Mark Twain

Escritor norte-americano

Biografia de Mark Twain

Mark Twain (1835-1910) foi um escritor norte-americano, autor dos livros "Aventuras de Tom Sayer" “O Príncipe e o Mendigo”, "As Aventuras de Huckleberry Finn", entre outros. Foi considerado um dos autores mais importantes do oeste americano.

Mark Twain (1835-1910) nasceu na pequena vila de Florida, no Estado de Missouri, nos Estados Unidos, no dia 30 de novembro de 1835. Registrado com o nome de Samuel Langhorne Clemens, mais tarde, ficou conhecido com o pseudônimo de Mark Twain.

Em 1839, sua família mudou-se para a cidade portuária de Hannibal, às margens do rio Mississipi. Desde criança conheceu a tristeza quando foi levado a uma vila de pioneiros do oeste central e viu escravos açoitados e homens baleados, em plena rua.

Twain estudava em uma escola particular, mas quando tinha 12 anos ficou órfão de pai e aos 13 anos deixou a escola para se tornar aprendiz de tipógrafo.

Jornalista

Em 1850, começou a trabalhar no jornal de seu irmão, o Hannibal Journal, como impressor e assistente editorial. Foi então que descobriu que gostava de escrever textos humorísticos, que mais tarde empregaria em suas melhores obras.

Herdou do pai o espírito aventureiro e dois anos depois, deixou sua cidade para trabalhar em uma tipografia na cidade de St. Louis. Nessa época começou a escrever seus textos de humor.

Mark Twain assistiu a morte de uma irmã e um irmão.  Com 23 anos outro irmão morreu na explosão de um navio, no Mississipi. Aos trinta anos, estava tão desalentado que encostou uma pistola na cabeça, mas não se sentiu com coragem de puxar o gatilho.

Com a guerra civil de 1861, seguiu para o noroeste e chegou a Nevada. Em 1863, em Virgínia City, usou pela primeira vez, como reporter, o pseudônimo de "Mark Twain", expressão usada pelos barqueiros que significava “marca segura para se navegar”.

Início da carreira de escritor

Atraído pela corrida do ouro, foi para a Califórnia e colaborou com dois jornais. Em 1865 conquistou o público e ganhou fama com o conto “A Célebre Rã Saltadora do Condado de Calaveras”, publicado no Evening Press de New York.

Em 1867, Twain viajou para a França, Itália e Palestina, em busca de material para seu primeiro livro, “Os Inocentes no Estrangeiro”, que foi publicado em 1869, e nele o autor estabeleceu sua reputação humorística, que ocultava em um coração amargurado. 

Em 1870, contratado por dois jornais, viajou como correspondente à Europa, Turquia e Palestina. O material serviu para escrever seu segundo livro “Os Inocentes no Estrangeiro” (1869).

A consagração veio com o livro: “As Aventuras de Tom Sawyer” (1876), uma reconstituição da infância, mas também uma resposta aos livros moralistas em voga, que se tornou um clássico da literatura juvenil.

Twain continuou fazendo sucesso com o lançamento de: “Vida no Mississipi” (1883) e “As Aventuras de Huckleberry”, sua obra prima.

Sua popularidade cresceu com a publicação do romance histórico para crianças “O Príncipe e o Mendigo” (1884) e com a sátira “Um Ianque na Corte do Rei Artur”.

Com o passar dos anos, o humor de Mark Twain virou pessimismo. Ateu, tornou-se cada dia mais radical na crítica ao puritanismo predominante nos Estados Unidos.

Nas obras “O Forasteiro Misterioso” (1916) e “Autobiografia” (1924), publicados postumamente, dirigiu duras e revoltadas críticas à sociedade americana.

Mark Twain faleceu em Redding, em Connecticut, Estados Unidos, no dia 21 de abril de 1910.

Frases de Mark Twain

  • Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não morderá: eis a diferença fundamental entre o cão e o Homem.
  • Vamos agradecer aos idiotas. Não fosse por eles não faríamos tanto sucesso.
  • Algumas pessoas nunca cometem os mesmos erros duas vezes. Descobrem sempre novos erros para cometer.
  • Se estiver zangado, conte até cem; se estiver mesmo muito zangado, blasfeme.
  • É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer.
  • A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau.

Última atualização: 15/06/2020

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Nicholas Sparks (1965) é um escritor norte-americano, que obteve grande suces...
  • Ernest Hemingway (1899-1961) foi um escritor norte-americano. Por Quem os Sin...
  • John Green (1977) é um romancista e vlogger norte-americano, autor do best-se...
  • Stephen King (1947) é um escritor norte americano, autor de best-sellers do g...
  • Isaac Asimov (1920-1992) foi um escritor norte americano, considerado um dos...
  • J.D. Salinger (1919-2010) foi um escritor norte-americano. Sua grande realiza...
  • Truman Capote (1924-1984) foi um escritor, roteirista e dramaturgo norte-amer...
  • Henry David Thoreau (1817-1862) foi um escritor norte-americano, autor da obr...
  • Jack Kerouac (1922-1969) foi um escritor norte-americano...
  • Thomas Bulfinch (1796-1867) foi um escritor norte americano, que ficou famoso...