Vespasiano

Imperador romano

Biografia de Vespasiano

Vespasiano (9-79) foi imperador romano nos anos 69 e 79 da era cristã. Foi o primeiro representante da Dinastia Flaviana. Em seu governo teve início a construção do Coliseu.

Tito Flávio Vespasiano nasceu em Reate, localidade do Lácio, no dia 17 de novembro do ano 9 da era cristã, durante o império de Otávio Augusto (27 a. C – 14).

Filho de um  coletor de impostos, pertencente à classe dos cavaleiros (équites), grupo entre patrícius e plebeus na hierarquia social, seguiu a carreira militar.

Durante o império de Calígula (37-41), Vespasiano foi “edil” e “pretor”. Durante o império de Cláudio (41-54), foi comandante na Germânia.

Vespasiano lutou com êxito na Bretanha e, por volta de 63 foi nomeado pro-cônsul na África. Quatro anos depois, foi designado por Nero para reprimir uma rebelião dos hebreus na Judéia.

Vespasiano conquistou toda a Judéia, exceto Jerusalém. Ao saber da morte de Nero, no ano 68, suspendeu a luta e aproximou-se de Muciano, governador da Síria, em busca de aliança.

Ainda no último ano do governo de Nero, teve início, na Gália, uma crise militar, provocada pela indicação do novo imperador.

Cada exército defendia um candidato: Galba era preterido pelo exército da península Ibérica, Otão, proposto pela guarda pretoriana, Vitélio apoiado pela Gália e Germânia, e Vespasiano preferido pelo exército do Oriente.

Depois o assassinato de Galba, a guerra civil foi inevitável e durou um ano e meio. Vitélio venceu, mas foi assassinado.

Imperador romano

Em julho de 69, Vespasiano foi proclamado imperador pelas legiões egípcias, seguidas pelas da Síria e da Judéia.

O novo imperador tornou-se popular graças a sua origem humilde. Investido de poderes excepcionais pelo Senado, proclamou cônsules e herdeiros seus filhos Tito e Domiciano, que reinaria um após outro.

O governo de Vespasiano restaurou a paz do império, promoveu a estabilidade política e revitalizou a economia imperial por meio de rigorosa reforma tributária.

Seu vasto programa de obras públicas incluiu a restauração do Capitólio, que havia sido incendiado, e o início da construção do Coliseu.

Vespasiano confiou ao filho Tito a tarefa de sufocar uma revolta dos judeus. Tito destruiu Jerusalém e dispersou seus habitantes.

Realizou também reformas militares e concedeu cidadania romana aos habitantes de várias províncias. O império foi ampliado e as fronteiras fortalecidas.

Vespasiano faleceu em Águas Cutilias, território sabino, Itália, no dia 23 de junho do ano 79.

Curiosidade

Encravado no deserto da Judéia, o maciço rochoso de Massada foi palco de um dos episódios mais impressionantes da época do império.

Depois de Jerusalém ter sucumbido às legiões romanas comandadas por Tito, cerca de mil judeus da seita dos zelotas, patriotas fanáticos e fiéis à lei de Moisés, reuniram-se no alto da fortaleza de Massada para resistir às investidas dos romanos.

vespasiano
Ruínas romanas no maciço de Massada

Durante três anos isolados e enfrentando as mais difíceis condições de vida, perceberam que a rendição estava próxima e preferiram a morte coletiva.

Para muitos, a história de Massada não passava de lenda, mas em 1963, pesquisas arqueológicas realizadas no local comprovaram sua veracidade.

Veja também as biografias de:
  • Nero (37 – 68) foi imperador romano entre os anos de 54 e 68 da era cristã. F...
  • Adriano (Imperador romano) (76-138) foi o terceiro imperador romano, da Dinas...
  • Constantino (272-337) foi o primeiro imperador cristão de Roma. Iniciou a con...
  • Calígula (12-41) foi um imperador romano que governou entre os anos 37 e 41 d...
  • Tibério (42 a. C. – 37) foi o segundo imperador romano, governou entre 14 e 3...
  • Diocleciano (244-311) foi um imperador romano, governou entre 284 e 305. Real...
  • Augusto (Otávio ) (63 a. C-14) foi o primeiro imperador romano. Govern...
  • Cláudio (10 a. C.-54) foi imperador romano entre os anos de 41 a 54 da era cr...
  • Marco Aurélio (Imperador romano) (121-180) foi imperador romano entre os anos...
  • Carlos V (1500-1558) foi Imperador do Sacro Império Romano Germânico. No sécu...

Última atualização: 18/10/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.