Luciano Huck

Apresentador de televisão
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Luciano Huck

Luciano Huck (1971) é um apresentador de televisão e empresário brasileiro. Entre 2001 e 2021 apresentou o programa Caldeirão do Huck, nas tardes de sábado. Em 2021 passou a apresentar o programa Domingão com Huck, que substituiu o Domingão do Faustão.

Luciano Grostein Huck nasceu em São Paulo, no dia 3 de setembro de 1971. Filho do jurista Hermes Marcelo Huck e da urbanista Marta Dora Grostein ele cresceu em uma família de classe média alta.

Durante a adolescência, Huck foi estagiário da revista playboy, então dirigida por seu padrasto, o jornalista Mário de Andrade. Trabalhou como assistente do fotógrafo J. R. Duran.

Em 1989, Luciano Huck ingressou na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), porém não concluiu o curso, pois seu interesse era a comunicação. Com 20 anos fez um estágio na agência W/Brasil, do publicitário Washington Olivetto.

Em 1992, com um grupo de amigos, abriu o bar Cabral, no bairro Itaim Bibi, que logo virou point concorrido da cidade. Dois anos depois, já assinava a coluna “Circulando” do Jornal da Tarde e apresentava um programa na rádio Jovem Pan.

Carreira na televisão

A estreia do apresentador Luciano Huck, na TV, se deu quando foi convidado para apresentar seu colunismo no programa, Perfil, de Otávio Mesquita, na Band. No quadro “Paparazzo Eletrônico”, ele comentava as badalações das festas noturnas dos bares e boates de São Paulo.

Em seguida, Huck lançou seu próprio programa “Circulando”, primeiro exibido na CNT Gazeta e depois na Band. Em 1996, também na Band, ele passou a apresentar o programa diário, “H”, voltado para o público jovem. A audiência do programa conquistou maiores pontos quando foram lançadas as personagens: “Tiazinha” (Suzana Alves) e a “Feiticeira” (Joana Prado), suas assistentes de palco.

Caldeirão do Huck

Em setembro de 1999, Luciano Huck foi contratado pela Rede Globo e estreou apresentando o "Show da Virada" no Parque do Anhembi, em São Paulo.

Em abril de 2000, Huck estreou seu novo programa “Caldeirão do Huck”, exibido nas tardes de sábado. Aos poucos, o Caldeirão foi conquistando o público e se tornou líder de audiência.

Luciano Huck

O Caldeirão do Huck apresentou diversos quadros, entre eles, Vou de Táxi, Agora ou Nunca, Lar Doce Lar, Lata Velha e Soletrando. Vários artistas, nacionais e internacionais se apresentaram no programa, entre eles, Ricky Martin, Demi Lovato e Roberto Carlos.

No dia 15 de junho de 2021, Luciano declarou que iria assumir o programa das tardes do domingo, após a saída do apresentador Fausto Silva. A última apresentação do Caldeirão do Huck se deu no dia 28 de agosto de 2021. No dia 5 de setembro, entrou no ar o programa "Domingo do Huck".

Outras atividades

Em 2003, Luciano Huck fundou a ONG “Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, visando a capacitação profissional de jovens de comunidades carentes. Localizado na rua Solon, 1121, no bairro paulistano do Bom Retiro, o Criar já capacitou centenas de alunos.

Luciano produziu diversos filme, como Casa de Areia (2005), Era Uma Vez (2008), Quebrando o Tabu (2011) e Na Quebrada (2014).

Luciano também atuou nos filmes: Xuxa Requebra (1999), Xuxa e os Duendes (2001), Um Show de Verão (2004), quando fez par romântico com a apresentadora Angélica, época em que começaram a namorar.

Atuou no filme Xuxa em o Mistério da Feiurinha (2009) e Até Que a Sorte Nos Separe 3: A Falência Final (2015). Em 2011, dublou Flynn Rider no filme Enrolados, da Disney.

Em 2007, o apresentador lançou o livro Na Terra, no Céu, no Mar – Viagens de Aventuras do Caldeirão do Huck, onde conta as experiências que teve gravando atrações para seu programa de auditório.

Luciano Huck já participou de diversos comerciais para a televisão e ainda mantem contratos com grandes empresas.

Luciano investe em empresas do setor alimentício, de turismo, vestuários, entre outras. Tem sociedade com diversos empresários do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Política

Desde 2014, Luciano Huck vem se posicionando em relação à vida política do Brasil. Huck fez parte do movimento liberal de renovação “Agora”, que tem como guru político o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2017, especulou-se sua candidatura à Presidência da República para as eleições de 2018, porém, em novembro de 2017, Huck anunciou que não se candidataria.

Vida pessoal

Em 2001, Luciano Huck teve um breve namoro com a socialite Chiara Magalhães e depois, com a também socialite Astrid Monteiro de Carvalho.

A primeira vez que encontrou Angélica foi em 2003 no corredor de um estúdio fotográfico, mas ambos estavam namorando. Em 2004 trabalharam juntos no filme “Um Sonho de Verão” e iniciaram o namoro.

No dia 30 de outubro de 2004, grávida de seu primeiro filho, Angélica e Luciano se casaram na Marina da Glória, que contou com um padre e um rabino, pois ela é católica e ele é judeu. O casal tem três filhos: Joaquim (08-03-2005), Benício (03-11-2007) e Eva (25-09-2012).

Luciano Huck

Um acidente marcou a vida da família Huck, quando no dia 24 de maio de 2015, estavam voltavam do Pantanal após as gravações do programa especial de Angélica “Estrelas”, o bimotor apresentou um problema e teve que fazer um pouso forçado perto de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Outro acidente abalou a família, quando no dia 22 de junho de 2019, Benício, sofreu um traumatismo craniano ao praticar wakeboard na baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Após passar por uma cirurgia, ficou sem nenhuma sequela.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
Veja também as biografias de:
  • PC Siqueira (1986) é um ex-apresentador e VJ brasileiro da MTV, um dos fenôme...
  • Gugu Liberato (1959-2019) foi um importante apresentador de televisão brasile...
  • Roberto Justus (1955) é empresário, publicitário, administrador e apresentado...
  • Marcelo Rezende (1951) foi um jornalista e apresentador de televisão brasilei...
  • Luciana Gimenez (1969) é uma modelo, atriz e apresentadora de TV brasileira...
  • Dudu Camargo é apresentador de televisão do programa Primeiro Impacto (do can...
  • William Bonner (1963) é um jornalista, publicitário e apresentador brasileir...
  • Pedro Bial (1958) é jornalista, escritor apresentador brasileiro. Ficou basta...
  • Cid Moreira (1927) é um jornalista, locutor e apresentador brasileiro, que fi...
  • Yudi Tamashiro (1992) é um apresentador de televisão, cantor e dançarino bras...