Luan Santana

Cantor brasileiro
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Luan Santana

Luan Santana (1991) é um cantor e compositor brasileiro de música romântica, pop e sertaneja. Entre seus sucessos estão: Meteoro, "Cê Topa", "Tanto Faz", "Tudo Que Você Quiser", "Escreve Aí” e "Acordando o Prédio".

Luan Rafael Domingos Santana nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 13 de março de 1991. Filho de Amarildo Domingos, um bancário e de Marizete Santana, em decorrência do trabalho do pai, morou em Maringá, Manaus e Ponta Porã.

Desde pequeno Luan já gostava de cantar e percebendo o talento do filho, seu pai o presenteou com um violão. Desde então, Luan cantava dedilhando o instrumento.

Início da carreira

Com 14 anos, incentivado por alguns amigos e familiares, Luan Santana realizou uma festa para fazer sua primeira gravação. O local escolhido foi Jaraguari, cidade natal de seus pais e vizinha de Campo Grande.

A música escolhida foi “Falando Sério”. Com um gravador amador, Luan fez a gravação da música, mas depois, não aprovou o resultado final e quebrou o CD.

Um amigo que ficou com uma cópia, acabou colocando no YouTube que logo se espalhou pela internet e o público começou a cobrar a música nas rádios de Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Paraná.

Em 2007, Luan Santana subiu ao palco pela primeira vez na pequena cidade de Bela Vista (MS), e a partir de então começou a ser chamado para novas apresentações.

Primeiras gravações

Em 2008, gravou o primeiro CD, intitulado “Tô de Cara”, que foi sucesso nacional com as músicas, “Tô de Cara” e “Meteoro”, sendo certificado com disco de ouro pela venda de 50 mil cópias.

Luan Santana

Com a agenda repleta de shows, em diversas cidades, Luan gravou seu segundo CD, “Ao Vivo” (2019), quando repetiu o sucesso com “Sinais”, “Você Não Sabe o Que é o Amor” e “Aqui é Seu Lugar”.

O disco foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja, sendo certificado com o disco multiplo de patina.

Em 2011, Luan Santana lançou “Ao Vivo no Rio”, seu terceiro CD, gravado no dia 11 de dezembro de 2011, no HSBC Arena, na Barra da Tijuca.

Com a apresentação de 15 canções inéditas e os sucessos anteriores o mega show teve a participação de Ivete Sangalo, Zezé de Camargo & Luciano e da cantora mexicana Belinda Peregrin. Ainda em 2011, o cantor se apresentou no Brazilian Day em Nova Iorque.

2012 a 2015

Em 2012, Luan lançou seu quarto CD “Quando Chega a Noite”, que fez sucesso com as músicas, “Nêga”, “Você de Mim Não Sai” e “Incondicional”. Das 17 músicas do CD, 7 são de autoria de Luan.

O CD foi produzido pelo próprio Luan com a ajuda de Fernando, da dupla de Fernando e Sorocaba. A faixa “Você Não Sai de Mim” foi incluída na trilha sonora da novela Avenida Brasil. Nesse mesmo ano, lançou seu primeiro EP, “Te Esperando”.

Em 2013, Luan lançou “O Nosso Tempo é Hoje”, o terceiro DVD ao vivo, gravado na Arena Maeda, em Itu, interior de São Paulo. O grandioso show percorreu diversas cidades do país.

Luan Santana

Fez parte do show várias músicas de sua autoria e outras feitas em parceria com diversos compositores, entre elas, “Um Brinde ao Nosso Amor” (Luan Santana e Matheus Aleixo) e “Te Vivo” (Luan e Thiago Severo).

Em outubro de 2013, Luan se apresentou na Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro por ocasião da passagem do Papa Francisco pelo Brasil. Luan cantou a “Oração de São Francisco”.

Em 2014, Luan fez um dueto com o cantor espanhol Enrique Iglesias na versão brasileira da música “Bailando”, que foi incluída no CD “Duetos”, lançado em 2015 e que reúne 15 faixas.

No dia 13 de março de 2015, comemorando seu aniversário de 24 anos, Luan Santana lançou no YouTube, a música “Escreve Aí”, que alcançou a primeira posição no ranking da ABPD, e fez parte do seu quarto CD “Acústico” (2015). Destacou-se também a música “Eu Não Merecia Isso””.

2016 a 2021

Em 2016, Luan Santana lançou seu quinto álbum ao vivo, intitulado “1977” (ano da criação do Dia Internacional da Mulher pela ONU), que conta com a participação de Sandy, Anitta, Ivete Sangalo, Ana Carolina e Marília Mendonça.  

Luan Santana

Os singles, “Eu, Você, o Mar e Ela” e “Dia, Lugar e Hora”, alcançaram o primeiro lugar nas rádios e “Acordando o Prédio” atingiu o topo da lista Hot 100 Airplay.

Em 2018, Luan comandou o programa “Só Toca Top”, da Rede Globo, ao lado de Fernanda Souza, que apresentou, na primeira e segunda temporadas as músicas mais tocadas nos rankings de todas as plataformas digitais.

Em 2018, Luan Santana lançou o EP “Live-Móvel”, gravado ao vivo em um show itinerante onde ele aparecia de surpresa, dentro de um caminhão que serviu de palco para suas apresentações.

Com sete faixas inéditas, o disco contou com a participação especial de Jorge e Mateus, Simone e Simaria e MC Kekel, com as músicas “Sofazinho”, “Machista” e “Vingança”, respectivamente.

O sexto álbum ao vivo de Luan Santana “Viva”, foi gravado no Parque de Exposição de Salvador no dia 19 de maio de 2019 e lançado em 22 de agosto de 2019, pela Som Livre.

Luan Santana

Em 2020, Luan rescindiu o contrato com a Som Livre e em janeiro de 2021 assinou com a Sony, sempre com o apoio de Amarildo Domingos, seu pai e empresário.

Vida pessoal

Luan que sempre morou com sua família, em 2018, adquiriu uma mansão em Alphaville, na Grande São Paulo, onde instalou um estúdio e pela primeira vez passou a morar longe dos pais.

Em 2012, Luan Santana assumiu em público o namoro com a estudante de moda Jade Magalhães. O casal que viveu junto durante 12 anos, em 2020 anunciou o fim da relação.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • Milton Nascimento (1942) é um cantor e compositor brasileiro, um dos maiores...
  • Pabllo Vittar é um celebrado cantor/drag queen brasileiro...
  • Jair Rodrigues (1939-2014) foi um cantor tido como expoente da música popular...
  • Roberto Carlos (1941) é um cantor e compositor brasileiro. O Rei da música ro...
  • Dorival Caymmi (1914-2008) foi um cantor e compositor brasileiro, cantava os...
  • Cazuza (1958-1990) foi um cantor e compositor brasileiro, considerado um dos...
  • Gusttavo Lima (1989) é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileir...
  • Seu Jorge (1970) é um cantor, compositor, instrumentista e ator brasileiro...
  • Adoniran Barbosa (1910-1982) foi cantor e compositor brasileiro. Saudosa Malo...
  • Cartola (1908-1980) foi cantor e compositor brasileiro. "As Rosas Não Falam",...