John F. Kennedy

Político norte americano
Por Dilva Frazão

Biografia de John F. Kennedy

John F. Kennedy (1917-1963) foi um político norte-americano, eleito presidente em 1960 e assassinado em 1963. Foi o mais jovem presidente eleito nos Estados Unidos. Foi o primeiro norte-americano de ascendência irlandesa e religião católica a ocupar a Casa Branca.

John Fitzgerald Kennedy nasceu em Brookline, Massachusetts, Estados Unidos, no dia 29 de maio de 1917. Filho de Joseph Kennedy e Rose Fitzgerald, rica família católica que teve nove filhos: Joseph Patrick Jr., John Kennedy, Rosemary, Kathleen, Eunice, Patrícia, Robert, Jean e Edward o caçula.

Formação

John Kennedy frequentou escolas particulares antes de ingressar na Choate, escola tradicional de Wallingford Connecticut. Mesmo com a saúde frágil, frequentava o time de futebol da escola e era popular entre os colegas.

Em 1935 ingressou na Universidade de Princeton, mas abandonou por questões de saúde e passou dois meses em tratamento num hospital e em seguida foi para uma fazenda se recuperar.

Em 1936 matricula-se na Universidade de Harvard, impressionando os professores pelo talento para escrever. Voltou ao futebol e sofreu uma ruptura na coluna, problema que o atormentou pelo resto da vida.

Em 1937, seu pai foi para a Inglaterra, nomeado Embaixador dos Estados Unidos. Nessa época, John ainda era aluno de Harvard. Viajou para Europa onde passou todo o ano que precedeu a Segunda Guerra.

Acompanhou os acontecimentos, recolheu dados sobre a política inglesa de apaziguamento no pré-guerra. Em julho de 1940 apresentou sua tese de conclusão de curso. Depois publicada em livro com o título "Por que a Inglaterra Dormia?", que logo se tornou Best-seller.

John Kennedy alistou-se no exército, mas pela saúde frágil não foi aceito. Entrou na Marinha, em 1941, sendo designado para o Serviço de Inteligência Naval.

A guerra prosseguia, em julho de 1942 alistou-se para integrar a tripulação de barcos torpedeiros. No comando de uma patrulha em Tulagi, uma das Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, foi atacado por um destroier japonês. Conseguiu salvar sua tripulação. Seis dias depois os sobreviventes foram resgatados. Tornou-se um herói da Guerra do Pacífico.

John Kennedy empregou-se como repórter da rede de jornais Hearst onde cobriu a Seção da Abertura da ONU e as eleições inglesas, depois da renúncia de Winston Churchill.

Carreira Política

Em abril de 1946, Kennedy anunciou sua candidatura oficial para a Câmara dos Deputados por Massachusetts, pelo décimo primeiro distrito democrata de Massachusetts. Seu irmão Robert deixou o serviço militar para participar da campanha.

No dia 5 de novembro de 1946, com uma vitória esmagadora, Kennedy dá início a sua carreira política. Em 1947 viajou para Europa. Em Londres, Kennedy adoeceu e os médicos diagnosticaram doença de Addison, um mau funcionamento das glândulas suprarrenais.

Tratado, mas achando que não viveria muito tempo, passou a viver cada dia como se fosse o último. Foi reeleito em 1948 e em 1950.

Com anseio de participar da política externa, candidatou-se ao Senado. Impressionou-se com a situação do Vietnam, envolvido numa guerra de libertação contra os colonizadores franceses. Em abril de 1952 iniciou sua campanha, ganhou com 51% dos votos.

Kennedy e Jacqueline

Em 1951, Kennedy conheceu Jacqueline Bouvier, de família rica da alta sociedade de Washington. Ela frequentava o mesmo circulo social de Kennedy e na época trabalhava como fotógrafa do Washington Time-Herald.

Bonita, elegante, inteligente e culta, a jovem encantou John Kennedy. O namoro entre eles durou até a primavera de 1953, época em que trabalhando em Paris, recebeu a proposta de casamento por telegrama.

john kennedy

A cerimônia realizou-se no dia 12 de setembro de 1953 e foi o casamento do ano. Juntos tiveram dois filhos: Caroline e John Jr.

Presidente dos Estados Unidos

No dia 2 de janeiro de 1960 John Kennedy anunciou oficialmente sua candidatura para presidente. Em julho de 1960 consegue sua primeira vitória, foi indicado para candidato à presidência do Partido Democrata, com Lyndon Johnson para vice-presidente.

Em novembro de 1960 derrotou Nixon por uma pequena margem de votos. Em 30 de janeiro de 1961, Kennedy fez seu primeiro pronunciamento oficial no Congresso.

Kennedy enfrentou desafios internos e externos em seu governo. Primeiro foi a humilhação da fracassada invasão da baía dos Porcos, em Cuba, depois, impediu a instalação de uma base de mísseis nucleares soviéticos na mesma ilha e se opusera à União Soviética na controvertida questão do muro de Berlim.

Kennedy fundou a Aliança para o Progresso, visando consolidar as relações entre os Estados Unidos e a América Latina, estimulou o desenvolvimento do projeto espacial norte-americano e assinou com a União Soviética e com outros países um acordo de interdição de testes nucleares.

Um dos mais importantes de seus feitos foi o apoio à luta pelos direitos civis, num esforço para acabar com a segregação racial em seu país e assegurar a liberdade e direitos iguais para todos os norte-americanos.

Seu programa de governo chamado “A Nova Fronteira” enfatizava a necessidade de soluções novas para os problemas sociais cada vez mais complexos dos Estados Unidos.

O assassinato de John Kennedy

No dia 22 de novembro de 1963, durante uma visita à cidade de Dalas, no Texas, John Kennedy e Jaqueline, desfilavam em carro aberto, sorriam e acenavam para o povo. 

O serviço secreto, responsável pela guarda do presidente esperava que a oposição mais radical não fosse além de protestos verbais, Mas, como identificara grupos potencialmente perigosos na região – cubanos insatisfeitos com a posição do presidente relação a Cuba, racistas furiosos com o apoio de Kennedy às leis dos direitos civis, conservadores temerosos com a tolerância ao comunismo, sugeriu que a limusine fosse equipada com a capota, mas o presidente a dispensou.

john kennedy

O cortejo seguiu pela Rua Main, aproximando-se da Praça Dealey e de repente da janela do sexto andar de um depósito de livros, um homem apontou uma arma e atirou.

O Presidente Kennedy foi atingido fatalmente por duas balas, uma na garganta e outra na cabeça. Os tiros foram disparados por Lee Oswald, que foi preso e dois dias depois foi morto a tiros diante das câmeras de televisão por Jack Ruby.

John Kennedy foi enterrado no dia 25 de novembro de 1963, no Cemitério Nacional de Arlington, com a presença de 92 líderes de outras nações.

Milhares de pessoas saíram às ruas para prestar a última homenagem ao presidente morto. Acompanhada dos dois filhos Jaqueline acendeu a tocha do fogo eterno sobre o túmulo de Kennedy.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da América. Dec...
  • Barack Obama (1961) é um político norte-americano. O 44º presidente dos Estad...
  • Thomas Jefferson (1743-1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos, ex...
  • Ronald Reagan (1911-2004) foi um político norte-americano. Foi governador da...
  • James Monroe (1758-1831) foi um político norte-americano. Foi o quinto presid...
  • Jimmy Carter (1924) é um político norte-americano. Foi o 39º presidente dos E...
  • Bill Clinton (1946) é um político norte-americano que chegou a ser presidente...
  • Joe Biden (1942) é o 46º presidente eleito dos Estados Unidos tendo sido venc...
  • George Washington (1732-1799) foi o primeiro presidente norte-americano, após...
  • Mitt Romney (1947) é um político e empresário norte-americano. Foi candidato...