Elon Musk

Empreendedor norte-americano
Por Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Elon Musk

Elon Musk (1971) é um empreendedor norte-americano de origem sul-africana. É cofundador e CEO da companhia Tesla Motors, pioneira na fabricação de carros elétricos. É o fundador e CEO da SpaceX, a primeira empresa a vender um voo comercial para a Lua. 

Elon Musk nasceu em Pretória, África do Sul, no dia 28 de junho de 1971.

Formação

Quando acabou os anos de escola, Elon Musk ficou dividido entre cursar física e engenharia na University of Waterloo ou física e economia na Queen’s University. Acabou optando pela segunda instituição.

Em 1989, mudou-se para o Canadá em busca de melhores oportunidades de trabalho. Ingressou na Queen’s University, em Kingston, Ontário, onde estudou durante até 1991 tendo cursado o primeiro e o segundo ano na universidade. Na instituição ele viveu no Victoria Hall, no International Floor. 

Sobre esses anos de formação no Canadá, Musk escreveu:

Nos primeiros dois anos na universidade você aprende muito sobre muitas coisas. Uma coisa particular que eu aprendi no Queen’s - com professores e alunos - foi como trabalhar de forma colaborativa com pessoas inteligentes e fazendo uso do método socrático para alcançar objetivos comuns.

Da Queen’s University se transferiu para a Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, uma universidade da American Ivy League, de topo, onde obteve o bacharelado em Física e Economia em 1995. 

Nesse mesmo ano, em 1995, iniciou o doutorado em Física na Universidade de Stanford, na Califórnia, no campo da física energética, mas em apenas dois dias desistiu e trancou a matrícula. 

Aos 24 anos, o então doutorando resolveu desistir da vida acadêmica para se dedicar a sua primeira empresa, a Zip2 Corporation, que fundou ao lado do irmão mais novo, Kimbal.

Apesar de ter concluído a graduação, durante a conferência Satellite 2020, realizada em Washington em 2020, Musk criticou o ensino formal acadêmico: "Eu acho que é a universidade é para se divertir e para provar que você é capaz de fazer tarefas, não é um espaço de aprendizado" e citou como exemplo alguns grandes nomes que desistiram das faculdades que cursavam como Bill Gates, Steve Jobs e Larry Ellison. 

Primeiras empresas

Ainda em 1995, Elon Musk fundou a Zip2 Corporation, uma empresa que fornecia conteúdos para jornais online que chegou a ter como clientes o Chicago Tribune e o New York Times. Na ocasião em que criou a empresa, o empreendedor trabalhava todos os dias e dormia no escritório. 

Em 1999, a Zip2 foi vendida para a Compaq, fabricante de computadores, por 370 milhões de dólares. Musk, que possuía uma participação de 7% na companhia, recebeu 22 milhões de dólares aos 28 anos.

Logo em seguida, o empresário usou o dinheiro da venda da Zip2 e fundou a X.com, empresa de pagamentos e transferências financeiras. Em 2000, a X.com se fundiu com a Confiniti e deu origem ao PayPal, principal serviço de transferência de dinheiro online. 

Em 2002, a eBay comprou a PayPal por 1,5 bilhões de dólares. Com o valor arrecadado, Musk criou três novas empresas: a Tesla, a SpaceX e a Solar City.

Tesla Motors

Pioneira na fabricação de carros movidos a bateria, a companhia americana Tesla Motors é uma empresa localizada em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos. Fundada pelos empresários Martin Eberhard e Marc Tarpenning, em 2004, Musk tornou-se um dos seus principais financiadores. 

O nome, Tesla, é uma referência ao inventor sérvio-americano Nikola Tesla (1856-1943), que registrou mais de 700 patentes, inventou a turbina sem pás e o motor de indução de corrente alternada. 

O desafio inicial da empresa de Musk era grande: a Tesla queria se consolidar com automóveis elétricos em um país que tradicionalmente consome muita gasolina.

Em 2006 a Tesla apresentou o seu primeiro carro o Roadster que tinha autonomia de 394 km com uma única carga, que custava 92 mil dólares. A Tesla Motors lançou também os modelos S e o X.

Em 2008 a Tesla quase foi a falência, tendo sido salva por um empréstimo de 456 milhões de dólares fornecido pelo governo norte-americano.

Em 2010, a empresa conseguiu cotar as suas ações na bolsa tendo se tornado a primeira montadora americana a negociar depois da Ford (em 1956).

Aos poucos, o custo de produção foi caindo e em 2017 a Tesla lançou o Model 3, que custa, na versão mais barata, 35 mil dólares. O Model 3 tinha autonomia de 350 km, ou seja, essa é a distância que o carro consegue percorrer com uma carga de bateria. 

Em 2017 a Tesla já havia superado o valor de mercado da Ford e da General Motors.  

Em novembro do mesmo ano a Tesla já acumulava uma lista de quase 500 mil interessados no novo carro elétrico. Para atender a toda essa demanda, Elon Musk construiu uma enorme fábrica de baterias no deserto do Estado de Nevada para abastecer os seus carros.

A SpaceX

No ano de 2000, Musk fundou a Space Exploration Technologie (SpaceX), para fazer foguetes a custos mais baixos e realizar viagens espaciais. Os dois primeiros foguetes foram o Falcon 1 (lançado pela primeira vez em 2006) e o Falcon 9 (lançado pela primeira vez em 2010).

Em janeiro de 2011, a SpaceX tornou-se a primeira empresa no mundo a vender um voo comercial à Lua. Musk desenvolveu um foguete reutilizável que poderia levantar voo e retornar à plataforma que o lançou.

A partir de 2012, o foguete Grasshopper fez vários voos curtos para testar a nova tecnologia.

A SpaceX também desenvolveu a Nave Dragon, que leva suprimentos para a Estação Espacial Internacional e também projetada para transportar até sete astronautas.

No dia 7 de janeiro de 2018, foi lançada a nave Falcon 9 para uma missão secreta chamada Zuma, que pertence ao governo norte-americano e transportou um satélite que ficará na órbita baixa da Terra.

Além de ser CEO da SpaceX, Musk também foi o designer chefe na construção dos foguetes Falcon, Dragon e Grasshopper.

A SpaceX levou um carro e, mais tarde, dois astronautas ao espaço

No dia 6 de fevereiro de 2018, a SpaceX lançou o “superfoguete”  Falcon Heavy, que levou para o espaço, como carga de teste, o Tesla Roadster, um carro elétrico, esportivo, vermelho, equipado com um “manequim astronauta” apelidado de Starman.

O Tesla Roadster viajou em direção à órbita de Marte e ficará no espaço por muitos anos. O Falcon Heavy é a primeira etapa de um ambicioso plano de Elon Musk, de levar o homem para Marte.

Em maio de 2020 a SpaceX lançou um foguete tripulado com dois astronautas da NASA (Doug Hurley e Bob Behnken) rumo à Estação Espacial Internacional. 

O lançamento do foguete foi um marco porque foi a primeira vez em praticamente uma década que uma viagem tripulada foi enviada ao espaço pelos norte-americanos. A última missão, em 2011, foi através do programa Space Shuttle.

No regresso a Terra, a Cápsula amarou na costa da Flórida trazendo de volta para a Terra os astronautas em segurança. O fato de ter amarado é também importante, há 45 anos nenhuma cápsula americana amarava no nosso planeta.

A missão foi um marco na indústria também por se tratar da primeira empresa privada a enviar um voo espacial com o seu próprio foguete. 

Outros empreendimentos

Elon Musk é também cofundador da SolarCity, empresa de painéis solares, é vice-presidente da OpenAI, uma empresa de inteligência artificial e fundador e CEO da Neuralink, uma empresa de pesquisa médica, fundada em 2016 na Califórnia.

A Neuralink se propõe a criar uma interface cérebro-máquina para fazer dos seres humanos uma espécie de ciborgue alimentado pela inteligência artificial.

A infância de Elon Musk

Filho de pai sul-africano (engenheiro) e de mãe canadense (modelo e nutricionista), Elon Musk tem dois irmãos: Kimbal (1972) e Tosca (1974). 

Desde cedo, Elon Musk mostrou o seu talento para computadores e o seu espírito empreendedor. 

Com 12 anos, Musk criou um jogo de videogame, o Blastar, que em pouco tempo foi vendido por 500 dólares. 

Com 16 anos pensou em instalar um fliperama, mas não teve a autorização dos seus pais. 

Vida pessoal

Elon Musk se casou em 2000 com Justine Musk (em solteira Justine Wilson), uma escritora que conheceu em Ontário. O primeiro filho do casal (chamado Nevada) morreu as 10 semanas de vida com a Síndrome da Morte Súbita Infantil.

Depois da morte de Nevada, o casal Elon e Justine se submeteu a tratamentos de fertilização in vitro e teve mais cinco filhos (gêmeos e trigêmeos). Os filhos de Musk com Justine são: Kai, Damian, Griffin, Xavier e Saxon.

Após oito anos de casamento, Elon e Justine se separaram. A relação de Musk a seguir foi com Talulah Riley, uma atriz britânica vinte anos mais jovem que o empresário. 

Os dois se casaram pela primeira vez em 2010, tendo divorciado dois anos mais tarde. Em julho do ano a seguir voltaram a se casar e se divorciaram definitivamente em dezembro de 2014. O casal não teve filhos.

Desde 2018 o empresário mantém um relacionamento com a cantora Grimes, que é mãe do sexto filho de Elon (e primeiro filho da cantora). O bebê nasceu no dia 5 de maio de 2020 e recebeu o polêmico nome X Æ A-Xii. O nome é resultado da variável X da matemática, faz referência à inteligência artificial (Æ) e a aeronave preferida do casal (A-Xii).

Musk criou a escola Ad Astra

Elon Musk, não satisfeito com as escolas tradicionais, criou para os seus cinco filhos a Ad Astra (uma expressão em latim que quer dizer “para as estrelas”). A escola funciona em Los Angeles desde 2015 com uma pequena turma.

Antes de criar a Ad Astra, os filhos de Musk estudavam na escola Mirman, para crianças superdotadas. Insatisfeito com o tipo de ensino oferecido, Musk resolveu tirar os filhos do estabelecimento de ensino e desenvolver a escola Ad Astra, com o objetivo de proporcionar uma educação diferenciada, pensando nas habilidades, interesses e aptidões de cada criança.

Pouco se sabe sobre o estabelecimento de ensino, uma das poucas informações disponíveis é que a escola também recebe os filhos de alguns funcionários das empresas de Musk. 

Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).
Veja também as biografias de:
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano, lutou contra...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, crítico liter...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empresário norte-americano. Fundou a...
  • Bill Gates (1955) é um empresário norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dançarino norte-ameri...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor note-americano, considerado o maior í...
  • Thomas Kuhn (1922-1996) foi um físico norte-americano. Especializou-se no ram...