Barack Obama

Político norte-americano
Por Dilva Frazão

Biografia de Barack Obama

Barack Obama (1961) é um político norte-americano. Foi o 44.º presidente dos Estados Unidos. Começou a governar o país em 2009, para um mandato de quatro anos. Eleito pelo Partido Democrata foi o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos. Em 07 de novembro de 2012, foi reeleito com 61 milhões de votos.

Barack Obama nasceu em Honolulu, Havaí, no dia 4 de agosto de 1961. Filho de Barack Obama, economista queniano e de Ann Dunham, antropóloga americana.

Seus pais se separaram quando Obama tinha cinco anos de idade. Seu pai voltou para o Quênia. Sua mãe casou com o indonésio Lolo Soetoro.

A família mudou-se para a Indonésia, onde Obama estudou até os 10 anos de idade, quando retornou para Honolulu e foi morar com seus avós maternos. Estudou na Punahou School, até concluir o secundário em 1979.

Formação acadêmica

Obama vai morar em Los Angeles e ingressa no Occidental College. Em 1981 muda-se para Nova Iorque e estuda na Universidade de Columbia. No ano seguinte seu pai falece.

Forma-se em Ciência Política na Universidade de Columbia. Em 1988 ingressa na Escola de Direito em Harvard. No ano seguinte foi escolhido como editor da revista Harvard Law Review, o primeiro afro-americano nesse cargo.

Em 1991 Obama obtém o título de doutor em Direito. Nesse mesmo ano trabalhando na Sidley Austin conheceu Michele Robinson. Obama e Michelle casaram-se em 1992 e tiveram duas filhas, Malia Ann e Natasha, conhecida como Sasha.

Obama
Obama e a familia

Obama lecionou Direito Constitucional na Escola de Chicago durante 12 anos. Atuou em organizações sociais, foi fundador da organização sem fins lucrativos Public Allies e da Fundação Woods of the Chicago. Foi defensor de causas dos direitos civis.

Carreira Política

Barack Obama foi eleito senador no Estado de Illinois, em 1996. Foi reeleito em 1998 e em 2002.

Em julho de 2004, fez o principal discurso da Convenção Nacional Democrata daquele ano. Foi eleito Senador dos Estados Unidos e empossado em 3 de janeiro de 2005.

Presidência dos Estados Unidos

No dia 10 de fevereiro de 2007, antes de terminar seu mandato de Senador, Obama entra na campanha para a presidência dos Estados Unidos.

No dia 3 de janeiro de 2008 ganha a primeira eleição contra Hillary Clinton e John Edwards. Na segunda eleição, Hilary vence.

Durante vários meses de disputa, Obama vence como candidato dos democratas, para as eleições de 04 de novembro de 2008, disputando com John McCain, candidato dos Republicanos.

No dia 4 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos, com 69,4 milhões de votos. O vice-presidente eleito foi Joe Biden.

obama
Barack Obama e o juramento de posse

Obama assumiu a presidência diante de uma severa crise financeira mundial iniciada em 2007. Implantou vários programas para recuperar a economia.

Durante a campanha presidencial, Obama criticou fortemente a Guerra do Iraque. Ao assumir a presidência, ele anunciou que as forças de combate dos Estados Unidos deixariam o Iraque em agosto de 2010.

Em 2009 recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.

Em março de 2010, Obama sancionou a Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente, conhecida como “Obamacare”. A iniciativa gerou várias contestações, pois aumentaria o déficit do país.

O governo de Obama lançou uma operação bem sucedida que terminou com a morte de Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda, organização responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001.

Reeleição em 2012

Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos, no dia 07 de novembro de 2012, com 61 milhões de votos, apenas 3 milhões a mais que seu adversário o republicano Mitt Romney.

Ainda em 2012, os Estados Unidos e o Afeganistão assinaram um acordo de parceria estratégica em que a principal operação de combate foi entregue às forças afegãs.

No início de 2015, o exército dos Estados Unidos começou uma operação de treinamento, embora algumas operações de combate tivessem continuidade.

Em outubro de 2015, foi anunciado que os soldados americanos permaneceriam no Afeganistão par apoiar o governo afegão na guerra civil contra o Talibã, a Al-Qaeda e o Estado Islâmico.

Em 2015, Obama assinou um acordo nuclear com o Irã que foi considerado uma das principais marcas de sua política externa.

No acordo, o Irã se comprometeu a limitar suas atividades nucleares e a permitir o acesso aos instrutores da Agência Internacional de Energia Atômica.

Em troca, os Estados Unidos e os outros membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas concordaram em reduzir as sanções contra o Irã.

O acordo foi reforçado pela resolução 2231 do Conselho de Segurança e sua implementação teve início em janeiro de 2016, depois que a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) certificou que o Irã cumpriu seus deveres principais.

A presidência de Barack Obama se encerrou no dia 20 de janeiro de 2017, com a posse de Donald Trump.

Última atualização: 20/01/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • John F. Kennedy (1917-1963) foi um político norte-americano, eleito president...
  • Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, ex...
  • Ronald Reagan (1911-2004) foi um político norte-americano. Foi governador da...
  • James Monroe (1758-1831) foi um político norte-americano. Foi o quinto presid...
  • Jimmy Carter (1924) é um político norte-americano. Foi o 39º presidente dos E...
  • Bill Clinton (1946) é um político norte-americano que chegou a ser presidente...
  • George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente norte-americano, após...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...
  • Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista norte americano, lutou contra...