Jack Kerouac

Escritor norte-americano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Jack Kerouac

Jack Kerouac (1922-1969) foi um escritor norte-americano, porta voz da Geração Beat, um movimento literário que marcou o final dos anos 50 nos Estados Unidos e influenciou a contracultura e o movimento Hippie da década seguinte.

Jean-Louis Lebris Kerouac, conhecido por Jack Karouac, nasceu em Lowell, Massachussets, no dia 12 de março de 1922. Filho mais novo de uma família de origem franco-canadense aprendeu a língua inglês depois dos seis anos de idade.

Kerouac estudou em escolas católicas. Como jogador de futebol americano, ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Colúmbia, em Nova York. Após brigar com o técnico de futebol, abandonou o curso. Em 1942 juntou-se à Marinha Mercante e foi morar com sua ex-namorada, Edie Parker.

Carreira literária

Em 1950, escreveu seu primeiro romance "The Town and The City" (Cidade pequena, Cidade Grande), com o nome de John Kerouac. O livro é uma novela escrita de forma convencional. Foi o porta-voz da geração beat, que marcou o final dos anos 50 nos Estados Unidos e influenciou a contracultura e o movimento Hippie da década seguinte.

Em 1953, Jack Kerouac envolveu-se com uma moça negra, experiência que relatou no livro "Os Subterrâneos" (1958), escrito em três dias e três noites.

As inovações vão aparecer em "On the Road" (Pé na Estrada, 1957), de caráter autobiográfico, onde descreve as viagens através dos Estados Unidos e do México, uma obra-prima que o levou ao estrelato.

Em sua obra, Kerouac expressa em uma linguagem espontânea o descontentamento de sua geração e suas características marcantes: romantismo, exaltação da natureza, uso de drogas e celebração da vida livre dos condicionamentos sociais da classe média. Por ser bastante tímido sabia que teria de viver para sua imagem pública.

Alguns livros foram escritos sob o uso de drogas, como benzedrina e anestésicos, quando Jack se sentava e datilografava durante vários dias.

Ainda em 1958, publicou "The Dharma Bums", na tentativa de estabelecer afinidade com o Budismo. O livro é o relato de uma escalada com o amigo Gary Snyder, em busca de realizações espirituais.

Nessa mesma época resolveu se isolar no alto de uma colina, onde passou vários dias, sozinho, numa cabana, bebendo e sofrendo alucinações. O livro "Big Sur", publicado em 1962, relata essa passagem.

Depois de dois casamentos, em 1965 casa-se com uma amiga de infância, e muda-se com a mãe e a esposa, para St. Petersburg na Flórida.

Jack Kerouac faleceu na Flórida, no dia 21 de outubro de 1969, em decorrência de uma hemorragia abdominal provocada por uma cirrose hepática, cumprindo uma de suas vontades: “planejo beber até morrer”.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. Por Quem os Sin...
  • Mark Twain (1835-1910) foi um escritor norte-americano, autor dos livros "Ave...
  • Nicholas Sparks (1965) é um escritor norte-americano, que obteve grande suces...
  • John Green (1977) é um romancista e vlogger norte-americano, autor do best-se...
  • Stephen King (1947) é um escritor norte americano, autor de best-sellers do g...
  • Isaac Asimov (1920-1992) foi um escritor norte americano, considerado um dos...
  • Henry David Thoreau (1817-1862) foi um escritor norte-americano, autor da obr...
  • J.D. Salinger (1919-2010) foi um escritor norte-americano. Sua grande realiza...
  • Truman Capote (1924-1984) foi um escritor, roteirista e dramaturgo norte-amer...
  • Thomas Bulfinch (1796-1867) foi um escritor norte americano, que ficou famoso...