Ingrid Bergman

Atriz sueca
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Ingrid Bergman

Ingrid Bergman (1915-1982) foi uma atriz sueca. "Casablanca", "Por Quem os Sinos Dobram", "À Meia Luz" e "O Médico e o Monstro", foram filmes que imortalizaram o seu nome.

Ingrid Bergman (1915-1982) nasceu em Estocolmo, Suécia, no dia 29 de agosto de 1915. Cursou a Escola Real de Arte Dramática, se apresentou no teatro e fez nove filmes em sua terra natal. Foi casada com o cirurgião Lindstron, com quem teve uma filha, Pia Lindstron.

Sua fama universal começou quando o cinema americano a descobriu. Convidada pelo produtor David O. Selznick, em 1936, Ingrid deixou a Suécia. Em 1939, brilhou no filme "Intermezzo, uma História de Amor". Outros sucessos consagraram a atriz como "a segunda Greta Garbo". Filmou "Casablanca" (1942), "Por Quem os Sinos Dobram" (1943), "À Meia Luz" (1944), que lhe deu o Oscar de Melhor Atriz, "Interlúdio" (1946) e "Joana D'Arc" (1948).

Dona de uma beleza extraordinária, Ingrid Bergman era adorada pelo público, mas perdeu seu prestígio quando escandalizou o mundo após abandonar seu marido e a filha, para ir viver com o diretor italiano Roberto Rossellini, em 1949. Os filmes "Stromboli" (1950), "Europa 51" (1951) e "Nós as Mulheres" (1953), que fizeram juntos, não obtiveram, na época, o sucesso esperado, mas depois foram inteiramente reconhecido e admirados. O casal teve três filhos, Robert e as gêmeas Isolla e Isabella.

Em 1956, em Roma, Ingrid foi convidada pelo ator Humphrery Bogart para voltar a filmar em Hollywood, Ingrid inicialmente aceitou, apenas para filmar na Europa. Nesse mesmo ano, o filme "Anastácia a Princesa Esquecida" realizado na Grã- Bretanha, representou seu retorno à Hollywood e rendeu-lhe um segundo Oscar de melhor atriz.

Em 1957, Rosselini vai a Índia e conhece a indu Somali Das Gupta. Os rumores do romance entre os dois põe fim a união de nove anos, entre Rosselini e Ingrid Bergman. Ainda negando a separação, Ingrid parte para Paris, a fim de representar, no teatro, "Chá e Simpatia". O produtor da peça era Lars Schimidt, um rico industrial. No dia 23 de dezembro de 1958, Ingrid casa-se pela terceira vez com Lars e afirma: "Se fui infeliz na primeira e na segunda experiência, posso tentar uma terceira". Nesse mesmo ano, sua reabilitação foi confirmada no filme "Indiscreet".

Em paz com Hollywood, fez vários outros filmes, entre eles "Mais Uma Vez, Adeus" (1961), "A Visita da Velha Senhora"(1964). Ganhou o terceiro Oscar, desta vez como melhor atriz coadjuvante em "Assassinato no Expresso Oriente"(1974) Nessa mesma época, começou a lutar contra o câncer que a mataria oito anos depois.

Ingrid Bergman falecau em Londres, Inglaterra, no dia 29 de agosto de 1982.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Ann-Margret (1941-) é uma atriz, cantora e dançarina sueca. Atuou junto com E...
  • Greta Thunberg (2003) é uma importante ativista pelo meio ambiente...
  • Marie Fredriksson (1958-2019) foi cantora e compositora sueca que foi vocalis...
  • Olivia Newton-John  foi uma atriz e cantora britânica que se destacou nos anos...
  • Angelina Jolie A atriz e cineasta estadunidense é uma das figuras de maior de...
  • Lolita Rodrigues (1929-2023) foi um dos grandes nomes da cultura brasileira...
  • Claudia Jimenez foi uma atriz brasileira conhecida por suas interpretações hu...
  • Carmen Miranda (1909-1955) foi uma cantora, atriz e dançarina luso-brasileira...
  • Leila Diniz (1945-1972) foi uma atriz brasileira. Estrela do cinema, artista...
  • Elizabeth Taylor (1932-2011) foi uma das maiores estrelas de Hollywood. Famos...