João de Barro

Compositor brasileiro

Biografia de João de Barro

João de Barro (1907-2006) foi compositor brasileiro. Também conhecido por Braguinha, fez sucesso com suas marchinhas de carnaval. Fez parte do quarteto Bando dos Tangarás, junto com Noel Rosa, Almirante e Alvinho.

João de Barro (1907-2006) nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1907. Para os documentos oficiais ele é Carlos Alberto Ferreira Braga, para a música popular é João de Barro, ou Braguinha. Filho do gerente de fábrica de tecidos, Carlos Alberto Ferreira Braga entrou para o curso de Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes, abandonando logo depois, para se dedicar às marchinhas de carnaval.

Aprendeu a tocar violão no colégio, com o amigo e futuro compositor Henrique Brito, instrumentista de enorme talento. Adotou o pseudônimo "João de Barro", pois na época não ficava bem um "rapaz de família" fazer música popular.

Durante sua carreira, teve em Alberto Ribeiro o parceiro mais constante. Sempre irreverente, Braguinha utilizou certa vez o pseudônimo "Funarius Rufus", nome científico do pássaro João de Barro, para uma marcha que ele tinha vergonha de assinar. Na ocasião, muitos se perguntaram sobre a existência deste tal "Funarius Rufus", o compositor de uma só música.

O primeiro grande sucesso de João de Barro se deu no carnaval de 1934, com "Linda Lourinha", espécie de resposta ao "Linda Morena", de Lamartine Babo. A partir de então, não houve um só carnaval que Braguinha deixasse de brindar o povo brasileiro com suas marchinhas e seu bom humor. Em 1937, Braguinha compôs a letra da música "Carinhoso", feita por Pixinguinha, vinte anos antes.

João de Barro é o nome mais expressivo dos compositores de marchinhas de carnaval. Seu repertório é vastíssimo, entre suas composições estão: "Linda Lourinha", "Uma andorinha não faz verão", "Cadê Mimi?", "Pirata da perna de pau", "Pastorinha", "Balancê", que foi regravada quarenta e dois anos depois, por Gal Costa.

João de Barro ou Braguinha, morreu no Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 2006.

Veja também as biografias de:
  • Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi um maestro e compositor brasileiro, consid...
  • Antônio Carlos Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim, foi um compositor...
  • Carlos Gomes (1836-1896) foi um compositor brasileiro, autor da ópera O Guara...
  • Noel Rosa (1910-1937) foi um compositor, cantor e violonista brasileiro. Um d...
  • Ary Barroso (1903-1964) foi um compositor brasileiro, autor de "Aquarela do B...
  • Lamartine Babo (1904-1963) foi um compositor brasileiro. Compôs canções de vá...
  • Ronaldo Bôscoli (1928-1994) foi um compositor, produtor musical e jornalista...
  • Juca Chaves (1938) é um compositor, músico e humorista brasileiro, famoso por...
  • Padre Maurício (1767-1830) foi compositor brasileiro de música sacra...
  • Paulo César Pinheiro (1949) é um compositor, letrista, poeta e escritor brasi...

Última atualização: 26/03/2015

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.