Antônio Carlos Jobim

Compositor brasileiro

Biografia de Antônio Carlos Jobim

Antônio Carlos Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, cantor, pianista, violonista, maestro e arranjador brasileiro. Garota de Ipanema, um de seus maiores sucessos, foi escrita em 1962 em parceria com Vinícius de Morais.

Infância e Juventude

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, conhecido como Tom Jobim, nasceu no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, no dia 25 de janeiro de 1927. Filho do diplomata Jorge de Oliveira Jobim e de Nilza Brasileiro de Almeida cresceu em uma família de artistas e boêmios. A avó tocava piano e os tios eram seresteiros.

Em 1928 mudou-se com a família para o bairro de Ipanema. Aos oito anos ficou órfão de pai. Mais tarde, ganhou um piano de presente de seu padrasto, Celso Pessoa.

Com 14 anos, Tom Jobim já tocava algumas músicas de ouvido. Estudou piano com Hans Joachim Koellreutter e depois com Lúcia Branco e Tomás Teran. Apaixonou-se pela obra de Villa-Lobos.

Seu primeiro emprego foi em um escritório de arquitetura, enquanto cursava o primeiro ano da faculdade. Insatisfeito, decidiu largar tudo e se dedicar ao estudo da música. Em 1949 casou-se com Teresa, paulista que conheceu na praia aos 15 anos, e com quem teve dois filhos.

Carreira Musical

Tom Jobim começou tocando em casa noturnas de Copacabana. Em 1952, foi contratado pela gravadora Continental, como a função de passar para o papel as músicas dos compositores. Em 1954, auxiliado pelo maestro Radamés Gnatalli, começou a fazer os primeiros arranjos.

O emprego na gravadora Continental assegurou-lhe a gravação de suas músicas. A primeira foi “Faz Uma Seresta” (1954), em parceria com Juca Stocklei.

O primeiro grande sucesso de Tom Jobim foi com a música “Teresa da Praia”, uma parceria com Billy Blanco, gravada em 1954 por Lúcio Alves e Dick Farney.

Tom Jobim e Vinicius

O encontro definitivo de Tom com o poeta Vinícius de Moraes se deu em 1956, quando Vinicius estava procurando um músico para trabalhar com sua peça “Orfeu da Conceição".

Vinícius já tinha a Valsa de Orfeu e Tom a harmonizou e orquestrou. Nascia aí uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira. Desta peça fez parte a música "Se Todos Fossem Iguais a Você", que logo fez grande sucesso.

Tom Jobim foi diretor artístico da Odeon até 1958, ano em que Elisete Cardoso gravou várias de suas canções feitas em parceria com Vinícius no disco "Canção do Amor Demais", que se tornou um marco na história da música no Brasil.

Tom Jobim e João Gilberto

Em 1959, depois de um ano de preparação do disco, João Gilberto lançou "Chega de Saudade", que além da canção- título fez sucesso com “Desafinado” e “Samba de Uma Nota Só”, ambas compostas em parceria de Tom com Newton Mendonça. Logo, Tom Jobim ficou conhecido como um dos principais compositores da bossa nova.

Carreira Internacional

Em 21 de novembro de 1962, Tom apresentou-se no Festival de Bossa Nova, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, com outros músicos brasileiros. Foi o começo de carreira internacional de Tom Jobim, que viveu na ponte-aérea Rio-Los Angeles nos anos 60. No ano seguinte gravou um disco com o saxofonista Stan Getz e, em 1967, gravou com Frank Sinatra.

Garota de Ipanema

A parceria Tom/Vinícius na música "Garota de Ipanema" composta em 1962 e só gravada em março de 1963, chegou a figurar entre as dez canções mais executadas em todo o mundo. Foi a música que mais projetou seu nome no exterior. Garota de Ipanema foi gravada por grandes nomes da música, entre eles, Frank Sinatra.

Outros Sucessos Musicais

Em 1968, a música "Sabiá", de Tom Jobim e Chico Buarque, venceu o Festival Internacional da Canção. Nas décadas seguintes, teve canções interpretadas por grandes nomes da música, como Ella Fitzgerald e Elis Regina.

Tom Jobim também compôs sozinho alguns clássicos, como "Corcovado" (1960), "Samba do Avião" (1963) e "Lígia" (1973). É também autor de inúmeras canções inspiradas na natureza, como "Wave" (1969) e "Águas de Março" (1972).

Últimos Anos

Em 1986, já separado de Teresa, casou-se com a fotógrafa e vocalista da Banda Nova, Ana Beatriz, com quem teve dois filhos. Na década de 90, abandonou a boemia e era visto com frequência às 8 da manhã, com seu chapéu de palha, fumando charuto, e frequentando um café no Leblon.

Antônio Carlos Jobim faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 8 de dezembro de 1994.

Gostou de saber mais a fundo a história de Tom Jobim? Então sugerimos a leitura também do artigo: Desvende as biografias dos grandes nomes da Bossa Nova

Veja também as biografias de:
  • Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi um maestro e compositor brasileiro, consid...
  • Carlos Gomes (1836-1896) foi um compositor brasileiro, autor da ópera O Guara...
  • Noel Rosa (1910-1937) foi um compositor, cantor e violonista brasileiro. Um d...
  • Ary Barroso (1903-1964) foi um compositor brasileiro, autor de "Aquarela do B...
  • João de Barro (1907-2006) foi compositor brasileiro. Também conhecido por Bra...
  • Lamartine Babo (1904-1963) foi um compositor brasileiro. Compôs canções de vá...
  • Ronaldo Bôscoli (1928-1994) foi um compositor, produtor musical e jornalista...
  • Juca Chaves (1938) é um compositor, músico e humorista brasileiro, famoso por...
  • Padre Maurício (1767-1830) foi compositor brasileiro de música sacra...
  • Paulo César Pinheiro (1949) é um compositor, letrista, poeta e escritor brasi...

Última atualização: 11/06/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.