19 atrizes famosas brasileiras que conquistaram o coração do público

As atrizes brasileiras são as celebridades que mais dão o que falar na mídia, e estão sempre atraindo a atenção de curiosos sobre sua vida atual. 

Por isso, fizemos uma seleção de 20 atrizes marcantes para o público para contar sobre suas carreiras no mundo da atuação. 

1. Adriana Esteves (1969) 

Retrato da atriz Adriana Esteves.
Crédito: VIVA (wikicommons)

Nascida no Rio de Janeiro, Adriana Esteve começou a sua carreira na televisão com vinte anos de idade, depois de tentado a vida como modelo. Em sua primeira novela, Top Model (1989), a atriz vivia Tininha, uma garota romântica e inocente que fazia par romântico com Marcelo Faria. Depois disso a atriz trilhou uma carreira de sucesso na Globo, sendo o auge seu papel como Carminha, em Avenida Brasil (2012). 

Saiba mais sobre a vida e carreira de Adriana Esteves através de sua biografia completa

2. Alice Braga (1983)

Retrato da atriz Alice Braga
Crédito: Dominik D (wikicommons)

Uma das atrizes brasileiras que mais faz sucesso no exterior, estrelando vários filmes hollywoodianos, como Eu Sou a Lenda (2007) e A Cabana (2017).

Nascida em uma família artística carioca, a atriz começou atuar ainda adolescente e seu primeiro papel no cinema foi no longa premiado Cidade de Deus (2003), quando tinha dezenove anos. Seu papel como Angélica lhe concedeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil como Melhor Atriz Coadjuvante. 

3. Bruna Marquezine (1995) 

Retrato de Bruna Marquezine
Crédito: Arezzo (wikicommons)

A famosa atriz Bruna Marquezine começou a sua carreira quando criança, fazendo comerciais e vídeos com a apresentadora Xuxa. O sucesso veio em sua primeira telenovela, Mulheres Apaixonadas (2003) em que viveu Salete, uma menina para lá de sensível que previa a morte da mãe em sonhos e sensações.

Ninguém imaginava que a garotinha se tornaria um dos nomes mais falados do mundo e a atriz global com visibilidade internacional, principalmente devido ao seu romance com o jogador Neymar. 

4. Camila Pitanga (1977)

Retrato de Camila Pitanga
Crédito: 25º Prêmio da Música Brasileira (wikicommons)

Vinda de uma família de artistas cariocas, com apenas seis anos Camila Pitanga já figurava em filmes, e com onze anos era assistente de palco da apresentadora Angélica. Sua estreia na televisão foi aos dezesseis anos de idade na minissérie Sex Appeal (1993), em que interpretava uma garota de origem baiana, pacata e séria, que concorria a um posto de modelo de uma agência internacional.

De lá para cá Camila já atuou diversas vezes como protagonista, ganhou muitos prêmios é um dos nomes globais de mais sucesso no país. 

5. Carolina Dieckmann (1978) 

Retrato da atriz Carolina Dieckman
Crédito: Alex Carvalho (wikicommons)

A carioca Carol Dieckman, como muitas outras atrizes globais, começou a sua carreira como modelo, até que em 1993, quando tinha quinze anos, passou no teste para o papel de Claudinha na minissérie Sex Appeal, a mesma que revelou Camila Pitanga. Carol vivia uma garota forte e determinada que parecia mais madura que a própria mãe. Seu papel mais famoso, no entanto, foi como Camila de Laços de Família (2000). 

6. Claudia Raia (1966)

Retrato de Claudia Raia
Crédito: Multishow (wikicommons)

Maria Cláudia Motta Raia de Mello nasceu em Campinas, interior de São Paulo e iniciou a sua carreira como bailarina, ainda adolescente. A primeira vez que apareceu na televisão, foi contracenando com Jô Soares em seu programa Viva o Gordo. Raia fazia o papel de Carola, e tinha apenas dezessete anos de idade.

Em mais de trinta anos de carreira Cláudia Raia se consolidou como uma das principais atrizes brasileiras, não só da TV, como do teatro, foi indicada e venceu diversos prêmios pelos seus papéis, sendo um dos mais importantes a Donatella Fontini da telenovela A Favorita (2009).

7. Fernanda Torres (1965)

retrato de Fernanda Torres
Crédito: Jardel W (wikicommons)

Fernanda Pinheiro Torres já nasceu rodeada pelo mundo da arte, sendo filha de outra das atrizes brasileiras mais importantes de todos os tempos, Fernanda Montenegro. Cresceu no Rio de Janeiro, e começou a vida nos palcos aos treze anos, com o teatro, e depois estreou na televisão no programa Nossa Cidade, da TVE, e no mesmo ano na série da TV Globo chamada Aplausos (1979). 

Com uma vertente de comédia muito forte na atuação, a série Os Normais (2001-2003), que protagonizou com Luiz Fernando Guimarães e Tapas e Beijos, que fez com Andrea Beltrão, foram grandes sucessos de sua carreira.

Saiba mais na biografia completa de Fernanda Torres

8. Fernanda Montenegro (1929) 

Retrato de Fernanda Montenegro
Crédito: Agência Brasil (wikicommons)

Arlette Pinheiro Esteves da Silva Torres conhecida artisticamente por Fernanda Montenegro nasceu em casa no subúrbio do Rio de Janeiro e iniciou a sua carreira como locutora de rádio aos quinze anos de idade. Na época, início da década de 1940, ainda nem existia televisão no Brasil. 

Depois de trabalhar muitos anos no rádio e teatro, o seu primeiro trabalho de destaque na Tv foi em 1954, como protagonista da novela A Muralha (1954), interpretando uma mocinha chamada Ana. Desde então a atriz já fez quase 60 peças de teatro, mais de 20 filmes, 170 teleteatros e mais de uma dezena de novelas e minisséries.

Veja a biografia completa da atriz Fernanda Montenegro.

9. Giovanna Antonelli (1976)

Retrato de Giovanna Antonelli
Crédito: Alex Carvalho (wikicommons)

Giovanna Antonelli nasceu no Rio de Janeiro e começou a trabalhar com apenas quinze anos no programa Clube da Criança, onde foi assistente de palco da apresentadora Angélica. Giovanna já ganhou diversos prêmios, viveu várias protagonistas e continua sendo um dos rostos mais conhecidos da mídia nacional. 

10. Isis Valverde (1987)

Retrato de Ísis Valverde
Crédito: bahianoticias (wikicommons)

Nascida no interior de Minas Gerais, Isis Nable Valverde começou a sua carreira como modelo aos quinze anos de idade, participando de campanhas publicitárias.

Com dezoito anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar teatro e dois anos depois conseguiu o papel de Ana do Véu na novela global Sinhá Moça (2006). De uma misteriosa mulher que nunca mostrava o rosto ao protagonismo de sucessos como a Rakelli, de Beleza Pura (2008) e Marcela, de Ti Ti Ti (2011), a atriz é hoje uma requisitada celebridade nacional. 

Quer saber mais? Acesse a sua biografia completa

11. Juliana Paes (1979) 

Retrato de Juliana Paes
Crédito: Renan Katayama (wikicommons)

Nascida no Rio de Janeiro, Juliana Couto Paes iniciou na televisão como figurante quando tinha dezenove anos na novela Malhação. Mas foi em ela Laços de Família (2000), que começou a ganhar destaque, com a empregada Ritinha, que era constantemente assediada pelo patrão. 

Depois disso Juliana conseguiu diversos papéis importantes, assumindo o protagonismo em várias novelas globais e tornando-se uma sexy simbol nacional. 

Conheça mais detalhes da trajetória da atriz através de sua biografia completa

12. Leandra Leal (1982) 

Retrato de Leandra Leal
Crédito: 26 Prêmio da Música Brasileira (wikicommons)

Nascida em uma família de artistas, Leandra Rodrigues Leal Braz e Silva cresceu no Rio de Janeiro já amando a arte de interpretar, por influência da mãe, Ângela Leal. Seu primeiro papel na televisão foi no último episódio da novela Pantanal (1990).

A atriz possui menos de trinta anos de carreira mas já coleciona prêmios, inclusive internacionais, como o Festival South by Southwest em que foi nomeada melhor diretora pelo seu filme Divinas Divas (2017). 

13. Marina Ruy Barbosa (1995) 

Retrato de Marina Rui Barbosa
Crédito: LeoFaria (wikicommons)

Nascida na Gávea, no Rio de Janeiro, Marina Ruy Barbosa estreou nas telas com apenas nove anos de idade, no filme Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (2004), como papel de Mylla, uma princesa viking. A menina cresceu rápido, conquistou papéis mais importantes e tornou-se um dos destaques da nova geração de atrizes da Globo. 

14. Patrícia Pillar (1964) 

Retrato de Patricia Pillar
Crédito: Alex Carvalho (wikicommons)

Nascida em Brasília, Distrito Federal, Patrícia Gadelha Pillar começou nas telas com um papel no filme Para Viver um Grande Amor (1983), quando dividiu o protagonismo com Djavan. 

O seu papel da roceira Luana, na novela O Rei do Gado (1996), foi o que consolidou a atriz como uma estrela global. Hoje Patrícia coleciona prêmios como melhor atriz e é um dos nomes mais respeitados da televisão. 

Saiba mais sobre a vida e carreira de Patrícia Pillar através em sua biografia completa

15. Regina Casé (1954)

Retrato de Regina Casé
Crédito: bahianoticias (wikicommons)

Regina Maria Barreto Casé começou no teatro nos anos 70, quando tinha apenas quinze anos. A primeira vez que apareceu nas telonas foi com um pequeno papel no filme Chuvas de Verão (1977), a atriz tinha apenas vinte e três anos. 

Hoje Regina é uma apresentadora global, atriz e comediante e possui um carisma inconfundível que marca a programação midiática nacional.  

Quer saber mais? Acesse a sua biografia completa

16. Regina Duarte (1947) 

Retrato de Regina Duarte
Crédito: Alan Santos (wikicommons)

Atriz nascida no interior de São Paulo, Regina começou no teatro amador em um grupo na cidade de Campinas. Depois de fazer algumas peças maiores e campanhas publicitárias, teve a sua estreia na televisão em 1966, atuando na novela A Deusa Vencida, no papel de Malu. 

Foi apelidada de "Namoradinha do Brasil", depois de seu papel de grande sucesso na novela Minha Doce Namorada, em 1971, em que vivia uma garota pobre, inocente, órfã e doce. Depois Regina foi se consolidando como uma atriz brasileira madura e respeitada. 

Saiba mais sobre a vida e carreira de Regina Duarte através em sua biografia completa

17. Sonia Braga (1950) 

retrato de Sônia Braga
Crédito: Tiitanium

A atriz Sônia Maria Campos Braga nasceu em Maringá, no Paraná e sua mãe era figurinista, o que proporcionou à atriz brasileira algum contato com o mundo das artes na infância. Depois de atuar em teatros na adolescência, a atriz fez sua estreia nas telonas como uma das vítimas do assaltante no clássico O Bandido da Luz Vermelha (1968). Na época a atriz tinha apenas dezoito anos e já havia causado escândalo por aparecer nua na montagem brasileira do musical Hair (1968). 

Sonia Braga é a atriz brasileira com mais indicações a prêmios internacionais como o Globo de Ouro, BAFTA e Emmy, e uma das atrizes mais respeitadas do país, com personagens que fazem parte da história da Tv nacional, como Gabriela (1975) e Tieta do Agreste (1977). 

18. Susana Vieira (1942) 

Retrato de Susana Vieira
Crédito: Multishow (wikicommons)

Nascida em São Paulo, Sônia Maria Vieira Gonçalves adquiriu o nome artístico de Susana Vieira assim que começou a atuar, com vinte anos de idade, primeiro no teatro depois dançando em apresentações de cantores. A primeira novela de Susana foi A Pequena Karen, em 1966. Nesse mesmo ano atuou em Almas de Pedra, em As Minas de Prata

Susana é hoje uma das atrizes globais mais respeitadas e possui uma dezena de prêmios e homenagens pelas suas atuações. 

Conheça mais detalhes da trajetória da atriz através de sua biografia completa.

19. Taís Araújo (1978)

Retrato de Taís Araújo
Crédito: Alex Carvalho (wikicommons)

Taís Bianca Gama de Araújo Ramos nasceu em 25 de janeiro de 1978 no Rio de Janeiro. Sua primeira novela de sucesso foi Xica da Silva, em 1996, onde foi a personagem principal, se tornando uma das primeiras atrizes negras a protagonizar uma novela.

Taís é filha de um casal da classe média, seu pai era economista e a mãe pedagoga. Ela é formada em jornalismo, mas não chegou a trabalhar nessa área. 

A atriz é casada com o ator Lázaro Ramos desde 2007, com quem tem um filho e uma filha. 

Além da importância como atriz, Taís Araújo também é uma voz de destaque contra o racismo no Brasil.

Achamos que você também pode gostar de: