Arnaldo Antunes
Biografia de Arnaldo Antunes
Arnaldo Antunes é um celebrado músico, cantor e compositor brasileiro, que fez parte da banda Titãs. Em 1993 iniciou a carreira solo. Ao lado de Marisa Monte e Carlinhos Brown, Arnaldo inaugurou em 2002 o projeto Tribalistas.
Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho, conhecido como Arnaldo Antunes, nasceu em São Paulo (SP) no dia 2 de setembro de 1960. É filho de Arnaldo Augusto Nora Antunes e Dora Leme Ferreira Antunes. O artista é o quarto filho dos sete que o casal teve. Os irmãos de Arnaldo são: Álvaro, Maria Augusta, José Leopoldo, Cira, Sandra e Maria Renata.
Criado na capital paulista, Arnaldo começou a explorar a sua veia artística no colégio Equipe, ao lado do amigo Paulo Miklos escrevendo poesia. Em 1973 rascunhou os seus primeiros poemas e desenhos.
Entusiasta de literatura, ingressou na Faculdade de Letras da USP. Em 1979 a família Antunes se mudou para o Rio de Janeiro e Arnaldo transferiu a sua graduação em Letras para a PUC-Rio.
Carreira musical
Junto com os amigos "Paulo Miklos", "José Roberto Aguilar" e "Go" fundaram o grupo músico-teatral Aguilar e Banda Performática, que lançou um disco em 1982.
Durante esse mesmo período, ao lado de amigos da escola, fundou a banda Titãs do Iê-Iê, quando atuou como compositor e vocalista. O grupo acabou ficando só com o primeiro nome e lançou o seu primeiro disco em 1984.
Titãs
A banda que divulgou seu primeiro trabalho em 1984 fez enorme sucesso e levou a imagem de Arnaldo Antunes para todo o país. As letras compostas por Arnaldo foram cantadas pela sua banda e também reinterpretadas por uma série de outros cantores.
A primeira montagem do grupo tinha a seguinte formação: Arnaldo (vocal), Paulo Miklos (vocal e sax), Sérgio Britto (vocal e teclado), Branco Mello (vocal), Nando Reis (baixo e vocal), Ciro Pessoa (vocal), Marcelo Fromer e Tony Bellotto (guitarras) e André Jung (bateria).
O grupo continuou durante anos se apresentando em shows e lançando discos novos.
Em 1992 Arnaldo Antunes resolveu deixar os Titãs, foi o primeiro a deixar a banda A saída se deu de maneira amistosa e ele continuou compondo para o grupo.
Arnaldo Antunes assinou contrato com a gravadora BMG na sequência e iniciou carreira solo com álbum, Nome (1993),
Tribalistas
Ao lado de Marisa Monte e Carlinhos Brown, Arnaldo inaugurou em 2002 o projeto Tribalistas.
Um sucesso de público e crítica, o trio lançou CDs e DVDs que alcançaram mais de um milhão e meio de cópias vendidas. Entre os sucessos do grupo estão Já sei namorar, Beija eu e Velha infância.
Com os Tribalistas, Arnaldo recebeu o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro em 2003.
Trilhas sonoras
Em paralelo com as gravações solo e com parceiros, Arnaldo também desenvolveu uma série de trilhas sonoras, a mais importante delas foi concebida especialmente para o Grupo Corpo.
Em 2000 ele assinou a direção musical do espetáculo O Corpo, do conjunto de bailarinos contemporâneos.
Discos solo de Arnaldo Antunes
- Nome (1993)
- Ninguém (1995)
- O Silêncio (1996)
- Um Som (1998)
- Paradeiro (2001)
- Saiba (2004)
- Qualquer (2006)
- Ao Vivo no Estúdio (2007)
- IêIêIê (2009)
- Já é (2015)
- RSTUVXZ (2018)
Literatura
Sua primeira publicação foi ainda nos tempos da escola, quando escreveu a novela Camaleão, impressa na gráfica do colégio e distribuída entre os amigos.
Ao longo de todas essas décadas, em paralelo com a carreira musical, Arnaldo Antunes investiu no universo da literatura tendo nos anos 80 começado a editar revistas literárias e a publicar livros de poesia.
No princípio, as suas publicações eram amadoras e artesanais, sendo divulgadas somente entre os amigos. Em 1983 começou a ser publicado por uma editora comercial, seu primeiro título foi Ou e.
Com a sua primeira mulher, Go, publicou uma série de livros artesanalmente (A flecha só tem uma chance, Deu na cabeça de alguém uma árvore, Um piano e muitas galinhas).
Seu livro As coisas, lançado em 1993, recebeu o Prêmio Jabuti de Poesia.
Vida pessoal
Foi casado com Go, sua primeira mulher, durante sete anos (1980-1987). Um ano após a separação, foi viver com Zaba Moreau, com quem tem quatro filhos (Rosa, Celeste, Brás e Tomé).
É um amante da música? Então não perca também os textos:
- Carlinhos Brown (1962) é um conhecido cantor, compositor, músico e artista pl...
- Ivan Lins (1945) é um conhecido cantor, compositor e músico brasileiro...
- Prince (1958-2016) foi um importante artista da música norte-americana. Atuou...
- Aloísio Magalhães (1927-1982) foi um importante artista plástico, designer a...
- Vik Muniz (1961) é artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conheci...
- Gustavo Rosa (1946-2013) foi um artista plástico brasileiro, conhecido por su...
- Hélio Oiticica (1937-1980) ) foi um artista plástico brasileiro. Pintor, escu...
- Aldemir Martins (1922-2006) foi um artista plástico brasileiro, pintor ilustr...
- Roberto Burle Marx (1909-1994) foi um artista plástico brasileiro, autor de m...
- Cildo Meireles (1948) é um artista plástico brasileiro, reconhecido como um d...