Greta Thunberg

Ativista sueca
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Greta Thunberg

Greta Ernman Thunberg é atualmente uma importante ativista pelo meio ambiente. Sua luta começou na Suécia e se espalhou pelo resto do mundo.

Greta Thunberg nasceu em Estocolmo (Suécia) no dia 3 de janeiro de 2003. 

Infância

Greta Thunberg é filha de uma cantora de ópera (Malena Ernman) com um ator (Svante Thunberg).

Quando tinha 8 anos, a menina ouviu falar pela primeira vez nas alterações climáticas e decidiu se engajar na luta pelo meio ambiente. Aos 12 anos, Greta tornou-se vegana. 

Uma curiosidade: ainda durante a infância Greta foi diagnosticada com síndrome de Asperger, uma condição que afeta as suas capacidades de interação social e comunicação.

Ativismo

No dia 20 de agosto de 2018, dia de regresso às aulas na Suécia, Greta Thunberg foi com um cartaz para a frente do parlamento da sua cidade anunciar "Skolstrejk för klimatet" (em português, "greve escolar pelo clima").

Greve escolar pelo clima
Greta Thunberg segura um cartaz onde lê-se "greve escolar pelo clima"

Durante três semanas após as eleições gerais suecas, Greta não foi para a escola.

A seguir regressou às aulas, mas passou a fazer boicote aos estudos às sextas-feiras (a ação se chamou "Fridays for future", em português "Sextas-feiras pelo futuro"). Sua motivação maior era que o governo do seu país cumprisse o Acordo de Paris, foi por esse motivo que lançou o movimento Greve Mundial pelo Clima em 2018.

Seu gesto reuniu na primeira semana mais de trinta pessoas em frente ao parlamento. Logo, as greves alcançaram outros países da Europa como a Bélgica, a Inglaterra e a Alemanha. 

Em maio de 2019, mais de um milhão de jovens de mais de 100 países adotaram a greve de Greta e se recusaram a ir para a escola numa sexta-feira para protestar pelo clima. 

Discursos

Greta Thunberg se apresentou no TEDx em Estocolmo. Discursou também na Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu (em Estrasburgo).

A jovem falou igualmente na Assembleia Nacional da França e no Parlamento londrino. A ativista se apresentou novamente em Davos, no Fórum Econômico Mundial, e fez um discurso que a projetou para o mundo.

Um dos seus discursos com maior visibilidade foi realizado na Cimeira do Clima da ONU, em Katowice (Polônia), em dezembro de 2018.

Greta fez também uma intervenção na abertura da Cimeira da Ação Climática em Nova Iorque, organizada pelas Nações Unidas.

Para não usar avião, ela foi até a América partindo do Reino Unido a bordo de um veleiro alimentado com energia gerada por painéis solares e turbinas submersas. Confira na íntegra o discurso proferido durante a ocasião:

Prêmios

Greta Thunberg foi eleita a mulher do ano na Suécia. 

A revista norte-americana Times elegeu a jovem como uma das 100 personalidades mais importantes de 2019.

Recebeu também o prêmio "Embaixador da Consciência" da Anistia Internacional (outros nomes a receberem o mesmo prêmio foram Nelson Mandela e Malala Yousafzai). 

Greta chegou a ser indicada para o Prêmio Nobel da Paz.

Frases de Greta Thunberg

"Eu quero que entrem em pânico, trata-se da nossa casa que está a arder."

"Vocês estão a roubar-nos o futuro! (...) Não quero palavras positivas. Quero que vocês sintam o medo que eu sinto todos os dias."

"Não compreendo como continuam a viver como se não fosse nada."

"Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e a infância com as vossas palavras vazias."

"Há pessoas a sofrer. Há pessoas a morrer. Ecossistemas inteiros estão a deixar de existir. Estamos no início de uma extinção em massa."

"Nós [os jovens] não vamos deixar que vocês saiam impunes disto. Aqui, hoje e agora, nós estabelecemos o nosso limite. O mundo está despertando e a mudança está chegando, quer vocês queiram quer não."

Se você se interessa por ativismo, não perca a leitura do texto A biografia dos 10 ativistas que mudaram o mundo.

Veja também as biografias de:
  • Ingrid Bergman (1915-1982) foi uma atriz sueca que conquistou Hollywood. "Cas...
  • Ann-Margret (1941-) é uma atriz, cantora e dançarina sueca. Atuou junto com E...
  • Maria da Penha (1945) é uma ativista brasileira. Seu nome é incontornável qua...
  • Dorina Nowill (1919-2019) foi uma ativista e pedagoga brasileira...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano, lutou contra...
  • Rosa Parks (1913-2005) foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos n...
  • Malcolm X (1925-1965) foi um ativista norte-americano, um dos mais polêmicos...
  • Helen Keller (1880-1968) foi uma escritora e ativista social norte-americana...
  • Antonio Gramsci (1891-1937) foi um ativista político, jornalista e intelectua...
  • Antônio da Silva Jardim (1860-1891) foi ativista político brasileiro. Formado...

Última atualização: 14/10/2019

Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).