Botticelli

Pintor italiano

Biografia e Vida

Botticelli (1445-1510) foi um pintor italiano. Considerado um dos maiores pintores do renascimento artístico na Itália. Entre suas obras estão: “O Nascimento de Vênus”, "A Tentação de Cristo" e “A Adoração dos Magos".

Alessandro di Mariano di Vanni Filpepe (1445-1510) nasceu em Florença, na Itália, no dia 1 de março de 1445. Filho do curtidor de peles Mariano di Vanni e de Monna Smeralda. Recebeu do irmão o apelido de Botticelli. Nessa época a instrução dada aos filhos de artesões era o suficiente para ler e fazer contas e logo se pensava na escolha de uma carreira ou de uma profissão.

Botticelli já mostrava uma inclinação para a pintura e diante de sua obstinação, com 17 anos, foi apresentado, pelo pai, ao artista Filippino Lippi, um dos mais requintados mestres de Florença na época, para com ele iniciar-se na arte da pintura. Logo o jovem se distingue.

Em 1470, recebe sua primeira encomenda, decorar a sede do Tribunal da Mercatanzia. Em 1472 inscreve-se na confraria São Lucas de pintores. Em 1474 pinta “A Adoração dos Reis Magos”, onde reproduz fisionomias de vários membros da família dos Medicis, entre eles Juliano, irmão de Lourenço, senhor e governador de Florença. Em 1478 pinta a "Alegoria da Primavera" para a Villa di Castello, residência de verão dos Medicis.

Em setembro de 1481, viaja para Roma a convite do Papa Sisto IV para pintar, junto com Ghirlandaio, Cosimo Rosselli e Perugino, a Capela Sistina, com os trabalhos “A Provocações de Moisés”, “A Tentação de Cristo”, “O Castigo dos Rebeldes”. Importantes foram também “São Sebastião” (1473) e um afresco sobre "Santo Agostinho" (1494).

Botticelli era protegido da família Médici, nobres que incentivaram diversos artistas no renascimento italiano. Quando os Médici foram expulsos de Florença, passou a pintar com maior intensidade, obras de cunho devocional: "A Crucificação Mística" (1498) e “A Natividade Mística” (1501), obras que representavam a intensa devoção religiosa de Botticelli.

Botticelli faleceu em Florença, Itália, no dia 17 de maio de 1510. Foi sepultado na Igreja de Todos os Santos, em Florença.

Resumo da biografia de Botticelli

Quem foi: Pintor italiano
Data do Nascimento: 01/03/1445
Data da Morte: 17/05/1510 (aos 65 anos)
Última atualização: 02/06/2016

Biografias Relacionadas
« Borba Gato« Borges de Medeiros«Botticelli»Brie Larson »Bruce Lee »