Elke Maravilha
Biografia de Elke Maravilha
Elke Maravilha foi uma atriz, modelo e apresentadora alemã que viveu e fez carreira no Brasil, se tornando um ícone de irreverência, autenticidade e criatividade.
Infância e adolescência
Nascida em 22 de fevereiro de 1945 em Leutkirch im Allgäu, na Alemanha, foi batizada com o nome Elke Grünupp.
Seus pais, Georg Grünupp e Lieselotte König, para fugir da Segunda Guerra, vieram com os filhos da Alemanha para o Brasil quando ela tinha 4 anos.
A família se estabeleceu primeiro em Minas Gerais, depois foi viver em Atibaia e Bragança Paulista (interior de São Paulo).
Elke trabalhou desde cedo, sendo que aos 14 anos já dava aulas de idiomas. Em 1962, aos 17 anos, morava com a família novamente em Minas Gerais. Lá recebeu em Belo Horizonte o título de Glamour Girl.
Juventude, carreira e vida pessoal
Aos 20 anos vai para a Alemanha visitar a avó e conhece Alexandros Evremidis, que viria a ser seu primeiro marido quatro anos depois.
Elke vai morar no Rio de Janeiro ainda nos anos 60. Poliglota, falava oito idiomas, o que facilitou que conseguisse emprego como secretária trilíngue nessa época.
Também ensinou francês na Aliança Francesa e inglês na União Cultural BrasilEstados Unidos. Além disso, atuou como tradutora e intérprete e cursou disciplinas nas faculdades de filosofia, medicina e letras entre 1966 e 1969.
A carreira artística começou de fato no início dos anos 70, quando se torna modelo. Elke foi amiga pessoal da estilista Zuzu Angel, importante nome da moda e da luta contra a ditadura ao ter o filho Stuart Angel assassinado pelos militares.
Em 1971, após rasgar no aeroporto cartazes de "procurado" de Stuart Angel (que já havia sido assassinado), Elke é presa por seis dias enquadrada na Lei de Segurança Nacional, o que a faz perder a cidadania brasileira e se tornar "apátrida". Mais tarde consegue a cidadania alemã.
Foi casada oito vezes e fez três abortos, pois não tinha o desejo de ser mãe.
Na sua vida pública, apresentava-se sempre muito extravagante, com figurinos, maquiagem e cabelos marcantes. Usava muitas perucas diferentes, joias e roupas que a destacavam. Sua marca pessoal era também um sorriso exuberante e incomum.
O nome Elke Maravilha foi dado pelo jornalista Daniel Más e ela passou a ser chamada assim durante as participações no programa do Chacrinha, onde esteve presente por 14 anos durante as década de 70 e 80.
Dona de grande inteligência, Elke é considerada uma mulher a frente do seu tempo, trazendo assuntos pouco abordados na televisão brasileira, como a questão LGBT+. Ela também esteve envolvida com o Movimento de Arte Pornô e a Associação das Prostitutas do Rio de Janeiro.
Morte
Aos 71 anos, em 16 de agosto de 2016, Elke faleceu devido a complicações de saúde após uma operação para tratar uma úlcera.
Elke: Mulher Maravilha
Uma biografia da artista foi lançada em 2020 com o título Elke: Mulher Maravilha, escrita por Chico Felitti. O livro também foi transformado em audiobook e pode ser escutado na plataforma Storytel.
- Sabrina Sato (1981) é uma apresentadora, atriz e modelo brasileira. Ficou con...
- Eliana é uma apresentadora de televisão brasileira de grande sucesso no país...
- Inezita Barroso (1925-2015) foi uma conhecida atriz, apresentadora, cantora e...
- Ana Maria Braga (1949) é uma apresentadora de televisão e jornalista brasilei...
- Xuxa Meneghel (1963) é apresentadora de TV, cantora e empresária brasileira...
- Fátima Bernardes (1962) é uma jornalista brasileira, conhecida por ter aprese...
- Hebe Camargo foi uma das mais importantes apresentadoras de televisão no Bras...
- Palmirinha (1931-2023) foi uma cozinheira e apresentadora que se destacou na...
- Elisa Lucinda é uma multiartista brasileira. Atriz, cantora, escritora e poet...
- Viviane Araújo (1975) é uma atriz, dançarina e modelo brasileira. Além de atu...