João Alexandre

Cantor evangélico

Biografia de João Alexandre

João Alexandre (1964) é um cantor de música evangélica, violonista, arranjador e produtor musical brasileiro.

João Alexandre Silveira (1964) nasceu em Campinas, São Paulo, no dia 29 de setembro de 1964. Iniciou sua carreira musical com 17 anos de idade, no grupo “Vencedores por Cristo”, um dos primeiros grupos a trabalhar com evangelização através da música no Brasil.

Após sair do grupo “Vencedores por Cristo”, em 1984, formou o grupo vocal “Pescadores” junto com Luciano Garruti, Zé Roberto, Davi Kerr e Rogério Bocato. Em 1984 lançou o disco de estúdio “Contraste”, quando apresentaram uma proposta bem brasileira, com arranjos e vocais ao estilo de grupos como 14 Bis e o Boca Livre, com as músicas: “Canção da Alvorada”, “Se Você”, “Não Preciso Sonhar”, “A Andorinha”, “Razão de Ser”, “Vento Ligeiro”, “Metamorfose”, “Conversão”, “Contraste” e “De Trem”.

Com o fim do grupo Pescador, passou a integrar o grupo “Milad”, uma banda de música popular brasileira com temática cristã, formada em Goiânia em 1984. A banda tinha Alexandre nos vocais, violão, guitarra e também na composição da maior parte das músicas. A banda fez sucesso e excursionou por grande parte do país. Ao retornar para Capinas, se casou com Tirza Rosa, também envolvida com a música. Durante dois anos, Alexandre integrou o grupo “Água Viva”.

Em 1986, João Alexandre iniciou sua carreira solo, recebendo elogio de grandes cantores e teve boa aceitação da crítica. Em sua carreira lançou diversos discos, entre eles: “Simplesmente João” (1991), “Todos São Iguais” (1994), “Voz e Violão” (1996), “Acústico” (1999), “Hinos: Instrumental” (1999), “Voz, Violão e Algo Mais” (2002), “Oração da Noite” (20030, “Família” (2005), com a participação da esposa e do filho, “É Proibido Pensar” (2007), “Do Outro Lado do Mar” (2009).

A partir do quarto disco, João Alexandre passou a assumir todas as etapas da produção, tornando-se um artista independente. João tem hoje seu próprio estúdio “Voz e Violão Estúdio” e conta com seu filho Felipe Silveira como produtor e arranjador musical. João é requisitado por diversos grupos e cantores para prestar seus serviços de arranjador e produtor musical.

Em 2006, João foi premiado com o “Troféu Talento”, na categoria “Melhor Arranjo”, com a música “A Volta do Filho Prodígio”, de Gerson Borges. Seu CD “Do Outro Lado do Mar”, teve a produção e os arranjos de seu filho Felipe, que também é pianista. Teve a participação também de sua esposa Tirza. Nos dia 5 e 6 de fevereiro de 2009, gravou seu primeiro DVD no anfiteatro da Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo.

Entre os seus maiores sucessos destacam-se: “Essência de Deus”, “Vento Livre”, “Olhos no Espelho”, “Todos São Iguais”, “Canção da Alvorada” “Teus Olhares”, “Em Nome da Justiça”, “Coração de Pedra”, “Pai Nosso”, “Abismo de Gerações”, “Sobre o Amor”, “Tudo para Ti”, “Tudo é Verdade”, entre outras.

Veja também as biografias de:
  • Max Lucado (1955)é um pastor evangélico e escritor norte-americano. Vendeu cer...
  • Luan Santana (1991) é um cantor e compositor brasileiro de música romântica,...
  • Paul McCartney (1942) é cantor inglês. Ex-Beatles, integrava a banda de rock...
  • Milton Nascimento (1942) é um cantor e compositor brasileiro, um dos maiores...
  • Tony Carreira (1963) é um cantor português de música romântica...
  • Elton John (1947) é um cantor, compositor, pianista e produtor inglês, um dos...
  • George Michael (1963-2016) foi um cantor britânico, que fez sucesso com os hi...
  • Mick Jagger (1943) é um cantor, compositor, ator e produtor britânico. É o vo...
  • J Balvin (1985) é um cantor e compositor colombiano, um importante representa...
  • Dorival Caymmi (1914-2008) foi um cantor e compositor brasileiro, cantava os...

Última atualização: 13/02/2017