Tibério

Imperador romano

Biografia de Tibério

Tibério (42 a. C. – 37) foi o segundo imperador romano, governou entre 14 e 37 da Era Cristã. Durante esse período, Jesus Cristo foi crucificado.

Tibério Cláudio Nero nasceu em Roma, Itália, no dia 16 de novembro de 42 a. C. Era filho do magistrado Tibério Cláudio Nero e de Lívia Drusila.

Com quatro anos, passou a fazer parte da família imperial quando sua mãe, grávida de seu irmão, Nero Cláudio Druso, separou-se de seu pai e casou-se com o imperador Augusto.

Educado para a carreira militar fez brilhantes campanhas na Germânia, na Gália e na Armênia, que lhe garantiram apoio popular.

Após regressar a Roma, Tibério casa-se com Vipsânia Agripina, filha de Marco Agripa, general e amigo de Augusto.

Nessa época, foi nomeado pretor e enviado no comando de campanhas no Ocidente, ao lado de seu irmão Druso. Na volta, em 13 a. C, Tíbério foi designado Consul e nesse mesmo ano nasce seu filho Júlio César Druso.

Exílio

Em 12 a. C. após a morte de Marco Agripa, Tibério separa-se de Vipsânia, por ordem do imperador Augusto, e casa-se com Júlia, filha de Augusto e viúva de Agripa, em seu terceiro casamento.

Seis anos depois, Tibério foi designado tribuno, mas diante da vida libertina de sua mulher, e temeroso em denunciá-la a seu pai, Tibério decidiu deixar Júlia em Roma e se exilar em Rodes.

Enquanto Tibério esteve em Rodes, os filhos de Júlia e netos de Augusto estavam sendo preparados para sucedê-lo.

No entanto, a morte de Caio César e Lúcio César, candidatos à sucessão ao trono, obrigou Augusto a reconhecer Tibério como seu único sucessor. Para dar continuidade à dinastia Júlio-Claudiana.

Após seu regresso a Roma, Tibério obteve novas vitórias na Germânia e, ao ser adotado por Augusto no ano 4 da era cristã, tornou-se um de seus principais colaboradores e o segundo homem no poder em Roma.

Imperador Romano

Com a morte de Augusto, no ano 14, sem deixar filhos, Tibério foi aprovado pelo Senado, sem escolhas, recebendo o nome de "Tibério Júlio César Augusto" e começou a executar os planos deixados por seu antecessor.

Em seus primeiros anos de governo, Tibério regularizou a economia com medidas severas, reduzindo os gastos públicos e uma administração eficiente.

Assegurou as fronteiras por meio de uma política conservadora que prescindiu das invasões, consolidou as instituições e reduziu o poder do Senado.

Abalado pela morte de seu filho Druso, no ano 23, fez com que Tibério delegasse poderes a seus conselheiros, sobretudo a Lúcio Sejano, o prefeito da Guarda Pretoriana, elevando a corrução e a prática de delação.

Tibério exilou a comunidade judaica e determinou o fim dos duelos de gladiadores.

Reclusão em Capri e Morte

O governo de Tibério foi prejudicado pelo aumento da corrução e pelo grande número de julgamentos por traição.

No ano 27, temendo ser assassinado, Tibério retirou-se para a ilha de Capri, de onde governava por intermédio de Sejano.

Tibério
Ruínas da Villa Jovis, residência de Tibério na ilha de Capri, Itália

"Calígula", filho de Agripina e de Germânico César, membro da dinastia Júlio-Claudiana, foi adotado como filho e sucessor de Tibério.

Pelo resto da vida, o imperador Tibério submeteu Roma a um regime de terror, mas é certo que deixou um império solidamente estabelecido.

Tibério faleceu em Miseno, Itália, no dia 16 de março de 37, durante uma das raras viagens ao continente.

Curiosidade

A atividade pública de Jesus Cristo, segundo o Evangelho de Lucas, iniciou-se o décimo quinto ano do reinado de Tibério, o que corresponde ao ano 28, quando Jesus teria 32 anos. Ainda nesse período, Jesus foi crucificado.

Veja também as biografias de:
  • Nero (37 – 68) foi imperador romano entre os anos de 54 e 68 da era cristã. F...
  • Adriano (Imperador romano) (76-138) foi o terceiro imperador romano, da Dinas...
  • Constantino (272-337) foi o primeiro imperador cristão de Roma. Iniciou a con...
  • Calígula (12-41) foi um imperador romano que governou entre os anos 37 e 41 d...
  • Diocleciano (244-311) foi um imperador romano, governou entre 284 e 305. Real...
  • Augusto (Otávio ) (63 a. C-14) foi o primeiro imperador romano. Govern...
  • Cláudio (10 a. C.-54) foi imperador romano entre os anos de 41 a 54 da era cr...
  • Marco Aurélio (Imperador romano) (121-180) foi imperador romano entre os anos...
  • Vespasiano (9-79) foi imperador romano nos anos 69 e 79 da era cristã. Foi o...
  • Carlos V (1500-1558) foi Imperador do Sacro Império Romano Germânico. No sécu...

Última atualização: 14/10/2019

Dilva Frazão
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela UFPE e é professora do ensino fundamental. Desde 2008 trabalha na redação e revisão de conteúdos educativos para a web.