Zé Dantas
Biografia de Zé Dantas
Zé Dantas (1921-1962) foi um compositor, poeta e folclorista brasileiro. Autor de uma série de composições que fizeram sucesso na voz de Luiz Gonzaga e que se tornaram clássicos do cancioneiro nordestino, entre elas: Vem Morena, Cintura Fina, e Riacho do Navio.
José de Sousa Dantas Filho, conhecido como Zé Dantas, nasceu em Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, no dia 27 de fevereiro de 1921. Era filho de José de Sousa Dantas, fazendeiro, comerciante e ex-prefeito da cidade de Flores, e de Josefina Alves Siqueira Dantas.
Ainda jovem Zé Dantas veio estudar no Recife, no Colégio Americano Batista. Com 17 anos já compunha xotes, baiões e toadas e escrevia crônicas sobre folclore que eram editadas na Revista Formação, na época do colégio.
Após concluir o ensino médio, Zé Dantas ingressou na faculdade de medicina. Em 1947, Zé Dantas teve seu primeiro encontro com Luiz Gonzaga quando foi procurá-lo no Grande Hotel.
Luiz Gonzaga, que estava hospedado no hotel para fazer uma série de apresentações na cidade, recebeu Zé Dantas e mostrou interesse em suas composições.
Depois de formado, Zé Dantas mudou-se para o Rio de Janeiro onde fez residência em obstetrícia no Hospital dos Servidores. Posteriormente, foi diretor do mesmo hospital.
Zé Dantas e Luiz Gonzaga
Em 1949, Luiz Gonzaga gravou as músicas Forró de Mané Vito e Vem Morena: Vem morena, vem dançar / Quero ver tu requebrando / Quero ver tu remexendo..., que fizeram grande sucesso.
No início dos anos 50, Zé Dantas, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira e o apresentador Paulo Roberto fizeram o programa O Mundo do Forró, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Luiz Gonzaga se tornou grande parceiro de Zé Dantas e gravou diversas músicas do compositor, entre elas:
- A Volta da Asa Branca
- Acauã
- Sabiá
- O Xote das Meninas
- Riacho do Navio
- Vozes da Seca
- Forró de Caruaru
- A Dança da Moda
Várias músicas de Zé Dantas foram gravadas por outros cantores, como: Cintura Fina, gravada por Amelinha, Dominguinhos e Alceu Valença, e O Xote das Meninas, gravada por Marisa Monte e Gilberto Gil.
Família
Zé Dantas foi casado com a pernambucana Yolanda Dantas (1931-1917) entre os anos de 1954 e 1962, ano de sua morte. O casal teve três filhos.
A Cantora Marina Elali que foi revelada no programa Fama, da Rede Globo, é neta de Zé Dantas e já gravou e canta algumas músicas compostas por seu avô.
Morte
Em 1961, quando estava na fazenda de Luiz Gonzaga, em Miguel Pereira, região serrana do Rio de Janeiro, Zé Dantas rompeu o tendão do pé.
Depois de um ano, tomando fortes remédios para sanar as dores constantes, Zé Dantas teve os rins comprometidos e faleceu no Rio de janeiro, no dia 11 de março de 1962.
- Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi um maestro e compositor brasileiro, consid...
- Antônio Carlos Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim, foi um compositor...
- Carlos Gomes (1836-1896) foi um compositor brasileiro, autor da ópera O Guara...
- Noel Rosa (1910-1937) foi um compositor, cantor e violonista brasileiro. Um d...
- Ary Barroso (1903-1964) foi um compositor brasileiro, autor de "Aquarela do B...
- Ronaldo Bôscoli (1928-1994) foi um compositor, produtor musical e jornalista...
- Juca Chaves (1938-2023) foi um compositor, músico e humorista brasileiro, fam...
- Lamartine Babo (1904-1963) foi um compositor brasileiro. Compôs canções de vá...
- João de Barro (1907-2006) foi um compositor brasileiro. Também conhecido por...
- Paulo César Pinheiro (1949) é um compositor, letrista, poeta e escritor brasi...