Stephen King

Escritor norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Stephen King

Stephen King (1947) é um escritor norte americano, autor de best-sellers do gênero de terror e da fantasia. É um dos autores mais adaptados para o cinema e também para a televisão.

Stephen Edwin King nasceu em Portland, nos Estados Unidos. No dia 21 de setembro de 1947. Filho de pais separados passou sua infância em Fort Wayne, Indiana, com a família do pai.

Seu gosto pela leitura teve inicio quando leu todos os livros de terror e fantasia que pertenciam a seu pai. Com sete anos, ele começou a escrever suas próprias histórias.

Com onze anos foi morar com a mãe em Durban, no Estado de Maine. Com doze anos começou a enviar contos para algumas revistas, mas não teve sucesso. Ganhou o primeiro prêmio em um concurso de redação patrocinado por uma revista.

Estudou o ensino médio na Lisboa Falls High Scholl, graduando-se em 1966. Essa época, escrevia uma coluna semanal para o jornal da escola. Em 1970 graduou-se em inglês pela Universidade de Maine, em Orono.

Em 1971, Stephen King começou a lecionar inglês no Hampden Academy. Nesse mesmo ano casou-se com Tabitha Spruce, também escritora, sua colega de universidade.

Carreira literária

Stephen King publicou sua primeira história aos dezoito anos em uma revista chamada Comics Review. Depois de formado, continuou escrevendo para várias revistas populares.

Em 1973, seu romance “Carrie”, foi aceito por uma editora e publicado em 1974. Com o grande sucesso da obra, King deixou de lecionar e passou a escrever em tempo integral.

Durante o período entre 1977 e 1984, King escreveu cinco romances sob o pseudônimo de Richard Bachman. Posteriormente confessou que fez isso para disfarçar a verdadeira extensão de sua obra prolífica. Além disso, seu editor acreditava que ele já havia saturado o mercado.

Stephen King tornou-se o autor de diversos best-sellers, publicou mais de cinquenta romances, quase todos nos gêneros do terror e da fantasia.

Cinema e televisão

Stephen King é um dos autores mais adaptados para o cinema. Entre suas obras de terror destacam-se:

  • Carrie: A Estranha (1974)
  • A Hora do Vampiro (1975)
  • O Iluminado (1977)
  • Cujo (1981)
  • A Hora da Zona Morta (1979)
  • Colheita Maldita (1984)
  • Chamas da Vingança (1984)
  • Cemitério Maldito (1989)
  • Louca Obsessão (1990)
  • Jogo Perigoso (2017)

O exagero e extravagâncias de seus livros ganharam versões memoráveis nas mãos de grandes cineastas. “Sou um escritor visual, e isso atrai cineastas”, disse o escritor.

Stephen King fez participações especiais em várias adaptações cinematográficas de suas obras, bem como pequenos papeis. Em 1985, fez sua estreia como diretor e roteirista do filme “Maximum Overdrive”, uma adaptação de seu conto “Trucks”.

Stephen King é um dos autores mais adaptados também para a televisão, como a série “O Domo” baseada em seu livro “Under the Dome” (2009). O seu livro “A Zona Morta” originou a série da Fox com o mesmo nome. Escreveu roteiros de episódios para a série Arquivo X, entre eles, “Feitiço”, da quinta temporada.

Apesar do grande destaque para a literatura de terror, Stephen King escreveu algumas obras fora desse gênero, que também foram levados ao cinema, entre eles, “Conta Comigo”, “Um Sonho de Liberdade” (contos retirados do livro “Quatro Estações”), “Christine”, “Eclipse Total”, “Lembranças de um Verão” e “A Esperança de um Milagre”.

Em 2003, Stephen King recebeu a Medalha Nacional da Fundação do Livro, por sua contribuição à literatura americana.

Em 2014, Stephen King lançou “Revival”, romance gótico pop sobre um roqueiro amaldiçoado por um estranho amigo de infância. King não é um escritor sutil. Para explicar como o protagonista Charles Jacobs, pastor metodista de uma pequena localidade no Estado americano de Maine, se converte em um ensandecido vendedor de milagres com um pé nas ciências ocultas, o autor leva a mulher e o filho a morrerem em um acidente de carro.

Muitas das histórias de King são semiautobiográficas, o que significa que são tiradas em parte de algumas de suas próprias experiências. Muitos dos locais sobre os quais ele escreve são baseados nos lugares em que ele cresceu quando morou no Maine e em outros locais. 

Best-sellers

King é um sucesso editorial, tem quase cem milhões de cópias de suas obras impressas em todo o mundo. Ele é o primeiro escritor a ter três, quatro e até cinco títulos a aparecem simultaneamente na lista de best-sellers do New York Times.

O primeiro na Web

Em 2000, a editora de King, Simon & Schuster, publicou sua novela (romance curto) Riding the Bullet em formato eletrônico. Depois disso, King se tornou o primeiro autor conhecido a publicar na Internet, quando publicou vários segmentos de um novo livro, The Plant. 

Em 2000, ele também escreveu On Writing: A Memoir of the Craft. Neste livro, ele tentou dar conselhos a pessoas que querem se tornar escritores com base em suas próprias experiências.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. Por Quem os Sin...
  • Mark Twain (1835-1910) foi um escritor norte-americano, autor dos livros "Ave...
  • Nicholas Sparks (1965) é um escritor norte-americano, que obteve grande suces...
  • John Green (1977) é um romancista e vlogger norte-americano, autor do best-se...
  • Isaac Asimov (1920-1992) foi um escritor norte americano, considerado um dos...
  • Henry David Thoreau (1817-1862) foi um escritor norte-americano, autor da obr...
  • J.D. Salinger (1919-2010) foi um escritor norte-americano. Sua grande realiza...
  • Truman Capote (1924-1984) foi um escritor, roteirista e dramaturgo norte-amer...
  • Jack Kerouac (1922-1969) foi um escritor norte-americano...
  • Thomas Bulfinch (1796-1867) foi um escritor norte americano, que ficou famoso...