Principais artistas da Bossa Nova
Os responsáveis pelo movimento de renovação musical foram jovens compositores que não se identificavam com o que vinha sendo criado e decidiram inventar um novo tipo de fazer música, mais em sintonia com o contexto contemporâneo em que estavam imersos.
1. João Gilberto (1931)
Esse foi, sem dúvida, um dos maiores nomes da Bossa Nova. Compositor, violinista, cantor, o baiano João Gilberto esteve a frente desse movimento que desejava renovar a música brasileira.
João Gilberto já veio com a música no sangue tendo nascido em uma família de músicos. O jovem rapaz começou a carreira em Salvador como crooner da Rádio Sociedade da Bahia. Mais tarde, achou que era preciso migrar para o Rio, onde participou do conjunto Garotos da Lua.
Foi em 1959 que o jovem deu seus primeiros passos na Bossa Nova. Naquele ano, a cantora Elizeth Cardoso gravou Chega de Saudade (1959), um disco que contava com a participação de João Gilberto no violão, dando vida as composições de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Depois desse primeiro trabalho, o artista criou uma série de canções que se tornaram símbolos da Bossa Nova como o Samba de Uma Nota Só.
Saiba mais sobre a carreira de João Gilberto.
2. Antônio Carlos Jobim (1927-1994)
Outro nome incontornável desse período é o de Antônio Carlos Jobim, para os íntimos apenas Tom Jobim. Esse criador carioca de mãos cheias era polivalente: pianista, violinista, maestro, cantor, compositor e arranjador.
É ele o responsável por canções ícones da Bossa Nova como Garota de Ipanema (1962). O letrista Vinicius de Moraes, aliás, foi um dos seus maiores parceiros musicais.
Filho de diplomata, Tom viveu imerso em um ambiente boêmio com direito a avó pianista e tios entusiastas das serestas. Sua inauguração no mundo da música aconteceu no piano que ganhou de presente do padrasto.
O início da carreira profissional foi em casas noturnas da zona sul do Rio de Janeiro. Mais tarde, trabalhou em uma gravadora e começou a fazer arranjos com uma série de parceiros. Sua primeira canção de peso foi Teresa da Praia (1954), que inaugurou uma longa carreira repleta de sucessos.
Descubra a biografia de Antônio Carlos Jobim.
3. Vinicius de Moraes (1913-1980)
O poetinha que foi também diplomata experimentou a vida até a última gota: teve inúmeros amores, compôs como se não houvesse amanhã e espalhou o seu talento pelo mundo.
Cercado de grandes parceiros como Tom Jobim, Baden Powell e Toquinho, Vinicius foi o letrista responsável por uma enorme parcela de canções da Bossa Nova sendo, por esse motivo, considerado um dos fundadores do movimento.
É dele Garota de Ipanema, um marco daquela geração feita em homenagem à Helô Pinheiro. Formado em direito, Vinicius foi um boêmio inveterado que além da música cravou seu nome na literatura e no teatro.
Descubra tudo sobre a vida e a obra de Vinicius de Moraes.
4. Elis Regina (1945-1982)
A Pimentinha. Quem não tem gravado na memória a voz ímpar dessa cantora inesquecível?
A carreira dessa menina prodígio começou aos 11 anos na Rádio Farroupilha. Aos 15, ela foi contratada pela Rádio Gaúcha e, no ano a seguir, lançou seu primeiro disco.
É em 1964 que Elis se muda para o Rio, onde assina um contrato de televisão e se apresenta no Beco das Garrafas, reduto tradicional da Bossa Nova. A cantora começa a ficar famosa por interpretar as canções do novo movimento e acaba se tornando uma das caras do grupo.
É um entusiasta das interpretações da Pimentinha? Então conheça a biografia de Elis Regina.
5. Toquinho (1946)
"Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo"...? Quem não se lembra imediatamente do comercial da Faber-Castell? Toquinho foi o autor desse (e de outros grandes) sucesso.
O compositor, cantor e violinista foi um dos parceiros favoritos de Vinicius de Moraes e Chico Buarque. Seus primeiros passos como músico profissional foram em apresentações de escolas e faculdades.
Já com a carreira indo de vento em popa, Toquinho escolheu dedicar boa parte da sua energia na composição de canções infantis.
Se você gostou dessa palhinha desse músico espetacular, então aproveite e desvende a fundo a história de Toquinho.
6. Ronaldo Bôscoli (1928-1994)
Um dos maiores responsáveis pela ascensão da Bossa Nova, o carioca Ronaldo Bôscoli foi para a sua geração um fundamental compositor e produtor musical.
Uma curiosidade: sabia que Bôscoli chegou a ser cunhado de Vinicius de Moraes? Foi na noite que os amantes da música se conheceram e pelas afinidades resolveram manter as rotinas boêmias que tanto gostavam.
A partir da parceria com Roberto Menescal começou a contribuir para a Bossa Nova. Bôscoli, que também era jornalista, compôs igualmente com Carlinhos Lira (é dele, por exemplo, Ah! Se eu pudesse e O barquinho).
Gostou de conhecer um pouco da trajetória desse grande artista? Saiba mais sobre a biografia de Ronaldo Bôscoli.
Se você gostou de ler a história desses grandes músicos, experimente descobrir também: