerad...
  • Claudia Jimenez foi uma atriz brasileira conhecida por suas interpretações hu...
  • Tarsila do Amaral (1886-1973) foi pintora e desenhista brasileira. O quadro "...
  • Cecília Meireles (1901-1964) foi poetisa, professora, jornalista e pintora br...
  • Cora Coralina (1889-1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Publicou seu...
  • Ruth Rocha (1931) é uma importante escritora brasileira de literatura infanto...
  • Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Prestou serviços...
  • Anita Malfatti Anita Mafaltti (1889-1964) foi uma artista plástica brasileira. A mostra exp...
  • Princesa Isabel (1846-1921) foi regente do Império no Brasil. Filha de D. Ped...