Regina Duarte
Biografia de Regina Duarte
Regina Duarte (1947) é uma atriz brasileira de televisão, teatro e cinema. Atuou como protagonista em diversas novelas. Recebeu o título de "Namoradinha do Brasil".
Regina Blois Duarte nasceu em Franca, no estado de São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1947. Morou na cidade de Campinas entre seis e dezoito anos de idade.
Carreira artística
Regina Duarte iniciou sua carreira de atriz amadora com 14 anos de idade, no grupo de Teatro do Estudante de Campinas (TEC). Estudou balé clássico e declamação.
Regina Duarte estreou no teatro na peça A Compadecida baseada na obra de Ariano Suassuna. Participou das peças "Pluft, o Fantasminha", de Maria Clara Machado, "Rapunzel", "Natal na Praça", entre outras.
Em 1964 fez campanhas publicitárias para sorvetes e refrigerantes.
Em 1966 Regina Duarte mudou-se para São Paulo, capital, e foi convidada por Walter Avancini para atuar na novela A Deusa Vencida, na TV Excelsior.
No teatro, Regina atuou nas peças A Megera Domada de Shakespeare. Em 1969 esteou na TV Globo na novela Véu de Noiva. Em 1971, na novela Minha Doce Namorada, recebendo o título de A Namoradinha do Brasil.
Regina Duarte interpretou papéis antológicos na TV. Um dos grandes sucessos foi Simone, na novela Selva de Pedra em 1972, que fazia par romântico com Francisco Cuoco.
Em 1979, Regina Duarte interpretou a personagem Malu, uma socióloga, divorciada, independente e mãe de uma filha de 12 anos, interpretada por Narjara Turetta, na série de TV Malu Mulher.
A série que revolucionou a televisão brasileira, pois discutia problemas referentes à condição da mulher brasileira dos anos 70, no seu cotidiano.
Na novela Roque Santeiro, de 1985, viveu a extravagante e cafona Porcina.

A novela teve uma das maiores audiências da televisão brasileira. Recebeu o Prêmio de Melhor Atriz da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), pela sua atuação na novela e pelo conjunto da obra.
No fim dos anos 90, contracenou com a filha Gabriel Duarte na novela Por Amor e na minissérie Chiquinha Gonzaga.
Em 1990, interpretou a espalhafatosa Maria do Carmo, na novela Rainha da Sucata.
Regina foi a atriz que mais interpretou a personagem Helena do autor Manuel Carlos, nas novelas História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).
Em 2011, no remake da novela O Astro, atuou no papel da ricaça Clô Hayalla. Segundo a atriz este foi um dos papéis mais marcantes de sua carreira, pois fez o papel de uma vilã, uma das poucas que interpretou em novelas.
Em 2014, a atriz fez uma participação especial na novela Império, no papel de Maria Joaquina, uma compradora de diamantes, que só apareceu nos quatro primeiros capítulos.
Além de inúmeras novelas, Regina Duarte atuou em diversas peças teatrais e em 14 filmes.
Filhos
Regina Duarte tem três filhos, André (1970), Gabriela (1974), João Ricardo (1981). Em 2015, está escalada para a novela Sete Vidas e completa 50 anos de carreira.
Secretária da Cultura
Em janeiro de 2020, Regina Duarte foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o cargo de secretária especial da cultura do governo federal. A secretaria integra o Ministério do Turismo.
Regina Duarte foi convidada após a exoneração do dramaturgo Roberto Alvim, no dia 17 de janeiro de 2020.
- Leila Diniz (1945-1972) foi uma atriz brasileira. Estrela do cinema, artista...
- Juliana Paes (1979) é uma atriz e modelo brasileira. Ficou conhecida nacionalm...
- Fernanda Montenegro é uma notável atriz brasileira, a única a concorrer ao co...
- Cacilda Becker (1921-1969) foi atriz brasileira. Teve grande destaque no teat...
- Isis Valverde (1987) é uma atriz brasileira, conhecida por sua atuação em vár...
- Regina Casé (1954) é atriz, comediante e apresentadora brasileira. Recebeu o...
- Adriana Esteves (1969) é uma atriz brasileira, conhecida por sua atuação em d...
- Susana Vieira (1939) é uma atriz brasileira conhecida por papéis de destaque...
- Bruna Marquezine (1995) é uma atriz brasileira...
- Patrícia Pillar (1964) é uma atriz brasileira. Recebeu 15 premiações de melho...