João de Barro

Compositor brasileiro
Por Dilva Frazão

Biografia de João de Barro

João de Barro (1907-2006) foi compositor brasileiro. Também conhecido por Braguinha, fez sucesso com suas marchinhas de carnaval. Fez parte do quarteto Bando dos Tangarás, junto com Noel Rosa, Almirante e Alvinho.

João de Barro (1907-2006) nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1907. Para os documentos oficiais ele é Carlos Alberto Ferreira Braga, para a música popular é João de Barro, ou Braguinha. Filho do gerente de fábrica de tecidos, Carlos Alberto Ferreira Braga entrou para o curso de Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes, abandonando logo depois, para se dedicar às marchinhas de carnaval.

Aprendeu a tocar violão no colégio, com o amigo e futuro compositor Henrique Brito, instrumentista de enorme talento. Adotou o pseudônimo "João de Barro", pois na época não ficava bem um "rapaz de família" fazer música popular.

Durante sua carreira, teve em Alberto Ribeiro o parceiro mais constante. Sempre irreverente, Braguinha utilizou certa vez o pseudônimo "Funarius Rufus", nome científico do pássaro João de Barro, para uma marcha que ele tinha vergonha de assinar. Na ocasião, muitos se perguntaram sobre a existência deste tal "Funarius Rufus", o compositor de uma só música.

O primeiro grande sucesso de João de Barro se deu no carnaval de 1934, com "Linda Lourinha", espécie de resposta ao "Linda Morena", de Lamartine Babo. A partir de então, não houve um só carnaval que Braguinha deixasse de brindar o povo brasileiro com suas marchinhas e seu bom humor. Em 1937, Braguinha compôs a letra da música "Carinhoso", feita por Pixinguinha, vinte anos antes.

João de Barro é o nome mais expressivo dos compositores de marchinhas de carnaval. Seu repertório é vastíssimo, entre suas composições estão: "Linda Lourinha", "Uma andorinha não faz verão", "Cadê Mimi?", "Pirata da perna de pau", "Pastorinha", "Balancê", que foi regravada quarenta e dois anos depois, por Gal Costa.

João de Barro ou Braguinha, morreu no Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 2006.

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.
Veja também as biografias de:
  • Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi um maestro e compositor brasileiro, consid...
  • Antônio Carlos Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim, foi um compositor...
  • Noel Rosa (1910-1937) foi um compositor, cantor e violonista brasileiro. Um d...
  • Carlos Gomes (1836-1896) foi um compositor brasileiro, autor da ópera O Guara...
  • Ary Barroso (1903-1964) foi um compositor brasileiro, autor de "Aquarela do B...
  • Lamartine Babo (1904-1963) foi um compositor brasileiro. Compôs canções de vá...
  • Ronaldo Bôscoli (1928-1994) foi um compositor, produtor musical e jornalista...
  • Juca Chaves (1938) é um compositor, músico e humorista brasileiro, famoso por...
  • Paulo César Pinheiro (1949) é um compositor, letrista, poeta e escritor brasi...
  • Padre Maurício (1767-1830) foi compositor brasileiro de música sacra...