Ronaldo Bôscoli

Compositor brasileiro

Biografia de Ronaldo Bôscoli

Ronaldo Bôscoli (1928-1994) foi um compositor, produtor musical e jornalista brasileiro, um nome importante na época da ascensão da Bossa Nova.

Ronaldo Esquerdo Fernando Bôscoli (1928-1994) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de outubro de 1928. Nascido em uma família de artista era sobrinho-bisneto da maestrina Chiquinha Gonzaga e primo do ator Jardel Filho. Era cunhado do poeta e diplomata Vinícius de Moraes.

Sua primeira experiência profissional não foi na música, mas no jornalismo esportivo. Em 1951 trabalhou no Diário da Noite, época em que as redações dos jornais serviam também para o encontro de boêmios. Convidado por Samuel Wainer passou a trabalhar no jornal Última Hora, época em que teve início sua amizade com Vinícius de Morais.

Frequentador das noites cariocas conheceu e fez amizade com muitos artistas. Em 1957, em uma festa, Bôscoli cantava “Sente” sua primeira composição, feita em parceria com o violonista Chico Feitosa, quando conheceu Roberto Menescal, era o início de uma grande amizade e uma parceria fundamental para a Bossa Nova.

Em 1959 escreveu com Carlinhos Lira, duas canções, “Lobo Bobo” e “Saudade Fez Um Samba” que foram gravadas por João Gilberto no disco “Chega de Saudade”, abrindo um novo caminho para a música popular. Com Menescal escreveu diversas músicas, entre elas: “O Barquinho”, “Ah! Se Eu Pudesse”, “Canção Que Morre no Ar”, “Nós e o Mar” e “Rio”.

Nesse mesmo ano, conheceu Luiz Carlos Miele e com ele produziu o primeiro pocket-show, expressão criada por ele, que foi apresentado no Little Club, com Odete Lara e Sérgio Mendes. Juntos organizaram dezenas de shows em boates no lendário Beco das Garrafas. No fim de 1960 ajudaram o cantor Roberto Carlos na transição de cantor de iê-iê-iê a intérprete romântico. Ainda com Miele trabalhou como produtor musical de diversos cantores, durante longos anos.

Para a televisão produziu “O Fino da Bossa”, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, “Brasil Pandeiro”, com Beth Faria, “Alerta Geral”, apresentado por Alcione, entre outros. A partir da década de 80 passou a produzir anualmente o programa de Roberto Carlos. Foi roteirista de programas humorísticos e do programa Fantástico.

Com fama de namorador, a lista de conquistas do próprio Bôscoli inclui a modelo Mila Moreira e as cantoras Nara Leão, Maysa e Elis Regina, com quem se casou em 1967 e teve um filho, João Marcelo Bôscoli. Viveram juntos até o divórcio em 1972. Ainda nos anos 70 se casou com Heloísa de Souza Paiva, com quem teve dois filhos, Bernardo e Marina.

Ronaldo Bôscoli faleceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de novembro de 1994.

Veja também as biografias de:
  • Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi um maestro e compositor brasileiro, consid...
  • Antônio Carlos Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim, foi um compositor...
  • Carlos Gomes (1836-1896) foi um compositor brasileiro, autor da ópera O Guara...
  • Noel Rosa (1910-1937) foi um compositor, cantor e violonista brasileiro. Um d...
  • João de Barro (1907-2006) foi compositor brasileiro. Também conhecido por Bra...
  • Lamartine Babo (1904-1963) foi um compositor brasileiro. Compôs canções de vá...
  • Ary Barroso (1903-1964) foi um compositor brasileiro, autor de Aquarela do Br...
  • Padre Maurício (1767-1830) foi compositor brasileiro de música sacra...
  • Juca Chaves (1938) é um compositor, músico e humorista brasileiro, famoso por...
  • Paulo César Pinheiro (1949) é um compositor, letrista, poeta e escritor brasi...

Última atualização: 10/05/2016