Ticiano

Pintor italiano
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Ticiano

Ticiano (1488-1576) foi um pintor italiano, considerado um dos principais representantes da Escola Veneziana do Renascimento.

Ticiano antecipou, em sua vasta e variada obra, muitos traços não apenas da estética barroca, mas de toda a pintura moderna.

Ticiano (Tiziano Vecellio) nasceu na cidade de Pieve di Cadore, na Itália, por volta de 1488. Em 1497, com nove anos, foi enviado para Veneza para a casa de um tio para estudar pintura na oficina de Sebastiano Zuccato, mestre em mosaico.

Três anos depois, Ticiano foi trabalhar com Gentile Bellini um dos primeiros mestres da escola veneziana. Pouco tempo depois, atraído pela pintura do mestre, passou a trabalhar com ele e sofreu grande influência em seu estilo.

Em 1507, Ticiano foi convidado por Giorgione para pintar afrescos na fachada do Fondaco dei Tedeschi, entreposto comercial alemão localizado às margens do canal Grande, em Veneza. A obra Judith ali pintada por Ticiano logo chamou a atenção pela semelhança com o estilo do mestre.

Judith (1507)
Judith (1507)

Após a morte prematura de Giorgione, em 1510, Ticiano foi encarregado de terminar várias obras inacabadas do mestre, entre elas: “Vênus Adormecida” e o “Concerto Campestre”. A partir de então, Ticiano passou a trabalhar sozinho.

Ainda em 1510, recebeu sua primeira grande encomenda para decorar a Scuola Del Santo, em Pádua, onde realizou afrescos com cenas da vida de Santo Antônio.  

Em 1513, abriu seu ateliê. No início, escandaliza por sua predileção em pintar cenas bíblicas com nus em paisagens venezianas. Em 1515 pintou Amor Sacro e Amor Profano, que ainda revela características do estilo de Giorgione:

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Amor Sacro e Amor Profano (1515)

A obra apresenta um enigma: uma mesma mulher aparece duas vezes no quadro, uma vestida e outra quase despida. Ao centro, um cupido brinca em um tanque de água. A tela deixa uma inconfundível sensação de mistério.

Em 1516, Ticiano foi contratado para pintar o altar da Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari, uma das maiores igrejas de Veneza. Outro quadro de Ticiano é a monumental Assunção da Virgem (1518), obra que marcou a libertação definitiva da influência de Giorgione.

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Assunção da Virgem (1518)

Por volta de 1518, já dono de um estilo próprio, tornou-se conhecido não apenas em Veneza como nas cortes vizinhas e em outros países.

Em 1518, Ticiano foi convidado pelo Duque de Ferrara, Alfonso I de Este, para pintar figuras mitológicas, para seu palácio de Ferrara, entre elas, Adoração a Vênus (1519), O Bacanal (1520-1523), festa em adoração a Baco e Ariana (1523) - quadros religiosos caracterizados pela intensa dramaticidade e tendência do contraste de luz e sombra. 

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O Bacanal (1523)

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Baco e Ariana (1522-1523)

Em 1919, Ticiano inicia a obra Madonna de Pesaro (1519-1526), para a Igreja de Santa Maria dei Fiori, Veneza. Nesse quadro, ele pinta duas colunas gregas ao fundo, um elemento constante na maioria de suas obras:

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Madona de Pesaro (1526)

Ticiano foi um pintor inovador com o uso da tinta a óleo e iniciou uma revolução no mundo das cores. Ticiano foi um dos retratistas mais procurados por pessoas poderosas de sua época, trabalho que o levou a várias cidades.

Em 1530, Ticiano assistiu à coroação, em Bolonha, do imperador Carlos V, que se converteu em seu principal patrono. Em 1533 foi nomeado pintor da corte e recebeu um título de Conde Palatino e Cavaleiro da Espora Dourada.

Nessa época, pintou uma série de obras, entre elas, Carlos V Com o Cão (1533) e Retrato Equestre de Carlos V (1548):

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Carlos V com o Cão (1533)

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Retrato Equestre de Carlos V (1548)

Em 1551, Ticiano fixou-se em Veneza. Entre 1554 e 1562, esteve a serviço de Filipe II, rei da Espanha, para quem fez retratos e uma série de quadros de tema mitológico, entre eles: Vênus e Adônis (1554), Diana e Calisto (1559) e O Rapto de Europa (1562).

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Vênus e Adônis (1554)

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Diana e Calisto (1559)

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O Rapto de Europa (1562)

Últimos anos e morte

Pouco antes de morrer, Ticiano fez um Autorretrato (1572), onde destacou o claro e escuro, uma característica da obra de Rembrandt.

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Autorretrato (1567)

Seu último trabalho foi a tela “Deposição” ou “Pietá” (1576), que foi concluída por Palma, o Jovem, após a morte de Ticiano durante a peste que assolou Veneza.

Ticiano faleceu em Veneza, Itália, no dia 27 de agosto de 1576.

Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.
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