Marisa Monte

Cantora e compositora brasileira
Por Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

Biografia de Marisa Monte

Marisa Monte (1967) é uma importante cantora, compositora e produtora musical brasileira. Ela fez parte do trio Tribalistas ao lado de Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown

Marisa de Azevedo Monte nasceu no Rio de Janeiro no dia 1 de julho de 1967. É filha do engenheiro Carlos Saboia Monte e de Sylvia Marques de Azevedo Monte

Seu pai fez parte da diretoria cultural de samba da escola Portela, e desde pequena, Marisa Monte frequentava a quadra da escola de samba.

Aos 9 anos ganhou uma bateria de presente dos pais. Estudou piano e com 14 anos, começou a frequentar aulas de canto e teoria musical. Durante a adolescência estudou canto lírico. 

Carreira musical

Com 19 anos, Marisa abandonou o curso na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e se mudou para a Itália para aprofundar os seus conhecimentos em canto lírico e adquirir técnica. Ainda na Itália, desistiu do seu projeto e começou a cantar música popular brasileira em bares e casas noturnas.

Nelson Motta foi um dos grandes incentivadores da cantora depois de assistir sua apresentação. Em 1987, após o retorno de Marisa ao Brasil, Nelson dirigiu o espetáculo Veludo Azul, o primeiro show da cantora, mesmo sem nenhum disco gravado.

Em 1989, depois de gravar seu primeiro especial a convite da TV Manchete, foi lançado um disco com o título MM, que traz na segunda faixa o grande sucesso de Marisa Bem Que Se Quis, uma versão de Nelson Motta da música "E Po’ Che Fa" do cantor italiano Pino Daniele.

O primeiro disco de Marisa Monte vendeu 500 mil cópias fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo O Salvador da Pátria e entrou para a lista dos 100 Melhores Discos da Música Brasileira.

Em 1991, Marisa lançou o disco Mais, que contou com parcerias de outros artistas como  Nando Reis (Ainda Lembro) e Arto Lindsay (Beija Eu) que foi classificada como uma das melhores canções pop brasileiras, em pesquisa realizada através do Portal G1.

Já nos anos 2000, Marisa lançou o disco Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, que conquistou o Prêmio Multishow de Música Brasileira nas categorias Melhor Disco e Melhor Cantora (2001). 

Capa do CD Memórias, crônicas e declaração de amor
Capa do CD Memórias, crônicas e declaração de amor

Seis anos mais tarde lançou dois álbuns: Infinito Particular e Universo ao Meu Redor. Em 2011, divulgou O Que Você Quer Saber De Verdade (2011) e Verdade Uma Ilusão (2014).

Passados dois anos foi a vez de lançar Em Coleção (2016), um trabalho musical que reúne composições que foram gravadas para trilhas sonoras e outros projetos.

Em julho de 2021, Marisa lançou Portas, seu primeiro disco de músicas inéditas em 10 anos. O disco conta com parcerias de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Dadi Carvalho e lembra suas músicas de sempre, com sambas e baladas suaves.

Além das habituais parcerias somam-se figuras como Marcelo Camelo (que toca com ela uma bossa nova), e Chico Brown, filho de Carlinhos e neto de Chico Buarque.

Produtora

Além de cantora, Marisa atua como produtora musical. Ela trabalhou nos discos Omelete Man (1998), de Carlinhos Brown, Tudo Azul (2000), da Velha Guarda da Portela e Argemiro Patrocínio (2002), de Argemiro Patrocínio.

Produziu também (e corroteirizou) o documentário O Mistério do Samba (2008) sobre os sambas tradicionais da Portela.

Tribalistas

Foi graças a uma parceria estabelecida entre Marisa com os grandes amigos Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown que nasceu o projeto Tribalistas em 2002. 

Sucesso de público e crítica, os Tribalistas venderam mais de um milhão de discos. São deles as famosas canções Já Sei Namorar, Velha Infância, Diáspora e É Você.

Tribalistas virou disco e DVD e venceu o Grammy Latino 2003 de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro.

Vida pessoal

Marisa Monte foi casada com Pedro Bernardes. O casal teve um filho (Mano Wladimir). Marisa se divorciou e casou novamente, com Diogo Gonçalves. O casal teve uma filha (Helena).

Gosta de música? Então não perca a leitura desses textos:

Rebeca Fuks
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).
Veja também as biografias de:
  • Elza Soares (1930-2022) foi uma cantora e compositora brasileira. Um dos maio...
  • Rita Lee (1947-2023) foi uma cantora e compositora brasileira. Considerada um...
  • Maysa (1936-1977) foi uma cantora e compositora brasileira, fez grande sucess...
  • Kell Smith (1993) é uma cantora e compositora brasileira de destaque da nova...
  • Beth Carvalho (1946-2019) foi uma cantora e compositora brasileira. Um dos gr...
  • Anitta (1993) é uma cantora, compositora, atriz dançarina e produtora musical...
  • Tina Turner (1939-2023) foi uma cantora e compositora que se tornou ícone mun...
  • Amy Winehouse (1983-2011) foi uma cantora e compositora expoente da música br...
  • Marie Fredriksson (1958-2019) foi cantora e compositora sueca que foi vocalis...
  • Beyoncé (1981) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz norte-am...