Caravaggio

Pintor italiano

Biografia de Caravaggio

Caravaggio (1571-1610) foi um pintor italiano, o mais revolucionário artista do Barroco, reconhecido pela grande expressividade de suas obras e pelo espetacular contraste entre luz e sombra.

Michelangelo Merisi, o Caravaggio nasceu na pequena vila lombarda de Caravaggio, (que mais tarde incorporou ao seu nome), na Itália, no dia 28 de setembro de 1571. Filho de Fermo Merisi, um mestre de obras, com onze anos ficou órfão de pai. Com 13 anos foi para Milão, onde trabalhou como aprendiz do pintor Simone Peterzano, discípulo maneirista de Ticiano.

Em 1592, Caravaggio foi para Roma, onde trabalhou no ateliê de Giuseppe Cesari e logo se destacou não só por sua originalidade, mas também por sua vida irregular em que se sucediam brigas e episódios que revelavam seu caráter tempestuoso.

Nas primeiras pinturas de Caravaggio, em que o artista combina a figura humana com as tavernas e com a natureza morta, já é evidente o emprego estético do jogo de luzes e sombras criando volume e profundidade. É dessa época: "O Rapaz com Cesto de Frutas" e “Os Jogadores de Cartas”

Caravaggio
Rapaz Com Cesto de Frutas (1593)
Caravaggio
Os Jogadores de Cartas (1594)

Uma das obras-primas de Caravaggio é a “Medusa”, uma pintura a óleo sobre tela montada sobre madeira, que retrata o rosto da Medusa, personagem da mitologia grega, com serpentes na cabeça. Supõe-se que o modelo foi o próprio Caravaggio, que teria pintado sua careta refletida em um espelho.

Caravaggio
Medusa (1597)

Barroco Italiano

A pintura barroca desenvolve-se rapidamente na Itália e o maior representante do estilo foi Caravaggio, o mestre do realismo e do contraste de luz e sombra que explorava uma dramaticidade profunda. O pintor reunia na cena principal, em primeiro plano, personagens sob um foco de luz que os destacavam de um fundo muito escuro - estilo que ganhou o nome de “tenebrismo”, a fim de dar efeitos escultóricos do modelado.

Sob temáticas religiosas e dominadas por uma intensa ação dramática, Caravggio realizou diversas obras-primas do Barroco, encomendadas pelas igrejas, entre elas: “Vocação de São Mateus”, “O Martírio de São Mateus” e “São Mateus e o Anjo”, para os retábulos da igreja de San Luigi de Francesi, em Roma, e “A Crucificação de São Pedro” e a “Conversão de São Paulo” (cegado pela luz de Cristo, o santo cai no chão), para a igreja de Santa Maria del Popolo, em Roma.

Caravaggio
Vocação de São Mateus (1600)
caravaggio
Martírio de São Mateus (1600)
caravaggio
Crucificação de São Pedro (1600)
caravaggio
Conversão de São Paulo (1601)

Caravaggio desfrutou a fama, mas alguns trabalhos eram considerados indecorosos pela Igreja Católica. Feita sob uma encomenda, a obra “A Morte da Virgem” foi recusada por contrariar o dogma da ascensão de Maria, que foi retratada com um vestido vermelho e parte das pernas de fora.

caravaggio
A Morte da Virgem (1606)

Sempre envolvido em intrigas, em 1606, Caravaggio matou um adversário durante um jogo e se viu obrigado a fugir de Roma e nos anos seguintes percorrer várias cidades até chegar à ilha de Malta, onde pintou a “Decapitação de São João Batista”, na catedral de La Valleta.

caravaggio
Decapitação de São João Batista (1608)

Caravaggio foi ferido e faleceu em um atentado na praia de Porto Ercole, na Toscana, Itália, no dia 18 de julho de 1610, depois de ter se envolvido em uma briga.

Curiosidades:

  • Frequentador do submundo de Roma, Caravaggio buscava modelos entre músicos, vendedores de rua, ciganas e prostitutas.
  • O artista espantou os fieis ao representar São Tomé enfiando o dedo de legista em uma ferida de Jesus ressuscitado, na tela “São Tomé, o Incrédulo” (1599).
  • No dia 18 de julho de 2010, nas comemorações de 400 anos da morte de Caravaggio, além de uma exposição colossal em Roma, um evento bizarro em Porto Ercole, exibia a ossada do artista, identificada entre 200 esqueletos enterrados na igreja local.
Veja também as biografias de:
  • Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um pintor italiano. "Mona Lisa" foi uma das...
  • Rafael Sanzio (1483-1520) foi um pintor italiano, uma das grandes expressões...
  • Sandro Botticelli (1445-1510) foi um pintor italiano, considerado um dos maio...
  • Ticiano (1489-1576) foi um pintor italiano, considerado um dos principais rep...
  • Giorgio Morandi (1890-1964) foi um dos maiores pintores italianos do século X...
  • Amedeo Modigliani (1884-1920) foi um pintor e escultor italiano, conhecido co...
  • Michelangelo (1475-1564)foi um pintor, escultor e arquiteto italiano. É consi...
  • Giotto (1266-1337) foi um pintor e arquiteto italiano, autor do desenho do "C...
  • Fra Angelico (1395-1455) foi um pintor religioso italiano do fim do período G...
  • Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo i...

Última atualização: 18/10/2018