John Green

Escritor norte-americano

Biografia de John Green

John Green (1977) é um romancista e vlogger norte-americano, autor do best-seller “A Culpa é das Estrelas”, livro do seguimento chamado de Young adult – a literatura para adolescentes e jovens.

John Green (1977) nasceu em Indianápolis, no estado de Indiana, Estados Unidos, no dia 24 de agosto de 1977. Foi criado em Orlando, na Flórida, onde frequentou a Lake Highland Preparatory School. Estudou também na Indian Springs School (local usado posteriormente para o cenário do livro “Quem é Você Alasca?”). No ano 2000, John Green graduou-se em língua inglesa e estudos religiosos pelo Kenyon College, em Ohio, chegando a considerar a possibilidade de ser ministro episcopal.

Depois de formado, passou cinco meses trabalhando como capelão estagiário no Nationwide Children’s Hospital, em Columbus, em Ohio, local que o inspirou a mais tarde escrever o livro “A Culpa é das Estrelas”. Em seguida, mudou-se para Chicago onde trabalhou como assistente editorial do jornal Bookist. Em Nova York, foi crítico literário no The New York Times Book Review.

John Green iniciou-se na literatura como novelista, no seguimento Young adult – a literatura para adolescentes e jovens adultos, com o livro “Quem é Você, Alasca?” (2005), história ambientada em um internato, que possui traços autobiográficos de sua passagem no Indian Springs School. A obra recebeu o Prêmio Edgar Award: Melhor Livro Jovem Adulto. No dia 21 de maio de 2006, casa-se com Sarah Urist.

A conversa de John Green com adolescentes e jovens adultos não se limita a livros. Ao lado do irmão Hank, que tem um selo de música e um site voltado para temas ambientais e tecnológicos, o escritor mantem um canal no YouTube, o VlogBrothers, criado em 2007, com milhões de seguidores. Os vídeos se limitam a mostrar os irmãos, alternadamente, falando para a Câmera sobre temas contemporâneos. Pela internet, os irmãos também levantam dinheiro para causas sociais.

Em 2012, publicou “O Teorema Katherine" com personagens também adolescentes, onde o herói Colin Singleton é um gênio matemático com estranhas fixações verbais: só namora meninas chamadas Katherine.

Em seguida, John Green lançou: “Deixe a Neve Cair” (2008), em parceria com Laurence Myracle e Maureen Johnson, “Cidades de Papel” (2009), adaptada para o cinema e premiada com o Edgard Awad: Melhor Livro Jovem Adulto, “Will e Will, Um Nome, Um Destino” (2010) e “A Culpa é das Estrelas” (2012), um romance em que um casal de adolescentes enfrenta uma realidade incontornável: o câncer terminal – Prêmio Goodreads Choise Award: Melhor Ficção Young Adult. Em 2014, o livro foi adaptado para o cinema, dirigido por Josh Boone.

Veja também as biografias de:
  • Nicholas Sparks (1965) é um escritor norte-americano, que obteve grande suces...
  • Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. Por Quem os Sin...
  • Mark Twain (1835-1910) foi um escritor norte-americano, autor dos livros "Ave...
  • Stephen King (1947) é um escritor norte americano, autor de best-sellers do g...
  • J.D. Salinger (1919-2010) foi um escritor norte-americano. Sua grande realiza...
  • Jack Kerouac (1922-1969) foi um escritor norte-americano...
  • Truman Capote (1924-1984) foi um escritor, roteirista e dramaturgo norte-amer...
  • Isaac Asimov (1920-1992) foi um escritor norte americano, considerado um dos...
  • Thomas Bulfinch (1796-1867) foi um escritor norte americano, que ficou famoso...
  • Henry Miller (1891-1980) foi um escritor norte-americano, autor de obras cons...

Última atualização: 31/08/2016